Quem faz transplante de medula óssea pode ter filhos?

Perguntado por: Lorena Silva de Almeida  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (41 avaliações)

Pacientes transplantados hoje em dia podem ter filhos, porém há diversas recomendações e precauções necessárias que devem ser vistas com o seu médico para a realização desse processo.

Quem recebe transplante de medula pode ter filhos?

As mulheres podem engravidar dentro de poucos meses após otransplante. Embora a gravidez cedo possa ser bem sucedida é aconselhável as mulheres esperem ao menos um ano depois do transplante para engravidar. Alguns centros preferem que os pacientes esperem por dois anos.

Quem faz transplante de medula fica estéril?

Entre as muitas complicações tardias pós-transplante estão a DECH crônica (doença enxerto contra hospedeiro), as desordens neuroendócrinas, como hipotireoidismo, puberdade atrasada e falência gonadal, além de esterilidade (SEBER e MENDES 2008).

Quem faz transplante de medula fica curado?

Após os 100 dias de transplante, o índice de infecção sofre um declínio, pois em geral, a medula óssea já está em pleno funcionamento recuperando o número e a função dos neutrófilos, os linfócitos já esboçam certa funcionalidade, o paciente já cicatrizou as lesões da mucosa ( mucosite), não está vindo mais diariamente ...

O que pode acontecer depois de um transplante de medula?

Após o transplante, a nova medula óssea produz os linfócitos, que reconhecem o organismo do paciente como estranho, o que acarreta uma resposta imune que acaba destruindo e agredindo as células de alguns tecidos e órgãos do paciente.

Um Paciente Transplantado Pode ter Filhos? | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

42 questões relacionadas encontradas

Qual a chance de um transplante de medula óssea dar certo?

Apesar disso, a taxa de sobrevida no Pequeno Príncipe é entre 80% e 90% dos casos, dependendo da doença e do transplante”, pontua a médica. O procedimento envolve várias etapas, entre elas a passagem de um cateter, que fica cem dias com o paciente e é por onde as células tronco saudáveis são transplantadas.

Como é a vida do paciente após o transplante?

Após o transplante, apesar das recomendações e exi- gências médicas, o transplantado pode levar uma vida normal. A cada mês que passa, diminuem as restrições e os cuidados são menores, possibilitando um conví- vio social pleno e saudável.

Quanto tempo dura uma cirurgia de transplante de medula?

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. O procedimento é rápido, como uma transfusão de sangue, e dura em média duas horas.

Quais são os riscos do transplante de medula?

Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperação da medula, as novas células crescem com uma nova 'memória' e, por serem células da defesa do organismo, podem reconhecer alguns órgãos do indivíduo como estranhos.

Quando a leucemia volta depois do transplante?

A recidiva de LMA após transplante é associada à alta taxa de mortalidade, principalmente quando a recidiva ocorre pouco depois do transplante. Nestes casos, estima-se que 9% dos pacientes que apresentaram recidiva antes de D100 após o TCTH tenham sobrevida global de 2 anos.

Como saber que a medula óssea transplantada foi eficiente?

Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.

Quem faz transplante de medula precisa fazer quimioterapia?

O condicionamento

Nesta fase o paciente recebe quimioterapia e/ou radioterapia para promover a destruição das células doentes e abrir espaço no medula óssea para receber as novas células.

O que causa câncer na medula óssea?

O histórico familiar, tabagismo, a Síndrome de Down e as síndromes mielodisplásicas são os principais fatores de risco. Não há rastreio para o câncer de medula óssea, mas é recomendado que o diagnóstico seja feito de maneira precoce, assim que identificar os sintomas e achados laboratoriais.

Quem toma imunossupressor pode ter filhos?

Normalmente é preciso fazer alguns ajustes de imunossupressão, pois existem alguns imunossupressores que podem levar à má formação no feto. Então é possível sim.

Em que parte do corpo fica a medula óssea?

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.

Qual câncer precisa de transplante de medula?

Seu transplante é um tipo de tratamento para algumas enfermidades que afetam as células sanguíneas, como as leucemias e os linfomas.

Qual tipo de leucemia precisa de transplante de medula?

Nos casos de leucemia linfoide aguda, realiza-se o transplante de medula óssea alogênico, onde a medula óssea do paciente (receptor) é substituída por uma medula óssea saudável de outro indivíduo (doador). Para isso é necessário que o doador e o receptor sejam biologicamente compatíveis.

Quando o transplante de medula pega?

Quando a medula óssea começa a funcionar novamente se diz que houve a “pega”. Isso geralmente ocorre entre duas e quatro semanas após o transplante. Ainda assim, o acompanhamento médico continua, já que podem surgir complicações mesmo após um ano do procedimento.

Quanto tempo demora para sair o resultado de compatibilidade de medula?

Outra vantagem do Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical é a facilidade e rapidez em se obter o material. Leva-se em torno de 30 dias para a identificação de um cordão compatível e a obtenção do material, enquanto no caso dos transplantes de medula óssea, leva-se cerca de seis meses.

Como é feito o teste de compatibilidade de medula óssea?

O exame de HLA é feito por laboratórios especializados em uma amostra de sangue simples, como as que são coletadas para fazer um hemograma. O HLA está no nosso código genético e leva à produção de proteínas que ficam em todas as células do corpo.

Como é a quimioterapia para transplante de medula?

O paciente será submetido a um regime de quimioterapia em altas doses com o intuito de destruir a sua própria medula óssea, reduzindo a imunidade para que seja evitada a rejeição.

Quanto tempo fica no hospital depois do transplante?

O PÓS-TRANSPLANTE

O tempo médio de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de três a dez dias, dependendo da evolução do quadro clínico do paciente.

Quanto tempo uma pessoa transplantada fica no hospital?

“Em média, pacientes em estado de prioridade que tenham sido submetidos a cirurgia com sucesso e não tenham complicações importantes no pós-operatório ficam sete dias em Unidade de Terapia Intensiva [UTI] e 30 dias no quarto do hospital antes da alta para casa.”

Quais são os sintomas de rejeição de um transplante?

A rejeição aguda ocorre logo após o transplante e causa sintomas que podem incluir febre, calafrios, náusea, fadiga e mudanças bruscas na pressão arterial. A rejeição crônica geralmente ocorre mais tarde e pode causar danos contínuos de baixo nível ao órgão doado.

Tem cura o câncer na medula?

Doença considerada crônica, o câncer de medula óssea não tem cura, mas o paciente pode alcançar uma remissão. O termo significa que a doença está controlada, sendo necessário o acompanhamento regular.

Artigo anterior
Qual a média do Ifes?
Artigo seguinte
Como hidratar couro com óleo de coco?