Quem escreveu a lei do espelho?

Perguntado por: Verónica Mariana Anjos Amaral  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

Yoshinori Noguchi reconstrói essa lei em seu livro The Mirror Rule ( A lei do Espelho). Esse autor nos coloca diante de um espelho para que possamos confrontar nosso mundo interior.

Qual é a lei do espelho?

A Lei do Espelho determina que nosso inconsciente, impulsionado pela projeção psicológica que realizamos durante esse momento, nos faz pensar que o defeito ou desagrado que percebemos nos outros existe somente “lá fora”, não em nós mesmos. Essa projeção é um mecanismo de defesa.

Qual é o segredo do espelho?

Algumas culturas acreditavam que os espelhos refletiam uma "natureza interior", ou a alma da pessoa. Esta crença antiga está na origem da lenda segundo a qual vampiros e outros demônios não têm reflexo no espelho - o que aconteceria pelo fato desses seres, mortos-vivos, não terem uma alma.

Qual é a função de um espelho?

Ao rebater a luz natural, o espelho amplia a luminosidade ambiente. Mas não é só isso: podemos usá-lo também para personalizar a iluminação, manipulando as luzes de maneira ideal para atender às nossas necessidades.

O que mais incomoda no outro?

Tudo o que me incomoda no outro, na verdade existe em mim e só me incomoda porque é um reflexo do que há em mim. O outro serve como um espelho para o que não queremos enxergar e assumir em nós mesmos. Pode ser difícil encarar essa verdade; por outro lado, pode ser uma forma de encontrar uma solução.

SANDRA D´ADDONA | A LEI DO ESPELHO

22 questões relacionadas encontradas

O que mais te irrita nos outros?

É comum percebemos nas outras pessoas comportamentos e discursos que não gostamos. Tais questões podem causar um leve incômodo, mal-estar, raiva, enfim, fazem surgir sentimentos não bons dentro de nós. No nosso cotidiano estabelecemos relações e, no contato com o outro, passamos por situações como as citadas acima.

O que vemos no outro?

A lei do espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando ocorre essa situação estamos colocando nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa que é captada por nossos sentidos.

O que o espelho faz no ambiente?

A decoração com espelhos ajuda a ampliar o ambiente, deixando-o visualmente maior e com mais profundidade. Da mesma forma, os espelhos refletem a luz natural ou artificial, criando novos pontos de luz e aumentando a iluminação geral do cômodo.

Quais são os tipos de espelhos e suas funções?

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:
  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

O que é um espelho na física?

Na física, consideramos um espelho uma superfície muito lisa e com alto índice de reflexão da luz. Provavelmente foi nossa imagem na superfície da água que inspirou a construção dos primeiros espelhos, feitos de cobre e, com o tempo foram utilizados outros materiais para sua fabricação, como por exemplo, a prata.

Porque não é bom ter espelho no quarto?

Em um quarto de dormir, seja de casal ou solteiro, o espelho não pode de forma alguma refletir a cama e quarto como um todo. Um espelho exposto no quarto irá alterar o equilíbrio energético do ambiente e deixar as pessoas com seu sono alterado para pior. Muitas pessoas ficam estressadas, dormem mal, têm insônia, etc.

Porque não pode dormir em frente ao espelho?

Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

O que significa um espelho cair sozinho?

O que significa espelho quebrando sozinho? Quebrar um espelho quebrar é algo muito fácil de acontecer e nem sempre tem que significar um mau pressentimento. Os acidentes acontecem e o melhor para evitar que o azar chegue a você de forma imediata é pensar sempre positivo e com otimismo.

Como usar a lei do espelho?

A lei do espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando ocorre essa situação estamos colocando nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa que é captada por nossos sentidos.

O que é comportamento espelho?

O cérebro humano tem a capacidade de simular determinadas ações. De acordo com o neurobiólogo, Giacomo Rizzolatti, tal processo é feito por um grupo de células, denominadas neurônios espelhos, que tendem a refletir a atividade a qual estamos observando.

Quais são os tipos de espelhos?

Existem dois tipos de espelhos esféricos, os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Enquanto os espelhos côncavos convergem a luz refletida, os convexos divergem-na. Tanto um quanto o outro apresentam elementos geométricos em comum — vértice, ponto focal e centro de curvatura.

Qual a diferença entre espelhos côncavos e convexos?

Se a parte espelhada for interna, o espelho chama-se côncavo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se a parte espelhada for externa, então o espelho é convexo.

Qual a diferença entre espelho bisotado é lapidado?

Diferenças entre bisotado, facetado e lapidado

Facetado: outro nome que se dá ao bisotado, em que é criada uma borda no item. Lapidado: a peça é cortada e passa por um processo para lapidar suas bordas, de modo que estas não fiquem cortantes ao tato.

Qual a função do vidro em um espelho?

Na frente do metal fica uma camada de vidro, que dá solidez ao espelho e protege a película metálica contra riscos que distorçam a reflexão dos raios de luz. Um bom espelho reflete 90% dos raios de luz que incidem sobre ele.

Como deixar o ambiente mais amplo?

Há outras maneiras, no entanto, de aumentar a amplitude dos ambientes. O uso de cores claras (de preferência branca) no teto, rodapé e guarnições de portas e janelas iluminam o local, mesmo se as paredes tiverem outra tonalidade. Já um tom escuro na parede de fundo tende a dar a impressão de mais profundidade.

Qual o significado do espelho na psicologia?

A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.

O que falamos sobre o outro revela mais de nós do que do outro?

Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Se a sentença foi realmente proferida por Freud, não se sabe.

O que é projetar no outro?

Em psicologia, projecção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s).

O que projetamos nos outros?

Todos nós temos as nossas sombras, que decorrem dos registros do inconsciente. Essa lei é a chamada “lei da projeção”. Nós projetamos nas outras pessoas aquilo que temos de positivo em nós, mas também aquilo que temos de negativo.

O que mais me irrita em uma pessoa?

As coisas que mais nos irritam e como reagimos a elas

Quando perguntamos isso em uma pergunta aberta, descobrimos que as respostas variam muito: Barulho, pessoas interrompendo, deixar as luzes acesas e usar o telefone demais são apenas alguns dos aborrecimentos mais comuns. “Fico frustrado e saio.” “Eu viro os olhos.”

Artigo anterior
Quem teve mais escravos no mundo?
Artigo seguinte
Quando e como surgiu a metodologia Seis Sigma?