Quem foi a primeira assistente social do mundo?

Perguntado por: Erica Martins de Assunção  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.

Quem criou o Serviço Social no mundo?

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.

Quando surgiu o Serviço Social no mundo?

No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.

Como era visto o assistente social antigamente?

O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. ... A Igreja passou então a oferecer formação específica para moças de famílias tradicionais com intuito de exercer ações sociais. Criou-se então o Curso Intensivo de Formação Social para Moças.

Quem foi iamamoto para o Serviço Social?

CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Grande notícia para o Serviço Social brasileiro: a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marilda Iamamoto, foi agraciada com o prêmio Katherine Kendall, concedido pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets).

A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL - #RESUMIDA

42 questões relacionadas encontradas

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?

IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

O que diz iamamoto?

Iamamoto aponta possibilidades: retomar a dimensão política e educativa do Serviço Social, uma profissão cuja prática crítica é também inspirada na educação de base; valorizar o trabalho cotidiano de profissionais, que lidam com uma imensa população usuária desprovida de qualquer direito.

Como era o trabalho do assistente social antigamente?

Para a Igreja “interessava que as assistentes sociais entrassem nos meios operários, prestassem assistência, difundissem a Doutrina Social da Igreja, em colaboração com os movimentos da Acção Católica, inserindo-se na estratégia mais ampla de recristianização da sociedade” (Martins; s/d.:47 e 48).

Como era o Serviço Social na década de 50?

Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.

Qual a função do Serviço Social em seus primórdios?

O Serviço Social é uma profissão que tem em seu nascedouro forte presença religiosa, visto ter, em seus primórdios, a componente caridade, ajuda aos necessitados, que caminha para uma ação social da Igreja mais organizada, até o surgimento da profissão.

O que marcou a década de 1960 a 1980 para o Serviço Social?

A renovação do Serviço Social brasileiro teve sua origem em meados da década de 1960 e apresentou três tendências: a) a modernizadora, alicerçada nos documentos de Araxá e Teresópolis, em que o Serviço Social é concebido como instrumento de intervenção a ser operacionalizado nos marcos de manutenção do capitalismo; b) ...

Como se deu o surgimento do Serviço Social na Europa?

Surgimento do Serviço Social

As Escolas de Serviço Social européias não datam todas na mesma época. Surgem no século XIX, sendo a da Inglaterra (1886) a mais antiga, seguida depois pela da Alemanha (1899).

Como se deu o surgimento da questão social?

Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

Em que ano foi fundada a primeira escola de Serviço Social?

“Em 1936 surgia a primeira Escola de Serviço Social no Brasil, uma iniciativa vinculada à Igreja Católica cuja intenção era 'reduzir' as expressões da questão social e disciplinar a força de trabalho”, conta Maurílio. De lá para cá, a profissão passou por diversas transformações.

O que aconteceu em 1960 no Serviço Social?

Na década de 1960, acontece a expansão da profissão do assistente social. Essa época é a renovação do serviço social, época também em que grandes mudanças ocorreram na vida social, econômica, política e cultural brasileira.

Quais as fases históricas do Serviço Social?

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e téc- nica do trabalho, que emerge e se gesta entre os anos de 1930 e 1940, no contexto de aprofundamento do capitalismo monopolista brasileiro e do re- conhecimento da questão social. ... usadas, ao longo dos anos, para a institucio- nalização da profissão.

Como foi a trajetória do Serviço Social no Brasil?

A trajetória do serviço social no Brasil começa com na industrialização, nas décadas de 20 e 30. ... Em 1993 o Código de Ética Profissional, dos assistentes sociais apresenta os deveres e direitos dos assistentes sociais de uma forma humanista, baseando-se na reforma ética, que houve na década de 60.

Como eram os primeiros assistentes sociais no Brasil influenciados pela Igreja Católica?

A formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros foi fortemente influenciada pela Igreja Católica, cuja doutrina social compreendia a questão social como questão moral, objeto de um tratamento psicologizante e moralizador. Nessa perspectiva, a questão social é vista como: Resposta Selecionada: a.

Quais eram as características do Serviço Social conservador?

Segundo Iamamoto (2002

Renovação e conservadorismo no Serviço Social., São Paulo: Cortez 2002.), a atuação profissional neste período caracteriza-se como de cunho doutrinário e moralizador ao ter como objetivo a reeducação da classe operária, enquadrando-a as necessidades de expansão do processo de produção.

Quais as mudanças ocorridas no Serviço Social brasileiro?

Uma das grandes mudanças se refere ao avanço da tecnologia e da inserção desta no processo industrial produtivo. Diminuiu o número de operários nas fábricas, e aumentou o número de processos automatizados baseados em princípios da robótica e computação.

O que é um estudo social no Serviço Social?

O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, ...

Quais são as Instrumentalidade do Serviço Social?

São instrumentos diretos:
  1. Estudo Social. Instrumento específico do assistente social que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional nos aspectos socioeconômicos. ...
  2. Parecer Social. ...
  3. Relatório Social. ...
  4. Perícia Social.

O que é o Processo de trabalho do assistente social?

Com base nas competências teórico-metodológica, técnica-operativa e ética-política, o processo de trabalho do serviço social visa construir e articular coletivamente estratégias de emancipação da classe trabalhadora.

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social os meios e instrumentos de trabalho e o produto de trabalho do assistente social?

Objeto - é a questão social propriamente dita. Atualmente o papel do assistente social é político, é de articulador e mobilizador das capacidades dos sujeitos. Meio - são os instrumentos utilizados, sejam humanos, materiais, financeiros, capital intelectual, e outros.

Qual o objeto de reflexão do assistente social?

O assistente social atua no campo das necessidades sociais, que se transformaram, ao longo da história, em dimensões da questão social, tais como se manifestaram na sociedade capitalista, como expressões das desigualdades econômicas, políticas, culturais e sociais.

Artigo anterior
O que é um período simples?
Artigo seguinte
Como resolver o problema da barra de pesquisa no Windows 7?