Quem fala primeiro no Tribunal do Júri?

Perguntado por: Helena Coelho de Azevedo  |  Última atualização: 21. April 2024
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

3º) São ouvidas as testemunhas indicadas pelas partes e realizado o interrogatório do réu. Os jurados poderão fazer perguntas para melhor se convencer dos fatos. 4º) Começam os debates entre a acusação e a defesa. O primeiro a falar é o Promotor de Justiça, que tem uma hora e meia para a acusação.

Quem fala primeiro em um Júri?

Incia-se, após a escolha dos jurados, a instrução em plenário. Será seguida a ordem legal: primeiro, testemunhas de acusação; segundo, testemunhas de defesa; e, por fim, interrogatório do réu.

Quem fala primeiro no Júri?

10º Passo: Quem fala primeiro, acusação ou defesa? A acusação é quem inicia os debates orais. Logo após, é dada a palavra a defesa. Se após a sustentação defensiva o promotor entender pela necessidade de complementar sua fala, lhe será concedida uma réplica por meia hora.

Quem é ouvido primeiro no Tribunal do Júri?

O ofendido será ouvido em primeiro lugar, quando possível (CPP, art. 201), seguido da oitiva das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa.

Qual a ordem do Tribunal do Júri?

Iniciada a sessão plenária, o ofendido e, em seguida, as testemunhas de acusação serão inquiridos sucessivamente pelo juiz, Ministério Público, assistente, querelante e defensor e, por fim, pelos jurados que desejarem, os quais arguirão por intermédio do juiz (art. 473 do CPP).

Dicas práticas para o primeiro júri

36 questões relacionadas encontradas

Como um Promotor deve falar?

O Promotor do Júri não deve dizer que será breve e que todos os jurados poderão ir embora mais cedo, pois, caso o discurso seja longo, a promessa simplesmente não será cumprida. Antes de descrever cada parte do discurso, é preciso mencionar algo sobre os cumprimentos iniciais ao juiz, ao defensor e aos jurados.

Como falar no Tribunal do Júri?

Excelentíssimo senhor doutor juiz presente da Vara do Tribunal do Júri, é uma honra, doutor, trabalhar sob a presidência de Vossa Excelência, a qual tenho grande admiração pessoal e profissional, sempre respeitador das garantias constitucionais das partes.

Quem faz as perguntas primeiro para as testemunhas?

Quem interroga as testemunhas? Atualmente, conforme o Código de Processo Civil (Lei 5.869/73), o juiz interroga a testemunha em primeiro lugar. Depois, as partes podem formular perguntas para esclarecer ou completar o depoimento, mas sempre por intermédio do juiz.

Quem deve ser ouvido primeiro na audiência?

No rito comum, segundo o CPP, primeiro será ouvido o ofendido (vítima), seguido das testemunhas, primeiro da acusação e depois da defesa, com o interrogatório ao final (artigo 400 CPP):

Como funciona o Tribunal do Júri passo a passo?

Começa com o trânsito em julgado da sentença de pronúncia e se encerra com a sentença do Juiz Presidente do Tribunal Popular.
  1. Instalação. ...
  2. Escolha dos jurados. ...
  3. Anúncio do processo/pregão. ...
  4. Chamada das testemunhas. ...
  5. Condução do réu ao plenário. ...
  6. Sorteio dos jurados. ...
  7. Oitiva das testemunhas. ...
  8. Eventual leitura de peças.

Como se inicia o Tribunal do Júri?

O Tribunal do Júri possui um procedimento bifásico, na primeira fase ocorre o juízo de formação de culpa (judicium accusatione), na segunda fase ocorre o julgamento da causa pelo Conselho de sentença (judicium causae).

O que um jurado não pode fazer?

O jurado não pode ter manifestado prévia disposição para condenar ou absolver o acusado; e não poderão servir, no mesmo conselho, cidadãos com certos graus de parentescos.

O que o juiz fala no início do julgamento?

Antes mesmo de formar o tribunal, um juiz já começa a trabalhar. É de responsabilidade dele, ao receber a denúncia, instruir o processo, ouvir as testemunhas e colher as provas. Só após esse processo, o magistrado avalia se o caso deve, ou não, ser encaminhado ao tribunal do júri.

