Quem está em estágio probatório pode pedir remoção?

Perguntado por: Mafalda Cátia Moreira Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

Já no âmbito federal, no Estatuto dos servidores civis federais (Lei nº 8.112/90) não há nenhum artigo que proíba expressamente a remoção de servidor público em estágio probatório.

Quais licenças O servidor em estágio probatório pode tirar?

81 da Lei 8.112/90, as seguintes licenças:
  • por motivo de doença em pessoa da família;
  • por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
  • para o serviço militar;
  • para atividade política;
  • para capacitação;
  • para tratar de interesses particulares;
  • para desempenho de mandato classista.

O que não se pode fazer no estágio probatório?

No entanto, dentre essas possibilidades de afastamento, o servidor em estágio probatório não tem direito às seguinte licenças:
  • para capacitação;
  • para tratar de interesses particulares; e.
  • exercer mandato classista.

Quem está em estágio probatório pode fazer permuta?

O servidor em estágio probatório também pode requerer a remoção por permuta. O que irá distinguir os requerentes, em caso de empate, serão critérios como tempo de serviço público, tempo de serviço no órgão, período transcorrido desde a última remoção, se for o caso, entre outros.

Quem pode pedir remoção?

A lei autoriza que o servidor possa solicitar a remoção por motivo de saúde, mesmo que não exista interesse da administração ou existência de vaga na lotação de destino.

10/09/2021 - Remoção em estágio probatório

37 questões relacionadas encontradas

Como se faz um pedido de remoção?

A remoção pode ser feita à pedido ou de ofício por interesse da administração pública. A remoção à pedido do servidor, é analisada por parte da administração pública, que diante de sua margem de discricionariedade, julga se o ato é considerado oportuno e conveniente.

Como funciona o processo de remoção?

A Remoção é o processo por meio do qual os servidores efetivos (Professores e Funcionários) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) solicitam seu deslocamento de uma instituição de ensino para outra, resultando na mudança de lotação, desde que exista vaga.

Pode ceder servidor em estágio probatório?

Ao servidor em estágio probatório é permitida a cessão para outro órgão, desde que para exercer cargo de natureza especial ou equivalente. Tanto a Lei Distrital 3.648/2005 quanto o Decreto 26.373/2005 admitem.

O que é permuta no serviço público?

Parágrafo Único - Entende-se permuta a troca de servidores que ocupem o mesmo cargo ou similar, entre órgãos públicos, mantido o vínculo existente entre o Município e o seu respectivo servidor.

Quantas faltas pode ter no estágio probatório?

– De 1 (uma) a 3 (três) faltas injustificadas subtrai 2,00 (dois) pontos da nota avaliação de desempenho do período; – Acima de 3 (três) faltas injustificadas subtrai 3,50 (três e cinquenta) pontos da nota da avaliação de desempenho do período.

O que é avaliado no estágio Probatorio?

A avaliação de estágio probatório é a ferramenta de gestão que permite avaliar se o novo servidor está apto para adquirir a estabilidade em seu cargo efetivo. Nos primeiros três anos de efetivo exercício, os servidores são avaliados em requisitos relacionados a assiduidade, disciplina, eficiência e idoneidade moral.

Como ser aprovado no estágio probatório?

Aprovação em concurso público; Nomeação em cargo de provimento efetivo; Período de três anos no cargo efetivo (primeiro estágio probatório); Aprovação nas avaliações de desempenho.

O que acontece no estágio probatório?

Estágio probatório ou estágio de formação é o período/processo que visa aferir se o servidor público possui aptidão e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por força de concurso público.

Quem está em estágio probatório pode tirar licença sem vencimento?

É a licença sem remuneração que poderá ser concedida ao servidor estável, ou seja, após o cumprimento do período do estágio probatório, para tratar de assuntos particulares, a critério da Administração, com a duração máxima de até 2 (dois) anos consecutivos.

Quem tem direito à licença capacitação?

O servidor, a cada cinco anos de efetivo exercício, tem direito a licença remunerada não-cumulativa para realizar ação de capacitação por até noventa dias. O Decreto n.º 9.991, de 28 de agosto de 2019, estipula as ações de capacitação passíveis desta licença, bem como outras orientações.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

"Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Como funciona a lei da permuta?

I - salvo disposição em contrário, cada um dos contratantes pagará por metade as despesas com o instrumento da troca; II - é anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cônjuge do alienante.

O que é transferência por permuta?

Segundo o dicionário da língua portuguesa, permutar é uma “troca recíproca”; “um acordo em que as partes trocam entre si propriedades, bens; transferência mútua de alguma coisa entre seus respectivos proprietários”.

O que é permuta de professores?

Permuta de uma Unidade para outra: realizada entre Professores titulares, sediados em Unidades diferentes, possibilitando a troca de Unidade, de período e/ou modalidade de ensino.

Quanto tempo um servidor pode ficar cedido?

Quanto tempo um servidor pode ficar cedido

O período pelo qual o servidor poderá permanecer cedido é por prazo indeterminado.

Quem é servidor público pode estagiar?

Sim. De acordo com o Decreto Municipal 56.760/2016, o servidor público municipal pode participar do Programa de Estágio desde que comprove dentre outros requisitos a compatibilidade de horário entre sua jornada normal de trabalho, o estágio e a presença no curso.

Quais os direitos de um servidor cedido?

Afirmou que ao servidor cedido são assegurados todos os direitos referentes ao exercício do cargo efetivo durante o período da cessão e que a restrição de concessão do regime especial opcional de trabalho de quarenta horas semanais não é aplicada aos servidores ocupantes de cargoem comissão.

Qual a diferença de remoção e transferência?

"Há distinção entre transferência e remoção. Na primeira, o funcionário muda de um para outro cargo. A remoção é o simples deslocamento do funcionário de uma repartição para outra, de um órgão para outro.

O que é ato de remoção?

A remoção é o ato de deslocamento do servidor público, com ou sem mudança de sede. Ele pode ser provocado por pedido do próprio funcionário ou de ofício pela Administração Pública.

Qual a diferença entre retencao e remoção?

A grande diferença entre retenção e remoção do veículo é que a primeira medida é apenas uma imobilização do veículo para sanar a irregularidade. Já a remoção prevê o deslocamento do veículo, por meio de um guincho, para depósito fixado pela autoridade de trânsito.

Artigo anterior
Como a insulina age no organismo?
Artigo seguinte
Porque o osso do meu pulso e saltado?