Quem faz testamento tem que fazer inventário?

Perguntado por: Simão Brito  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)

Primeiramente é importante destacar que, caso o falecido tenha deixado testamento, independente da sua forma, será necessária uma ação judicial chamada de “abertura, registro e cumprimento de testamento”, após a expressa autorização expedida pelo juízo sucessório competente, os herdeiros precisam ainda fazer o ...

Como funciona o inventário quando tem testamento?

E como funciona o processo de inventário? Quando o testador vier a falecer, faz-se necessária uma ação judicial chamada de “abertura, registro e cumprimento de testamento”. Isto feito, após a análise do juiz, o processo irá permitir a abertura dos autos de inventário.

Quem faz testamento não precisa fazer inventário?

Existência de testamento não impede inventário extrajudicial se os herdeiros são capazes e concordes.

O que é melhor fazer inventário ou testamento?

O testamento oferece algumas vantagens, como a possibilidade de revisão a qualquer momento, transmissão dos bens conforme a vontade do testador e a opção de beneficiar alguém que a lei não julga como herdeiro. A desvantagem é que não dispensa a realização do inventário.

Quando não há necessidade de inventário?

Só não é preciso fazer inventário quando a pessoa falece e não deixa nenhum bem ou direito e também nenhuma dívida. Outra situação em que o processo não é necessário é quando o falecido deixa somente dinheiro como herança. Neste caso, um alvará judicial basta para a transmissão dos valores aos herdeiros.

TESTAMENTO: precisa fazer INVENTÁRIO?

28 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não fizer inventário de um falecido?

De forma geral, na ausência do inventário, todos os herdeiros não podem vender, doar, alugar, transferir ou formalizar qualquer tipo negócio que envolva os bens da pessoa falecida.

É possível evitar o inventário?

As alternativas mais conhecidas são: a doação de bens em vida, o testamento e a holding familiar.

Qual a vantagem de se fazer um testamento em vida?

O testamento evita conflitos entre familiares e herdeiros e pode ajudar a preservar o patrimônio ao longo das gerações. A partida de um ente querido é sempre sofrida, mas o luto ganha camadas ainda mais profundas quando vem acompanhado de brigas familiares na partilha de bens.

O que sai mais barato inventário ou testamento?

Outra maneira de transmitir a sua herança é via testamento, que é considerada uma das opções mais caras atualmente. Isso porque, além do valor para se fazer um testamento, ainda é preciso também arcar com os valores de abertura do inventário.

Quanto tempo demora um inventário com testamento?

É normal um inventário demorar tanto tempo? Não. Na maioria dos casos o inventário é resolvido em menos de 30 dias. O inventário pode demorar principalmente se o advogado não tiver experiência, se houver divergências entre os herdeiros ou quando existem complexidades em relação aos bens ou à documentação.

O que fazer com o testamento após a morte?

Falecido o testador, o testamento será apresentado ao juiz, que o abrirá e o fará registrar, ordenando seja cumprido, se não achar vício externo que o torne eivado de nulidade ou suspeito de falsidade. Art. 1.876. O testamento particular pode ser escrito de próprio punho ou mediante processo mecânico.

Pode fazer testamento antes do inventário?

Existindo testamento, o inventário poderá ser feito na via extrajudicial, porém, antes de dar entrada no inventário o testamento precisa ser registrado judicialmente e os demais requisitos que mencionei acima precisam ser todos cumpridos também.

Qual o custo para fazer um testamento?

Em média, o custo para fazer um testamento em cartório gira entre R$ 300 e R$ 800. No entanto, este valor pode sofrer variações dependendo da região, do cartório escolhido e da complexidade do documento, como inclusão de cláusulas específicas ou situações particulares que demandem maior atenção do tabelião.

O que fazer para não ter que fazer inventário?

A doação dos bens também é uma alternativa para o patriarca fugir do inventário, mas ela pode – e provavelmente – vai desagradar os herdeiros, que vão perder no máximo 50% de sua herança (assim como no testamento, a lei garante que os herdeiros legais tenham reservados ao menos a metade da herança).

Quais bens não podem ser incluídos no testamento?

O que não pode ser incluído no testamento? Legítima é um termo do Direito que significa a metade dos bens da herança (art. 1.846, CC/2002). Assim, essa metade que a lei diz não pode ser incluída no testamento.

Quem não pode herdar por testamento?

- Quem caluniou em juízo o autor da herança ou cometeu crime contra sua honra, ou a de seu cônjuge ou companheiro. - Quem, por violência ou fraude, impediu o autor da herança de dispor livremente de seus bens.

O que é melhor fazer testamento ou doação em vida?

Sendo assim, o testamento bem elaborado elimina conflitos familiares que podem ocorrer na hora da partilha de bens e deve ser encarado como uma forma de resolver em vida questões que surgem quando o óbito acontece. Já a doação de bens, é a transferência de bens para os herdeiros com menor burocracia, ainda em vida.

Quem faz doação precisa fazer inventário?

Em linhas gerais, se a doação foi realizada e não há mais bens remanescentes a serem partilhados após o falecimento, pode não ser necessário abrir um inventário. Entretanto, se, após a doação, ainda existirem bens a serem partilhados entre os herdeiros, será necessário realizar o inventário.

O que é mais seguro doação ou testamento?

O testamento quando realizado de maneira pública, é a forma mais segura, pois fica registrado e é realizado na presença do tabelião, que possui fé pública, além de contar com a presença de duas testemunhas.

Qual é o tipo de testamento mais seguro?

O testamento público é o mais seguro e recomendado, apesar do nome. É escrito e confirmado pelo tabelião junto do testador e duas testemunhas, seja pessoalmente no cartório ou por videoconferência. O testamento particular é feito pela própria pessoa na presença de três testemunhas, porém, sem certificação no cartório.

Quando vale a pena fazer testamento?

Muitas vezes, inclusive, um testamento bem elaborado elimina diversos conflitos familiares que surgem na hora da divisão do patrimônio deixado por aquele que não mais está presente. O testamento deve ser visto como uma forma de resolver em vida pelo menos parte das questões que surgem quando uma pessoa vem a falecer.

Pode deixar toda a herança para um filho só?

NÃO!

Qual documento substitui o inventário?

No caso do alvará judicial em substituição ao inventário, este tem como finalidade ser um procedimento alternativo, mais simples, célere e econômico, facilitando o acesso do herdeiros à herança deixada.

O que pode substituir o inventário?

O alvará é a forma mais rápida e econômica nestes casos.

Quais as consequências de não fazer inventário?

Se não realizado o inventário no prazo, quais são as consequências? O Código Civil determina que, para que não haja confusão patrimonial e com o fim de proteger a herança dos herdeiros, o viúvo ou viúva não poderá contrair novo casamento, exceto se optar pelo regime de separação obrigatória de bens.

Artigo anterior
Qual cheiro espanta escorpião?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para sair Resultado de exame de eletroneuromiografia?