Quem fala primeiro acusação ou defesa?

É iniciado pela acusação (promotor de Justiça), que tem 1h30 para falar. Na sequência, é a vez da defesa, que tem o mesmo prazo. Caso o julgamento seja de mais de um réu, o tempo é acrescido de 1 hora. Se tiver réplica da Promotoria de Justiça entre as sustentações, cada parte terá mais 1 hora para falar.

Quanto tempo dura uma sessão de júri?

As duas partes têm direito a 1 hora e 30 minutos para expor os fatos que entendem como relevantes. A acusação tem direito a 1 hora para a réplica, assim como também é permitida 1 hora para a tréplica da defesa.

Quanto tempo dura um julgamento com júri?

É importante ressaltar que um julgamento não tem tempo de duração fixo, podendo durar dias. Cabe ao juiz determinar as interrupções necessárias, seja para repouso ou refeição dos participantes da sessão, ou para proferir a sentença, sempre mantida a incomunicabilidade entre os jurados.

Como fazer uma boa defesa no Tribunal do Júri?

Seja claro, conciso e persuasivo ao apresentar argumentos para o júri. Utilize recursos visuais, como gráficos e demonstrações, quando apropriado. Estabeleça uma Relação com o Réu: Construa um relacionamento de confiança com seu cliente, o réu. Isso facilitará a colaboração e o entendimento das circunstâncias do caso.

Quantos são os jurados no Tribunal do Júri?

O Tribunal do Júri é composto por 1 (um) juiz e por 25 (vinte e cinco) jurados que serão sorteados dentre os alistados, 7 (sete) dos quais constituirão o Conselho de Sentença, em cada sessão de julgamento.

Como agir na primeira audiência?

Seguem 9 dicas que podem ajudar:
  1. ESTUDE MUITO. Você deve saber o caso de trás para a frente. ...
  2. FAÇA ANOTAÇÕES. ...
  3. CONFIRME COM O SEU CLIENTE. ...
  4. PREPARE UMA PROCURAÇÃO / SUBSTABELECIMENTO. ...
  5. CHEGUE ANTES. ...
  6. VERIFIQUE A PAUTA. ...
  7. ASSISTA ALGUMAS AUDIÊNCIAS. ...
  8. CONVERSE COM O SEU CLIENTE.

Como falar na frente de um juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

Qual a ordem das testemunhas?

Como se observa, o art. 400 do CPP diz qual é a ordem de oitiva das testemunhas, afirmando que serão ouvidas as testemunhas da acusação e, em seguida, as da defesa.

Que tipo de pergunta devemos fazer para as testemunhas?

Faça perguntas diretas

Se o seu objetivo é saber o que a testemunha viu pergunte isso a ela: “O que você viu?”. Não fique fazendo rodeios e perguntas retóricas, induzindo a testemunha a responder algo. Por exemplo: “Então você não viu isso acontecendo, né?”

O que um Júri fala?

Assim, o júri responde quesitos sobre materialidade do crime (se o delito aconteceu), autoria (se o acusado cometeu o delito que lhe está sendo imputado), se o acusado deve ser absolvido, causas de diminuição da pena e atenuantes, causas de aumento e qualificadoras etc.

É obrigado a chamar juiz de excelência?

Afinal, é obrigatório se referir a um juiz como Excelência? Não. Por mais que o cargo de juiz exija certa formalidade, o simples fato de não usar a palavra "Excelência" não é motivo para expulsar alguém de uma audiência ou puni-la, explica Thiago Bottino, professor de direito na FGV (Fundação Getulio Vargas) Rio.

Quando o juiz poderá absolver o réu?

O mesmo diploma legal, em seu artigo 415, também prevê que o acusado pode ser sumariamente absolvido quando: 1) for provado que o fato não ocorreu; 2) houver prova de que o acusado não praticou o crime; 3) o fato não constituir infração penal; 4) for demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Artigo anterior
Qual a vida útil de um EPI?
Artigo seguinte
Qual é o animal que nunca desiste?