O que é um corte no desenho técnico?

Perguntado por: Luana Yasmin Leal Nascimento Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Corte é a denominação dada à representação de um produto secionada por um ou mais planos virtuais (planos secantes). No corte se representa tudo o que está atrás do plano secante, sendo que as linhas que estavam invisíveis nas vistas ortogonais passam a ficar visíveis.

O que é um corte em um desenho técnico?

Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Na posição em corte, a superfície imaginada cortada é preenchida com hachuras. Elas são linhas estreitas que, além de representarem a superfície imaginada cortada, mostram também os tipos de materiais.

Quais são os tipos de cortes desenho técnico?

No Desenho Técnico existem dois tipos de corte: – o corte longitudinal (corte B-B), e o – corte transversal (corte C-C). Alguns elementos mecânicos não devem ser cortados por planos que os secionem longitudinalmente, de uma maneira geral estes planos são os que mostram a maior área da peça hachurada.

Qual é a diferença entre corte e seção?

Conceitualmente, uma seção é uma superfície resultante da interseção de um plano secante com a peça. Distinguem-se dos cortes por representarem somente a interseção do plano secante com a peça, não englobando aquilo que se encontra além desse plano.

O que é corte em perspectiva?

Na representação de Cortes em Perspectiva é igualmente adoptado o conceito de corte nos termos definidos , pelo Que de modo semelhante se considera a supressão da parte da peça entre o observador e o(s) plano(s) de corte considerado(s).

Desenho Técnico: Cortes e Seções

33 questões relacionadas encontradas

O que é corte parcial desenho técnico?

Existem peças não simétricas que os detalhes internos se concentram numa área específica, não sendo necessário realizar um Corte Total da peça. Nestes casos, é utilizado o Corte Parcial. Consiste em assinalar a representação do posicionamento do plano de corte na vista mais adequada.

Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?

Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.

Qual a diferença entre corte e seção desenho técnico?

A diferença entre uma seção e um corte está no fato de que no corte representa-se o que está em contato com o plano de corte e o que está além deste em vista e, nas seções, somente se representar a parte da peça efetivamente seccionada.

O que é o plano de corte?

Nesse sentido, o plano de corte é uma atividade dentro do processo, que nada mais é do que a ordenação e a organização de peças a serem cortadas. Aqui, o intuito é o de minimizar o desperdício e otimizar o aproveitamento.

O que é meio Corte?

O meio-corte é aplicado em apenas metade da extensão da peça. Somente em peças ou modelos simétricos simétricos simétricos longitudinal e transversalmente, é que podemos imaginar o meio-corte. ... Trata-se, portanto, de um modelo simétrico longitudinal e transversal- mente.

Como nomear os cortes?

O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização. CORTES é feita na direção dos extremos mais significantes Do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização.

Quais os principais elementos representativos de um corte?

Representação de elementos em corte - Desenho arquitetônico
  • As paredes. Nos cortes as paredes aparecem desenhadas de duas formas básicas. ...
  • Fundações e pisos. As fundações serão representadas em função da tipologia a ser adotada na construção. ...
  • Esquadrias. ...
  • Lajes e forros. ...
  • Escadas. ...
  • Cobertura. ...
  • Informações. ...
  • Níveis.

O que significa corte total?

Corte total é aquele que atinge a peça em toda a sua extensão. Veja. Os cortes são imaginados e representados sempre que for necessário mostrar elementos internos da peça ou elementos que não estejam visíveis na posição em que se encontra o observador.

O que é plano de corte MDF?

Esse documento é o plano de corte, que esboça todas as partes do móvel que será construído. Ele, inclusive, detalha os diferentes tipos de materiais que serão utilizados e suas espessuras, considerando as perdas de serra e as características da máquina de operação.

Qual o melhor programa para plano de corte?

TOP 7 : Programas Grátis para gerenciamento de planos de cortes
  1. 1 – Cut Micro. Definitivamente o meu escolhido, simples, funcional e o melhor de tudo, Open Source. ...
  2. 2 – Sketchup Cutlist. Sabe aquela situação onde não é tão simples definir? ...
  3. 3 – CutList Optimizer. ...
  4. 4 – MaxCut. ...
  5. 5 – SketchCut – Fast Cutting. ...
  6. 6 – Optimik.

Como representar linha de corte?

O Plano Secante ou de Corte é representado, na vista, pela Linha de Corte – linha fina de traço misto (traço-ponto) com traço grosso em suas extremidades e nas mudanças de direção, no caso de cortes compostos.

Qual a aplicação da linha de corte em um desenho?

APLICAÇÕES DE CORTES NO DESENHO TÉCNICO

O corte é um recurso usado para facilitar a interpretação de desenhos técnicos, seu objetivo é obter uma projeção onde as partes internas de uma peça, máquina ou instalação possa ser visualizadas de forma mais clara.

Qual a função das plantas de corte?

A sua função principal é complementar as informações da planta baixa, principalmente no que se refere às alturas dos componentes da edificação. ... Essa “fatia” pode ser no eixo transversal, mostrando as laterais do edifício ou longitudinal, da frente para os fundos.

Como é um corte longitudinal?

O corte longitudinal é um processo de fabricação industrial que consiste no cisalhamento (corte) de uma bobina metálica em várias tiras com larguras menores, no mesmo sentido do fluxo de processamento da bobina. Estas tiras serão rebobinadas, formando vários rolos com larguras menores..

Qual a diferença entre estudos longitudinais e transversais?

Diferença entre estudo transversal e longitudinal

Se o método transversal é sobre o que está acontecendo em um dado momento, os estudos longitudinais são sobre períodos longos.

Para que serve um corte longitudinal?

Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.

Para que serve o corte parcial?

Nesses casos, não é necessário imaginar cortes que atravessem toda a extensão da peça. É suficiente representar um corte que atinja apenas os elementos que se deseja destacar. O tipo de corte mais recomendado nessas situações é o corte parcial.

Qual a função do corte parcial em desenho técnico mecânico?

A linha de ruptura mostra o local onde o corte está sendo imaginado, deixando visíveis os elementos internos da peça. A linha de ruptura também é utilizada nas vistas ortográficas. A vista representada em corte é a vista frontal porque, ao imaginar o corte, o observador estava vendo a peça de frente.

Qual a diferença entre o meio corte e o corte parcial?

O meio corte é aplicado principalmente em peças cilíndricas, onde é conveniente cortar a peça apenas em um pedaço para observar tanto a sua parte interna quanto a externa. O corte parcial é usado apenas quando se corta um pedaço da peça em que desejamos fazer uma visualização detalhada.

Artigo anterior
Quais são os testes de ELISA?
Artigo seguinte
Qual o preço de uma cirurgia de retina?