Quem faz PIBIC e pesquisador?

Perguntado por: Fernando Vicente Coelho Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação científica entre os estudantes de graduação nas diferentes áreas do conhecimento.

Quem faz PIBIC pode trabalhar?

No edital consta que o bolsista não pode ter vínculo empregatício, gostaria de saber se Empresa Júnior inclui como agente empregador. O aluno deve dedicar-se SOMENTE às atividades acadêmicas e às atividades da bolsa de pesquisa. Logo, se ele tiver outra atividade que comprometa essas duas, ele não pode ter bolsa PIBIC.

Quem faz iniciação científica?

Os programas de iniciação científica devem ser ofertados pelas universidades com ou sem veiculação de bolsa oferecidas pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa.

Quem faz iniciação científica pode fazer estágio?

Estágio x Iniciação Científica

Poderá ser concedida bolsa a estudante que esteja em estágio não-obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa.

É possível fazer duas iniciações científicas ao mesmo tempo?

24) Posso fazer duas Iniciações Científicas ao mesmo tempo? Não. Mesmo que deseje fazer uma Iniciação com bolsa remunerada e outra Voluntária ou duas em uma mesma condição de remunerada ou Voluntária, não será possível.

O que é o PIBIC? // Minha Experiência

17 questões relacionadas encontradas

É possível fazer iniciação científica em outra faculdade?

Sim. O projeto deve estar relacionado com as pesquisas desenvolvidas pelo orientador, bem como com a área de interesse e/ou linha de pesquisa na Pós Graduação a qual pertence.

Pode ter duas bolsas de pesquisa?

Não é permitida a acumulação de bolsas em qualquer dos Programas de Formação de Profissionais da Educação Básica regulamentados pela Lei no 11.273/2006.

Qual a diferença entre estágio e iniciação científica?

Iniciação científica vale como estágio? A iniciação científica e o estágio supervisionado são bem diferentes. Enquanto na IC o aluno irá realizar pesquisas científicas e pesquisar sobre o assunto estudado, no estágio supervisionado o aluno irá aprender práticas da sua profissão.

Quanto tempo dura a iniciação científica?

O tempo médio esperado para se concluir uma iniciação científica é de um ano com possibilidade de renovação para mais um ano.

Quem tem bolsa CNPq pode trabalhar?

A portaria conjunta da CAPES/CNPq n°1, de 15 de Julho de 2010 permite que os bolsistas exerçam outra atividade remunerada, inclusive o vínculo empregatício. Especialmente quando se trata da docência em qualquer grau.

Quem pode fazer pesquisa científica?

A pesquisa pode ser realizada nos mais diversos níveis acadêmicos. ... É lá que uma pesquisa científica nasce. Contudo, caso você já tenha terminado essa graduação e seja um profissional de mercado, também pode executar esse tipo de trabalho.

O que é preciso para fazer iniciação científica?

Para ter acesso à iniciação científica, o aluno deve estar com a matrícula em dia e passar por um processo seletivo feito pela própria instituição de ensino. Esse processo é supervisionado pelos professores que orientarão o projeto de pesquisa, o qual poderá ou não ser financiado por uma bolsa de auxílio.

Como participar de uma iniciação científica?

Entre os requisitos estão: ser selecionado e indicado pelo orientador para o projeto de pesquisa em questão; apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a três; ter currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

Quanto tempo dura a bolsa Pibic?

A vigência de uma bolsa é de 12 meses iniciando-se no mês de setembro. O programa é apoiado pelo CNPq com a concessão de bolsas. Alunos de graduação de instituições próximas das instalações do INPE podem concorrer a estas bolsas.

Pode desistir do PIBIC?

A substituição ou cancelamento do bolsista poderá ser feita, desde que justificada, entre o dia 20 e o último dia de cada mês (com exceção dos dois últimos meses do ciclo), SOMENTE PELO PROFESSOR ORIENTADOR, por meio do Formulário IC Online.

Qual a carga horária total do PIBIC?

A carga horária a ser trabalhada pelo bolsista PIBIC/CNPq não deve ser inferior a 12 horas semanais. A do bolsista PIBIC/ICMBio (CIEE) deve ser de 20 horas semanais, não podendo ultrapassar 6 horas diárias.

Quanto tempo dura um projeto de pesquisa?

Em geral, o prazo estipulado pelas instituições é de um ano para um trabalho de iniciação científica ou para o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso. Dissertações de mestrado e teses de doutorado têm prazos mais longos (mas nem tanto assim), variando de 2 a 5 anos.

Como funciona a bolsa de iniciação científica?

O que é oferecido?
  • No universo de 100 vagas disponíveis, para os 40 primeiros colocados no processo seletivo ganham uma bolsa de estudos na forma de 10% de desconto sobre as mensalidades do curso de graduação;
  • Um conjunto de atividades destinadas a auxiliar o aluno na elaboração e desenvolvimento de sua pesquisa;

Qual a diferença entre pesquisa e iniciação científica?

A diferença entre IC e IT está no conteúdo do projeto. O projeto de Iniciação Científica envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

O que você entende por iniciação científica?

A iniciação científica (IC) é uma experiência que normalmente ocorre durante uma graduação, permitindo que os estudantes passem por um processo de aprendizado focado para uma linha científica da sua área, com metodologias e construção de soluções ou respostas para uma questão.

Quais os tipos de iniciação científica?

Hoje existem dois tipos de programas: PIBIC — Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; PIBITI — Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Pode ter duas bolsas CNPq?

REGRAS PARA ACUMULAR A BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO (CNPq/CAPES)

§1º É vedada a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento.

Pode acumular bolsa CNPq?

Os estudantes que recebem auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolver pesquisa científica e tecnológica poderão acumular bolsas em três casos específicos: se atuarem como coordenador de programa de pós-graduação, como professor do Sistema Universidade Aberta do ...

Quem tem bolsa de doutorado pode trabalhar?

Sobre isso, a Capes esclarece que os bolsistas podem, sim, ter outra atividade profissional, receber complementação financeira proveniente de outras fontes, "desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica".

Artigo anterior
Que tipo de chá emagrece rápido?
Artigo seguinte
Quando atualiza o CRLV Digital?