Quem faz as perguntas na audiência?

Perguntado por: Helena Morais de Soares  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com as questões de fato objeto da atividade probatória ou importarem repetição de outra já respondida.

Quem faz as perguntas na audiência de instrução?

O artigo 364 do CPC determina que, após o fim da instrução, o juiz concederá 20 minutos para que os advogados do autor e do réu, e o membro do Ministério Público possam falar e fazer perguntas. Esse período pode ser prorrogado por mais dez minutos, conforme critério do juiz.

Quem pergunta primeiro na audiência?

Após a abertura da audiência, a primeira pessoa a falar é a vítima. Isto é, o juiz coleta o depoimento do ofendido. Se necessário, a vítima faz o reconhecimento do acusado. A acusação e a defesa fazem perguntas a ela, nesta ordem.

Quem faz as perguntas primeiro para as testemunhas?

Se as testemunhas são de acusação, o promotor de justiça inicia a inquirição. Se de defesa, o defensor. Tanto nas oitivas das testemunhas de acusação e de defesa, somente ao final que o juiz irá perguntar, se houver necessidade de esclarecimento.

Quem faz as perguntas no depoimento pessoal?

O depoimento pessoal ocorre durante a audiência de instrução e julgamento, e o próprio advogado é que realiza as questões, buscando, como já dito, a confissão das partes.

O JUIZ SURTOU, MAS A TESTEMUNHA FALOU. VEJA O QUE ELA ESCONDIA.

18 questões relacionadas encontradas

O que é perguntado em uma audiência de conciliação?

Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo.

Sou obrigado a falar em depoimento?

A pessoa intimada é obrigada a prestar depoimento por força do que estabelece o Código de Processo Penal Brasileiro.

Como falar na frente de um juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

Quais perguntas são feitas a uma testemunha?

Inquirir uma testemunha não é fazer perguntas aleatórias. Tudo deve ser pensado, pois, lembre-se, o que a testemunha diz é um meio de prova. Portanto, faça perguntas estratégicas, com um propósito, e só pergunte aquilo que irá te levar ao seu objetivo, ou seja, fundamentar a sua tese defensiva.

Quem pergunta primeiro no júri?

Ordem das perguntas: inicia-se pela qualificação do juiz, depois perguntando à parte que arrolou a testemunha (assim, se for de acusação, as perguntas são iniciadas pelo Promotor de Justiça; se for de defesa, as perguntas são iniciadas pelo advogado).

O que não devo falar em uma audiência?

O que não falar numa audiência?
  • Nunca faça perguntas impertinentes.
  • Roupas não condizentes.
  • Mandar para a audiência advogado que não conhece o processo.

O que a vítima faz na audiência?

Após a abertura da audiência, a primeira pessoa a falar é a vítima. Isto é, o juiz coleta o depoimento do ofendido. Se necessário, a vítima faz o reconhecimento do acusado. A acusação e a defesa fazem perguntas a ela, nesta ordem.

Qual é o tempo de duração de uma audiência?

Em geral, as audiências virtuais costumam ser mais curtas do que as presenciais, porém, ainda assim, podem durar algumas horas. Em casos simples, como uma audiência de conciliação, por exemplo, a duração pode ser de cerca de 30 minutos a uma hora.

Quais perguntas fazer para o réu?

O que perguntar ao réu no primeiro atendimento?
  1. Entendeu qual é a acusação?
  2. Qual é a sua versão sobre os fatos?
  3. Quais são as provas contra você? ...
  4. Quais são as provas que você tem? ...
  5. A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

O que fazer na primeira audiência?

9 dicas para fazer a sua primeira audiência!
  1. ESTUDE MUITO. Você deve saber o caso de trás para a frente. ...
  2. FAÇA ANOTAÇÕES. ...
  3. CONFIRME COM O SEU CLIENTE. ...
  4. PREPARE UMA PROCURAÇÃO / SUBSTABELECIMENTO. ...
  5. CHEGUE ANTES. ...
  6. VERIFIQUE A PAUTA. ...
  7. ASSISTA ALGUMAS AUDIÊNCIAS. ...
  8. CONVERSE COM O SEU CLIENTE.

Como o juiz inicia uma audiência?

O início da audiência criminal

O juiz, ao iniciar a audiência criminal, na presença do acusado e da vítima, falará o número do processo e nome das partes, situando os presentes sobre o processo em pauta. O juiz pode ler ou não a denúncia, bem como mencionar ou não a infração penal que está sendo tratada.

Porque o juiz pede testemunhas?

A prova testemunhal é um dos meios de prova mais utilizado em processos trabalhistas e, em muitos casos, o mais importante. Ela consiste na investigação a respeito de fatos relevantes à ação a partir do depoimento de pessoas (apenas físicas, nunca jurídicas) que não são autores, nem réus.

Quais perguntas um juiz pode fazer?

A regra, então, é a seguinte: quando um indivíduo for ouvido como testemunha em um processo penal, as partes (acusação e defesa), de forma direta, devem realizar as perguntas que entenderem pertinentes ao caso. Se as perguntas forem repetitivas, indutivas ou não tiverem relação com os fatos, o juiz as pode indeferir.

O que não fazer em um depoimento?

Evite olhar para ele enquanto responde às perguntas. Olhe só para a pessoa que lhe estiver a fazer a pergunta. Se preferir falar sem a presença dele, pode dizê-lo ao juiz. Se este considerar adequado, o arguido, pode ser retirado da sala enquanto estiver a falar.

É correto chamar o juiz de doutor?

Ao se referir ao promotor de justiça, é apropriado utilizar pronomes de tratamento adequados à posição de autoridade, como "vossa excelência", "doutor", "senhor promotor" ou "senhora promotora".

Como ganhar na audiência?

5 Dicas preciosas para você ter sucesso em qualquer audiência
  1. Sumário.
  2. Dica 01 - Leia e estude o processo. ...
  3. Dica 02: Estude o rol de testemunhas da parte contrária.
  4. Dica 03: Esteja preparado para fazer as alegações finais orais.
  5. Dica 04: Jamais instrua a testemunha sobre o que ela deve ou não dizer em audiência.

Como saudar um juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

Pode Recusar-se a testemunhar?

Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso configura crime de abuso de autoridade. Entretanto, se você foi intimado/convocado/notificado na qualidade de testemunha para prestar esclarecimentos, em qualquer procedimento criminal, você tem o dever de prestar depoimento.

Sou obrigado a responder as perguntas do juiz?

Já o artigo 186 do Código de Processo Penal prevê o seguinte: Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusação, o acusado será informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatório, do seu direito de permanecer calado e de não responder perguntas que lhe forem formuladas.

Quais os riscos de ser testemunha?

As pessoas, em geral tem receio, mas o fato é que a testemunha, não corre qualquer tipo de risco, porque quando chamada a juízo, ela não é testemunha de uma parte ou de outra, mas do juízo. A testemunha tem por única obrigação dizer a verdade, e quem fala a verdade não pode ter medo.

Artigo anterior
Pode dar dipirona para gato quantas gotas?
Artigo seguinte
Quanto tá o rodízio na Parmê 2021?