Quem faz lei complementar?

Perguntado por: Hugo Vieira Gomes  |  Última atualização: 6. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)

Além do presidente da República, podem elaborar uma proposta de lei complementar os senadores, deputados federais e estaduais, pelo Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República.

Quem elabora uma lei complementar?

Pode ser proposta pelo presidente da República, por deputados, senadores, comissões da Câmara, do Senado e do Congresso, bem como pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores, procurador-geral da República e por cidadãos comuns.

Quem promulga lei complementar?

Normalmente, a promulgação é ato de competência do Chefe do Poder Executivo. Entretanto, no caso de sanção tácita ou de rejeição de veto pela Casa Legislativa, se a lei não é promulgada por ele dentro do prazo legal, cabe ao Presidente do Legislativo fazê- lo.

Quem é responsável por fazer as leis?

No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores. No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

Quem faz as Leis Ordinárias?

O projeto de lei ordinária é aprovado por maioria simples. Pode ser proposto pelo presidente da República, deputados, senadores, Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores e procurador-geral da República.

O QUE É LEI COMPLEMENTAR E O QUE É LEI ORDINÁRIA? | O DIREITO E EU

38 questões relacionadas encontradas

Como se faz uma lei complementar?

Para uma lei complementar ser aprovada, ela precisa passar pelas duas casas do Congresso: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. E para que ela se torne uma lei complementar vigente, é preciso ser aprovada pela maioria do total de deputados e senadores, caso contrário, a lei não passa.

Qual é a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

Diferem das Leis Ordinárias por exigirem o voto da maioria dos parlamentares que compõe a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para serem aprovadas. Devem ser adotadas para regulamentar assuntos específicos, quando expressamente determinado na Constituição da República.

Como é feita a criação de uma lei?

A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto.

Qual é a função do Poder Legislativo?

No caso do Poder Legislativo sua função é criar e ordenar as leis que regem o país.? Além disso, também possui a responsabilidade de julgar e fiscalizar as ações do Poder Executivo a fim de certificar que está tudo de acordo com a Constituição Federal.

Qual é o papel do Poder Executivo?

O Poder Executivo, como o nome descreve, é direcionado à execução, responsável por realizar ações práticas e transformar em atos as leis promulgadas pelo Legislativo. Ele é representado pelos prefeitos e pelo presidente, responsáveis por administrar e governar para o bem-estar da população.

Quando uma lei é complementar?

Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.

Qual a hierarquia da lei complementar?

A Lei Complementar assim se chama justamente porque complementa, completa a Constituição, é parte apartada desta. Ora, se a Lei Complementar é parte da Lei Máxima, nenhuma outra espécie normativa pode contrariá-la. Portanto, como a CF, ela é superior a todas as outras normas, inclusive a Lei Ordinária.

Qual é o papel da lei complementar?

Ao dispor sobre os limites ao poder de tributar, as Leis Complementares podem regulamentar as normas constitucionais que assim requerem, oferecendo solução para casos conflituosos entre dispositivos constitucionais, como colisão de princípios e de técnicas interpretativas.

O que não cabe à lei complementar?

Quanto a matéria, a lei complementar trata de matérias reservadas na Constituição Federal, enquanto as demais cabem a qualquer ato normativo, lei ordinária ou medida provisória. Cabe a lei complementar definir tributos e suas espécies, podendo a lei ordinária instituir os tributos não reservados a lei complementar.

Quantas leis complementares existem no Brasil?

São 10.204 leis ordinárias, 105 leis complementares, 5.834 medidas provisórias, 13 leis delegadas, 11.680 decretos-leis, 322 decretos do governo provisório e 5.840 decretos do poder Legislativo.

Qual a natureza jurídica da lei complementar?

Norma jurídica de natureza infraconstitucional aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada Casa do Poder Legislativo. A Constituição determina quais matérias são reservadas à lei complementar.

Quem exerce o Poder Legislativo no país?

No âmbito federal, ele é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Já na Câmara, ficam os deputados federais e, no Senado, os senadores. Quando se fala no plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

O que é o Poder Executivo e Legislativo?

O Executivo tem responsabilidade direta sobre os serviços públicos, tais como saúde, educação, segurança e infraestrutura. O Legislativo tem a função de discutir as leis e negociar com a sociedade e o Executivo o formato dessas propostas para, finalmente, votá-las.

Como o Poder Legislativo fiscaliza o Executivo?

“O papel do legislativo que tem como função também além de legislar, fiscalizar o Executivo através do requerimentos de informação oficial, através de audiências públicas e das CPIs e CPMIs. Essas comissões são a forma mais vigorosa de fiscalização.

O que é o projeto de lei Complementar?

Tratam-se de modelos de proposições que visam complementar a Lei Orgânica do Município e, dependendo da área temática, os estudos e os pareceres das Comissões pertinentes ao assunto deverão agregar ao processo legislativo.

Como são feitas as leis do Brasil?

São as leis típicas, ou as mais comuns, aprovadas pela maioria dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal presentes durante a votação.

Quem pode derrubar o veto do Presidente?

O Congresso Nacional ainda pode derrubar o único veto presidencial ao projeto.

Qual vale mais lei ordinária ou complementar?

As leis complementares, ao contrário das leis ordinárias, exigem um quorum qualificado, a maioria absoluta dos votos nas duas Casas do Congresso, e por este motivo, conforme certos autores, as leis complementares seriam hierarquicamente superiores às leis ordinárias.

Quais são os três tipos de lei?

Você conhece os tipos de lei?
  • Lei Ordinária. É o tipo de norma mais comum e que abrange a população como um todo. ...
  • Leis Complementares. ...
  • Medida Provisória. ...
  • Emendas Constitucionais. ...
  • Decretos Legislativos. ...
  • Resoluções.

Qual a diferença entre a lei e o decreto?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Artigo anterior
O que é vedado ao psicólogo?
Artigo seguinte
Quanto gasta um ar condicionado ligado 4 horas por dia?