O que prisão preventiva?

Perguntado por: Maria Soraia Domingues  |  Última atualização: 27. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

A prisão preventiva é uma medida de natureza cautelar decretada pela autoridade judiciária competente, não se confundindo com uma ação penal definida na sentença condenatória.

O que acontece na prisão preventiva?

A prisão preventiva é uma medida cautelar que consiste na privação da liberdade de uma pessoa antes do julgamento final de seu processo criminal. Ela é aplicada com o objetivo de garantir a instrução processual, evitar a fuga do acusado ou impedir a continuidade da atividade criminosa.

O que é prisão preventiva e quanto tempo dura?

A Lei 9.960/89 regulamenta este tipo de prisão. Essa medida tem prazo de duração de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco. Assim, a política ou o Ministério Público pode utilizá-la durante a fase de investigação do inquérito policial. Em geral, após coletar provas, a prisão preventiva acontece.

Tem como sair da prisão preventiva?

A partir do momento que a prisão preventiva é decretada, é possível pleitear a revogação. Trata-se de um pedido simples, cujo fundamento é a inexistência dos artigos 312, do Código de Processo Penal, somado ao princípio da presunção da inocência e garantias fundamentais previstas no art. 5º, da Constituição.

Quais crimes cabe preventiva?

Quando há razões fundadas, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indivíduo em crimes de homicídio, roubo, estupro, sequestro, tráfico de drogas, entre outros.

Prisão Preventiva - após o PACOTE ANTICRIME (arts. 311 a 316 do CPP)

45 questões relacionadas encontradas

Quais crimes não dão cadeia?

A legislação brasileira considera leves crimes como furto simples, porte ilegal de armas, homicídio culposo no trânsito - quando não há intenção de matar -, formação de quadrilha, apropriação indevida, dano a bem público, contrabando, cárcere privado, coação de testemunha durante o andamento do processo, falso ...

Qual o prazo máximo da prisão preventiva?

Ninguém pode ficar preso por tempo indeterminado. Então mesmo não tendo um prazo para ser solto o juiz não pode manter aquela pessoa presa sem uma justificativa. A nossa lei prevê um prazo de 90 dias para que o juiz justifique essa prisão, ou seja, diga porquê ainda há a necessidade daquela pessoa ser mantida presa.

Quando não cabe à prisão preventiva?

Não cabe prisão preventiva em casos em que o réu é primário e não há elementos que demonstrem que ele representa risco à ordem pública.

Quais são os crimes que pode responder em liberdade?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, as pessoas que cometem crimes que não sejam considerados graves, como lesão corporal leve, ofensa à honra, ofensa ao sentimento religioso, dentre outros, têm grande possibilidade de responder em liberdade.

Quando o juiz pode decretar a prisão preventiva?

Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova de existência do crime e indícios suficientes da autoria.

Quando posso pedir a revogação da prisão preventiva?

A revogação aplica-se aos casos de prisão cautelar (temporária ou preventiva), que precisam de requisitos para serem decretadas. Quando o magistrado constatar que as exigências legais não estão mais presentes, deve revogar a prisão ou substituí-la por medidas cautelares diversas. Art. 282.

Quantas vezes a prisão preventiva pode ser prorrogada?

Como inexiste em lei um prazo determinado para a duração da prisão preventiva, a regra é que perdure até quando seja necessário.

Tem fiança para prisão preventiva?

Estabelece o artigo 324, IV, CPP, um caso de inafiançabilidade quando “estiverem presentes os motivos que autorizam a decretação da prisão preventiva”. A lógica do legislador é irretocável.

Qual a diferença entre prisão preventiva e prisão provisória?

A principal diferença entre prisão preventiva e prisão provisória está na abrangência do termo “prisão provisória”, que engloba várias modalidades de privação de liberdade, enquanto a prisão preventiva é uma dessas modalidades específicas e se baseia em critérios mais rigorosos, como a presença de indícios de autoria e ...

Como saber se estou com prisão preventiva decretada?

Para consultar os mandados de prisão pelo nome, existem alguns sites e aplicativos que podem ser úteis. Um deles é o Portal BNMP, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disponibiliza uma consulta pública aos mandados de prisão pendentes de cumprimento em todo o território nacional.

Quais os crimes que não admitem liberdade provisória?

Então, antes da promulgação da Lei nº 11.464 de 2007, a concessão de liberdade provisória era expressamente vedada nos casos de crimes hediondos (aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo) e equiparados, (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

Quem é réu primário pode responder em liberdade?

5. De acordo com o texto do art. 594, do CPP, pode recorrer em liberdade o réu primário e de bons antecedentes, "assim reconhecido na sentença con- denatória". Não é imprescindível, no entanto, o reconhecimento expresso na sentença; basta que o réu seja primário e tenha bons antecedentes.

Em que ocasião o réu não possui direito de responder em liberdade?

1. Em se encontrando preso ao tempo da sentença, em razão de prisão em flagrante ou de prisão preventiva, não tem o réu o direito ao apelo em liberdade (Código de Processo Penal, artigo 594).

Como saber o motivo da prisão de uma pessoa?

O SINESP CIDADÃO é o aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite a consulta de mandados de prisão e pode ser acessado pelo link https://www.gov.br/pt-br/apps/sinesp-cidadao.

Qual crime não tem fiança?

Crimes inafiançáveis e imprescritíveis

Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Qual é o crime que dá mais cadeia?

Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões no Brasil, com 28% da população carcerária total, segundo o Depen. Somados, roubos e furtos chegam a 37% das ocorrências. Homicídios representam 11% dos crimes que causaram a prisão.

Qual é o crime mais leve?

Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível. Ambos são infrações penais, ou seja, de maneira geral, não seria errado classificá-los como crimes, pois não há diferença substancial entre os conceitos.

O que acontece quando o réu não tem condições de pagar fiança?

Quando o acusado não tiver condições de pagar a fiança, a manutenção da prisão preventiva configura constrangimento ilegal.

Quem tem direito a liberdade provisória?

Se você foi preso em flagrante ou teve a prisão preventiva decretada, é possível solicitar a liberdade provisória. Este direito é assegurado pela Constituição e pelo Código de Processo Penal e pode ser obtido por meio de um pedido feito ao juiz responsável pelo caso.

O que fazer quando se tem um mandado de prisão em aberto?

Se souber que tem um mandado de prisão contra você, procure urgente ajuda de um advogado criminalista, dependendo o caso, o advogado consegue trabalhar para evitar que você seja preso, ou ainda que fique preso o mínimo de dias possíveis.

Artigo anterior
Como saber se uma pessoa está com ciúmes de vc?
Artigo seguinte
Tem como cancelar passagem de ônibus comprada pela internet?