Como estruturar seu trabalho?

Perguntado por: Gaspar Jaime de Lopes  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
  1. Defina as margens da ABNT e outros pontos. ...
  2. Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ...
  3. Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ...
  4. Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ...
  5. Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)

Como se faz a estrutura de um trabalho?

A estrutura de um trabalho acadêmico compreende os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
...
Nome do autor ou autora do trabalho
  1. Alinhamento centralizado.
  2. Fonte Times New Roman ou Arial.
  3. Tamanho da letra 12.
  4. Letras maiúsculas e sem destaque.
  5. As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.

O que é uma estrutura de trabalho?

A estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Como é a estrutura de um trabalho acadêmico?

A estrutura do trabalho acadêmico é dividida em partes externas e partes internas. As partes internas ainda se subdividem em pré-texto, texto e pós-texto, seguindo uma ordem sequencial de elementos obrigatórios e opcionais que deve ser mantida. As partes externas são lombada e capa.

Como montar um trabalho passo a passo?

Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:
  1. capa;
  2. sumário;
  3. introdução;
  4. desenvolvimento do assunto;
  5. conclusão;
  6. bibliografia consultada.

Normas ABNT: Formatação de Capa, Sumário, Conteúdo, Referências Bibliográficas e Numeração no Word

45 questões relacionadas encontradas

Qual é a ordem de um trabalho?

A ordem de trabalho é um acordo negociável entre o Coordenador de Projeto e a equipe para executar determinada tarefa ou conjunto de tarefas, seguindo um cronograma definido e com certas restrições de produtos liberados, esforços e recursos.

Como começar a fazer um trabalho?

Introdução: conheça o passo a passo de como começar um TCC
  1. Passo 1: Apresentação do tema. ...
  2. Passo 2: Delimitação do tema. ...
  3. Passo 3: Apresente as hipóteses. ...
  4. Passo 4: Objetivos e metodologia. ...
  5. Passo 5: Esclareça a relevância da pesquisa. ...
  6. Passo 6: Apresente a estrutura do trabalho.

Quais são os elementos de um trabalho acadêmico?

Veja a estrutura com todos os elementos de um texto acadêmico e a ordem que eles devem ser inseridos:
  1. Capa. A capa é um item obrigatório. ...
  2. Folha de Rosto. ...
  3. Errata. ...
  4. Folha de Aprovação. ...
  5. Dedicatória e agradecimentos. ...
  6. Epígrafe. ...
  7. Resumo. ...
  8. Listas.

Quais são as partes que compõem um trabalho científico acadêmico?

236) “os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.”

Como são divididas as seções em um trabalho acadêmico?

As seções primárias correspondem às principais divisões do texto, sendo as seções secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias, as subdivisões das seções.

Como se define a estrutura?

Estrutura é como algo está construído ou organizado. ... Eixo, substância, fundamento, programação, projeto, construção e organização também são sinônimos para estrutura. Uma estrutura pode estar referindo-se à natureza, às estruturas genéticas e biológicas, às geográficas, científicas.

Qual a estrutura de um trabalho ABNT?

Título; Tipo de trabalho (dissertação, TCC), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido), nome da instituição, área de concentração; Data de aprovação; Nome, titulação e assinatura dos elementos que fazem parte da banca examinadora e respectivas instituições.

Qual é a estrutura de um trabalho de conclusão de curso?

A estrutura de um TCC é constituída pelos elementos: pré-textuais, textuais e pós- textuais. Os elementos pré-textuais são os seguintes: a) título, e subtítulo (se houver); b) nome do autor; c) resumo na língua do texto; e d) palavras-chave na língua do texto.

Como fazer um trabalho escrito passo a passo?

Estabeleça um plano e familiarize-se com as principais normas acadêmicas
  1. Faça um planejamento do seu trabalho. ...
  2. Siga as normas técnicas e confira os requisitos da sua instituição de ensino. ...
  3. Use fontes compatíveis com textos longos e mantenha um equilíbrio textual. ...
  4. Simplifique informações com tabelas, quadros e figuras.

Como fazer um trabalho digitado passo a passo?

O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Margens esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm.

O que é um trabalho científico acadêmico?

Os trabalhos científicos são considerados aquelas publicações que retratam estudos realizados por pesquisadores envolvidos no cenário acadêmico. Eles podem ser os mais variados e não se limitam a pesquisas de campo ou entrevistas.

Quais são os elementos pós-textuais do trabalho acadêmico?

Os cinco elementos pós-textuais são: referências, apêndice(s), anexo(s), glossário e índice.

Quais são os elementos obrigatórios de um trabalho acadêmico e quais informações devem ser apresentadas em cada um desses elementos obrigatórios?

Capa, Folha de rosto, Resumo na língua vernácula, Sumário, Lista de ilustrações, Lista de tabelas. Anexos, Agradecimentos (opcional), Referências bibliográficas, Glossário (opcional), Índice(s) (opcional), Ficha de identificação do relatório, Lista de destinatários e forma de acesso ao relatório (opcional), Capa.

Como se inicia a introdução de um trabalho?

Confira os 4 pontos essenciais da introdução:
  1. Apresentação do tema. Apesar de iniciar o texto, a introdução não tem necessariamente de ser escrita primeiro. ...
  2. Delimitação do assunto tratado. ...
  3. Esclarecimento do objetivo. ...
  4. Organização das ideias.

O que escrever no trabalho?

Escolha sobre o que vai escrever dentro de temas que você curta:
  1. Use seu material acadêmico das disciplinas para escolher sua área de interesse;
  2. O tema deve despertar o seu interesse pelo seu estudo;
  3. O tema não deve ser um lugar comum;
  4. A palavra novidade não é indispensável, mas é bem-vinda.

Como iniciar a introdução de um trabalho acadêmico?

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

O que é uma ordem de serviço?

Uma ordem de serviço (OS) é um documento formal emitido no âmbito de uma empresa no qual são descritas todas as informações referentes a um serviço por ela prestado. ... A ordem de serviço pode estar relacionada a um serviço externo (prestado a um cliente) ou a um serviço interno (prestado dentro da própria empresa).

Quais são os tipos de ordem de serviço?

Tipos de ordem de serviço
  • Ordem de Serviço de manutenção;
  • Pedido de Serviço;
  • Ordem de Serviço de evento;
  • Ordem de Serviço preventivo.

O que deve constar na ordem de serviço?

Porém, de modo geral, uma ordem de serviço deve ter:
  1. Número da OS.
  2. Dados da empresa prestadora do serviço.
  3. Dados do cliente externo ou do requisitante interno.
  4. Data e horário da solicitação.
  5. Data e horário da execução.
  6. Descrição do serviço.
  7. Descrição dos materiais utilizados.
  8. Valor de cada item utilizado.

Qual a estrutura básica de um TCC?

Existe uma estrutura básica para qualquer trabalho científico, seja artigo, dissertação, tese ou TCC. Essa estrutura é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Conhecer essa básica estrutura do TCC e seus pormenores ajuda muito o acadêmico na hora de fazer seus trabalhos.

Artigo anterior
O que é 1 2 e 3 conjugação?
Artigo seguinte
Qual é a habilidade EF15AR26?