Quem faz exame de retorno ao trabalho?

Perguntado por: Érika Inês Teixeira Reis Gaspar  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

Exame de retorno ao trabalho deve ser feito apenas pelo médico do trabalho da empresa. ... O ASO é ratificado e assinado pelo médico do trabalho da empresa, com sua devida aptidão para a função e é a confirmação que o trabalhador pode fazer o retorno ao trabalho.

Quem deve fazer o exame de retorno ao trabalho?

O exame de Retorno ao Trabalho é realizado em funcionários que ficaram afastados do trabalho. Ele deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Quando é feito o exame de retorno ao trabalho?

É o exame médico que deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do servidor ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Como é feito o exame de retorno ao trabalho?

O exame consiste em avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e psicológico. O objetivo do exame de retorno ao trabalho é verificar se o trabalhador realmente recuperou sua saúde física após o período afastado e está apto para voltar a executar suas atividades.

Como retornar ao trabalho após afastamento?

Como retornar ao trabalho após afastamento? Se o cidadão estiver apto a exercer atividades, o perito responsável ira fazer a atualização do caso cortando o beneficio auxilio-doença e agendar a data para o retorno de atividades.

Entenda mais sobre o exame de retorno ao trabalho

15 questões relacionadas encontradas

Quando retornar ao trabalho após Auxílio-doença?

Caso a pessoa seja funcionária de uma empresa, ela deve estar afastada por mais de quinze dias corridos do trabalho ou quinze dias intercalados dentro do período de sessenta dias pelo mesmo motivo.

Como voltar a trabalhar antes do prazo do INSS?

Se o afastamento foi superior a 30 dias, é necessário fazer o ASO de retorno ao trabalho e, com o apto, pode voltar às suas atividades normalmente. Quando chegar o dia da perícia, vai apresentar ao médico perito do INSS todos os documentos, inclusive o ASO mostrando que já retornou ao trabalho.

Para que serve o ASO de retorno ao trabalho?

O que é ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)?

Em primeiro lugar, ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.

Como faço pra tirar o ASO?

O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O que é o ASO e qual a sua finalidade?

O que é o ASO? O Atestado de Saúde Ocupacional é uma declaração médica que indica se o trabalhador está em condições (apto) ou não (inapto) de realizar determinadas atividades ou funções dentro de uma empresa.

Estou afastado pelo INSS posso voltar a trabalhar?

Situações em que é possível trabalhar e receber o auxílio-doença. Como dito inicialmente, toda regra tem sua exceção, e no caso do auxílio-doença não seria diferente. Assim, existe sim, a possibilidade do trabalhador continuar exercendo suas atividades e recebendo o benefício sem problema.

O que acontece se voltar a trabalhar antes da perícia do INSS?

Se o benefício do INSS, como o auxílio-doença, ainda estiver sendo pago, a Previdência Social deve ser avisada por meio de atestado médico. Este documento deverá informar que o trabalhador pode retornar ao trabalho, e o segurado terá de solicitar a suspensão administrativa do benefício, diretamente pelo site do INSS.

Pode voltar a trabalhar antes do atestado acabar?

A resposta é: às vezes. O colaborador pode trabalhar no mesmo dia do atestado médico, desde que esteja determinando o período que deve ser abonado. ... Contudo, no caso de o colaborador necessitar um atestado para o dia inteiro, ele não pode retornar ao local de trabalho nem exercer suas funções.

O que fazer para dar baixa no auxílio-doença?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
...
Avaliação
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão Novo Pedido;
  3. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.

Quando o funcionário está de atestado pode trabalhar?

De acordo com a legislação quando os colaboradores faltam ao trabalho por questões de saúde e têm um atestado como comprovante não podem ter nenhum desconto salarial e nem seu descanso semanal remunerado afetado.

Quantos dias a empresa tem para me mandar embora após um atestado?

Sendo assim a legislação trabalhista prevê que o trabalhador tenha 12 meses de estabilidade após o fim do recebimento do auxílio-doença em casos que a licença seja superior a 15 dias e o empregado, obrigatoriamente precisa acionar o INSS.

Quem está de atestado pode sair de férias?

O empregador não pode conceder férias ao trabalhador durante o seu afastamento do emprego para tratamento de saúde, ou lhe causará prejuízo. Isso porque o período das férias se destina ao descanso do empregado, permitindo-lhe repor as energias tão necessárias à preservação da sua saúde física e mental.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia INSS?

Neste período, o salário é pago pelo empregador. Depois desse prazo, deve ser coberto pelo INSS via benefício por incapacidade temporária. Ao retornar para avaliação médica, a licença dele foi prorrogada por 30 dias, o que levou o trabalhador a solicitar o auxílio por meio do aplicativo Meu INSS.

O que acontece se o INSS Negar o afastamento?

Em regra, o INSS envia uma carta informando sobre o resultado do pedido de benefício. Após ser negado, existe a informação de benefício indeferido. Ou seja, recusaram pagar o pedido de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou BPC LOAS.

Quem tá no recurso pode voltar a trabalhar?

Se o auxílio-doença foi indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve retornar ao trabalho imediatamente. Se não estiver em condições de assumir suas funções, o trabalhador deve comunicar a empresa sobre a decisão da Previdência Social e recorrer da decisão como mencionamos anteriormente.

Quem recebe auxílio doença pode trabalhar?

A resposta é não. Quem recebe auxílio-doença não pode trabalhar formal e nem informalmente, pois o objetivo do benefício é proporcionar que o segurado restabeleça sua saúde, sem ter que se preocupar em trabalhar para garantir a sua subsistência e de sua família.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar afastada do trabalho?

Quando o afastamento for superior a 15 dias e acontecer em decorrência de um acidente ou de doença causados exclusivamente por causa do seu trabalho. O colaborador terá direito a 12 meses de estabilidade contados a partir do retorno às suas atividades normais.

Que tipo de exame é o ASO?

Quais são os exames ASO obrigatórios?
  • Exames periódicos. Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do colaborador e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde. ...
  • Exame de mudança de função. ...
  • Exame de retorno ao trabalho. ...
  • Exame demissional.

O que é sigla ASO?

A sigla ASO diz respeito ao Atestado de Saúde Ocupacional. Trata-se, essencialmente, de uma declaração médica para indicar se o funcionário examinado estaria apto ou não para seus bons serviços e funções dentro do local de trabalho.

Qual é o objetivo principal do Pcmso?

Tem como objetivo principal a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, com o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos relacionados à saúde do trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos ...

Artigo anterior
O que é interculturalidade?
Artigo seguinte
Como é uma cadeia ramificada?