Quando é tiro de meta no futebol?

Perguntado por: Cláudia Érica Guerreiro Ribeiro  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)

Se concederá um tiro de meta quando: - a bola tenha ultrapassado em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por último um jogador da equipe atacante, e não tenha marcado um gol conforme a Regra 10.

Quando ocorre um tiro de meta no futebol?

O tiro de meta consiste no momento em que um jogador, geralmente o goleiro, chuta a bola de sua meta para reiniciar a partida. O tiro de gol - como é conhecido no Rio Grande do Sul - é concedido quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo depois de ter tocado um jogador da equipe atacante.

O que é considerado um tiro de meta?

O tiro de meta se configura como o momento em que o goleiro ou outro jogador repõe a bola em jogo a partir da pequena área. Por conta do local onde esse lance ocorre, entre outras coisas, em algumas equipes o mesmo é negligenciado do ponto de vista organizacional e estratégico.

Como funciona o tiro de meta?

Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol por fora da baliza. É executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro, dentro de sua área do gol.

Quando e como deve ser cobrado um tiro de meta?

É cobrado quando a bola sai ao fundo da quadra tocada pelo ataque adversário. Assim, o goleiro é que cobra o tiro de meta.

Saída de bola 6x6 + goleiro

45 questões relacionadas encontradas

O que não pode fazer no tiro de meta?

Não se pode marcar gols a partir de um tiro de meta. Os jogadores adversários devem estar fora da grande área até que o chute tenha sido transferido. Se o jogador que cobrar o tiro de meta tocar na bola antes de outro fora da grande área, será cobrado um tiro livre indireto.

Onde é cobrado o tiro de meta no jogo de futebol?

Regra 16: Tiro de meta

O tiro de meta ou pontapé de balizaé um dos métodos para reiniciar-se a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.

Pode cobrar tiro de meta com a mão no futebol?

Mão na Bola no Futebol é uma falta de Tiro Livre Direto, ou seja, pode ser cobrada diretamente para a meta adversária. Normalmente cobrado pelo goleiro, o tiro de meta é uma das formas de recomeçar o jogo e acontece quando a bola sai de campo completamente tendo sido tocada por último pelo jogador atacante.

Pode cobrar tiro de meta com a mão?

O TIRO de meta É executado com os pés, com a bola parada, por qualquer atleta (inclusive o goleiro), de qualquer ponto da área, sendo que a bola entrará em jogo tão logo ultrapasse as linhas da área de meta.

Qual a regra 17 do futebol?

Paulo - Regra 17 - Escanteio: Tiro de canto permite lançamentos pelo alto na boca do gol - 09/06/98. Quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, pelo chão ou pelo ar, sendo tocada por algum atleta da equipe defensora, será concedido um escanteio para a equipe atacante.

Quem pode cobrar o tiro de meta?

A cobrança do tiro de meta não pode ser impedida por outro atleta e se a boça entrar no gol adversário, é gol. Além do goleiro, qualquer outro jogador pode bater o tiro de meta.

Quem faz a cobrança do tiro de meta?

O tiro de meta é sempre executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro. É concedido em situações em que um jogador da equipe adversária invadir a área do gol ou tocar a bola enquanto ela está parada ou rolando dentro da área de gol.

O que é permitido ao goleiro na cobrança do tiro de meta?

- 2019: na cobrança do tiro de meta a bola não precisa mais sair da área para entrar em jogo; - 2019: na cobrança de pênalti é permitido ao goleiro manter apenas um pé sobre a linha de meta.

O que diz a regra 18 do futebol?

O árbitro brasileiro interrompe mais o jogo, interpreta qualquer contato físico do atacante com o zagueiro como faltoso. Os árbitros dos demais países latino-americanos têm conceito diferente na regra da falta.

Qual é a regra 10 do futebol?

Regra 10: contagem de gols

O gol só é válido quando a bola ultrapassa inteiramente a linha da meta ou quando não há irregularidades no lance (cabe ao árbitro interpretar o lance). Os bandeirinhas também podem decidir, se tiverem enxergado algo que o árbitro não viu no lance.

Quais são as 7 regras básicas do futebol?

Veja as 7 mudanças nas regras do futebol que passam a valer a partir deste julho
  • 1- Goleiro em pênaltis. ...
  • 2- Cartão para o treinador. ...
  • 3 - Acréscimos. ...
  • 4 - Invasão de campo. ...
  • 5 - Impedimentos. ...
  • 6 - Árbitro reserva. ...
  • 7 - Cartão vermelho.

Qual é a nova regra do pênalti?

Por fim, a IFAB também promoveu mudanças no que diz respeito à invasão da área no momento do pênalti. No ataque, nenhum companheiro do cobrador pode invadir a área para ter vantagem na disputa. Nesse caso, será marcado tiro livre indireto. Se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida.

Pode cobrar tiro de meta para trás?

é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

Qual é a regra 15 do futebol?

Paulo - Regra 15 - Lateral: Se a bola sai por um dos lados, deve ser lançada com a mão - 09/06/98. Durante o jogo, quando a bola sair por uma das linhas laterais, pelo chão ou pelo ar, ela deve ser colocada em campo por um jogador adversário ao do time que tocou na bola por último, a partir do ponto de onde ela saiu.

O que diz a regra 12 do futebol?

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

O que acontece se recuar a bola para o goleiro?

Quando o recuo for INTENCIONAL, deverá ser marcada a infração, caso o goleiro toque a bola com as mãos. Quando o recuo for ACIDENTAL, não haverá infração se o goleiro pegar a bola com as mãos dentro da sua área.

Quando mão não é pênalti?

No caso de mão na bola acidental em jogadas ofensivas, só serão penalizadas situações que resultaram em um gol direto envolvendo o autor do gol. As novas regras foram anunciadas em abril de 2021 e são válidas para ligas de futebol em todo mundo.

Pode fazer um gol sem a chuteira?

Chuteira é item não-obrigatório e esquema de uniformes; 'Regra 18' explica norma 4 do futebol | Blogs - ESPN.

Qual o tempo que o goleiro pode ficar com a bola na mão?

Com o intuito de tornar o futebol mais divertido, mais ofensivo, sem a conhecida “cera” para se ganhar tempo, duas das grandes mudanças, mais recentes, ocorreram em 1992, sobre a proibição do recuo, e em 2000, com os 6 segundos de posse de bola com as mãos, onde ajudaram a mudar o comportamento dos goleiros em campo.

Pode tirar a bola da mão do goleiro?

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

Artigo anterior
O que é fuzil no FF?
Artigo seguinte
O que aconteceu com o Samsung Cloud?