O que significa congruência para Rogers?

Perguntado por: Catarina Luciana Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência.

O que significa atitude de congruência?

1) A atitude de congruência significa que o profissional tem que ser, no encontro com o cliente, o mais próximo possível do que ele é em todas as suas relações. 2) Consideração positiva incondicional: o psicólogo deve vivenciar atitudes positivas de aceitação para com o cliente, sem julgamentos ou reservas.

O que é condição de valor para Rogers?

Para Rogers, existem algumas barreiras que impedem a saúde psicológica: Condições de valor – ao invés de receber consideração positiva incondicional, a pessoa recebe condições de valor – o outro só nos ama se atendemos a suas expectativas.

Qual é a abordagem de Carl Rogers?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) foi desenvolvida por Carl Rogers na década de 1940. Foi considerado, na época, um ato revolucionário, uma vez que o proposto por Rogers se distanciava do modelo tradicional de terapia praticado na época.

Qual o nome do modelo psicoterapêutico proposto por Carl Rogers?

A abordagem de Carl Rogers coloca a pessoa como o ponto central de sua própria história. O paciente tem liberdade para fazer as suas próprias reflexões e chegar a conclusões únicas.

Rogers sobre a importância da congruência

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?

São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.

O que é condição de valor?

Condições de valor, portanto, são as condições (provenientes das avaliações das outras pessoas) às quais nos submetemos para obter amor, aceitação e/ou aprovação, mesmo que isso signifique abrir mão do que realmente desejamos ou pensamos.

Quais são as 3 atitudes positivas do facilitador Segundo Rogers?

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia.

O que é consideração positiva incondicional para Rogers?

Enquanto a congruência é o retorno para si, a concentração em si, a Consideração Positiva Incondicional implica em distanciamento de si, em concentração no cliente. Então, a atenção que se dá a si mesmo é contrariada, negada dinamicamente pela atenção que se dá ao outro.

O que é ser uma pessoa congruente?

Congruente é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que coincide ou é correspondente a algo em características, propriedades, atribuições, etc. Ele se refere a uma característica que expressa semelhança entre dois determinados assuntos ou que seja coerente, apropriado e pertinente.

Como desenvolver Congruencia?

Se você quer mudar, comece identificando todas as suas desculpas usadas para não fazer algo. Identifique como elas atrapalham a sua vida e comece a transformá-las em algo positivo. É preciso acreditar e se conectar com o que você realmente quer para a sua vida!

O que é ser congruente com você mesmo?

Ser congruente implica num pacto de honestidade consigo mesmo. A busca dessa harmonia interna estimula o equilíbrio entre o que se sente, pensa e faz, e que tudo isso tem o potencial de tornar nossos relacionamentos mais verdadeiros e autênticos.

O que é aceitação incondicional?

Aceitar incondicionalmente significa acolher as manifestações do ser da forma como se apresentam em determinado momento (irado, ressentido, magoado, alegre, decepcionado, confuso, corajoso, medroso, infeliz, depressivo, etc).

O que significa o construto clínico de aceitação incondicional positiva para a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers?

A aceitação positiva incondicional consiste em aceitar a essência da pessoa da maneira que ela é. Ou seja, é a aceitação da personalidade do indivíduo em sua forma completa, sem expressar qualquer juízo de valor ou críticas.

Qual a importância da consideração positiva no desenvolvimento dos primeiros anos de vida?

É uma necessidade universal em todo ser humano. Segundo Rafael (2002), a consideração positiva desenvolve-se na primeira infância; através do amor e dos cuidados recebidos pelo bebê, a criança descobre que os afetos são fonte de satisfação e, assim, ela aprende a sentir uma necessidade de afeição.

Quais os 3 pressupostos da teoria de Carl Rogers?

Para que o terapeuta ou o professor seja capaz de exercer tal papel, três qualidades são requeridas: congruência - ser autêntico com o cliente/aluno; empatia - compreender seus sentimentos; e respeito - "consideração positiva incondicional", no jargão rogeriano.

Quais são as três condições facilitadoras para o processo psicoterapêutico humanista Segundo Carl Rogers?

É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.

Quais são as três condições facilitadoras para o processo psicoterapêutico humanista Segundo Carl Rogers explique cada uma delas?

Há três condições básicas e simultâneas defendidas por Rogers como facilitadoras, no relacionamento entre psicoterapeuta a pessoa, para que ocorra a atualização desse núcleo essencialmente positivo existente em cada um de nós. São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência.

O que é condições de valor e quais as implicações disso para o surgimento da incongruência?

Comportamentos ou atitudes que negam algum aspecto do Self são denominados na teoria rogeriana como “condições de valor” e são obstáculos básicos à precisão de percepção e à tomada de consciência realista, constituindo um impedimento para o indivíduo viver plenamente no presente e estar aberto às experiências da vida.

O que é ACP e por quem foi proposta?

A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano.

O que Carl Rogers fala sobre ansiedade?

Seguindo a linha do pensamento de Rogers, a angústia, como característica doestado de incongruência, está associada à sensação de lidar com a mudança mediante conteúdos de origem pessoal; isso equivale a dizer que a angústia vai no sentido de uma maior consciência de si.

Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?

Entre os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa estão a crença de que todo ser humano pode se desenvolver e se atualizar de maneira autônoma, se melhorando e superando obstáculos. O papel do psicoterapeuta é apenas permitir que a pessoa siga seu desenvolvimento, em seu ritmo.

Qual é a característica da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.

Quais as características da abordagem centrada na pessoa em relação à aprendizagem?

De acordo com esta abordagem, o aluno passa assim a ter uma participação ativa e interventiva na escola. O que não significa que o professor abdique da sua responsabilidade, mas sim que permite ao aluno ter um papel ativo no seu processo de aprendizagem, na qual é co-responsável.

Porque aceitar a outra pessoa tem que ser de forma incondicional?

Isso porque a autoaceitação permite ao indivíduo enxergar a si mesmo de outra perspectiva, reconhecendo até que ponto sua história o moldou, quais os condicionamentos estão presentes e sua bagagem genética. Tomar decisões da forma correta está diretamente relacionada com nossa auto aceitação.

Artigo anterior
O que é topo de bolo personalizado?
Artigo seguinte
Qual planeta depois de Plutão?