Quem eram os cidadãos metecos e escravos?
Perguntado por: Benjamim Castro Sousa | Última atualização: 14. März 2022Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam.
Quem eram os chamados metecos?
Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. ... Os metecos estavam excluídos dos direitos políticos, não sendo considerados cidadãos, e estavam proibidos de casarem com mulheres atenienses.
Qual era a função dos metecos?
Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. ... Tinham também de pagar uma taxa (imposto de residência) para viverem em Atenas, como também tinham de pagar para poder trabalhar. Também cumpriam serviço militar tal como os cidadãos e eram considerados homens livres.
O que eram os Georgóis?
Georgóis: pequenos proprietários, também livres e considerados cidadãos; Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; ... Não possuíam direito à participação política.
Quem eram os escravos na sociedade grega?
Os escravos eram os prisioneiros de guerra ou condenados por algum crime; um ultimo motivo para a escravização (que existiu como prática apenas até 594 a.C.) era por pagamento de dívidas; nesse caso, até mesmo um cidadão poderia virar escravo, reduzido socialmente à referida condição junto com seus filhos.
democr ateniense
Quem foram os escravos?
É considerado escravidão o regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração. Além disso, as pessoas escravizadas têm suas liberdades tolhidas, pois são consideradas propriedades de seus senhores, podendo ser vendidas ou trocadas como mercadorias.
O que os escravos faziam na Grécia?
Eles trabalhavam na mineração, no artesanato e até nos serviços domésticos. Os escravos podiam vir a ser libertados.
O que são os hilotas?
Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.
O que eram os demiurgos em Atenas?
Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis e também queriam participar delas. ... O resto da população continuou excluída das decisões políticas da pólis. A situação em Atenas não era nada calma com a pressão constante dos excluídos.
O que era a sociedade ateniense?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos.
Quais os direitos e deveres dos metecos?
b) Cabia aos metecos o dever de cumprir as leis e de pagar os tributos. Entre seus direitos, destacava-se exercer atividades ligadas ao comércio e ao artesanato.
Qual é a diferença entre Esparciatas e metecos?
Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. ... Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos.
Qual é o significado da palavra metecos?
Nome dado em Atenas aos estrangeiros que haviam fixado residência nesta cidade. 2. [Por extensão] Estrangeiro domiciliado num país.
Qual o nome dos estrangeiros em Atenas?
Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era a) fratrias.
Como eram chamados os estrangeiros na Grécia Antiga?
Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. ... Depois de 330 anos a.C., um dialeto comum chamado coiné desenvolveu-se a partir do primitivo dialeto falado em Atenas. Vários invasores penetraram na Grécia Antiga, mudando a língua e os costumes gregos. Na Grécia, a pobreza é sempre uma hóspede; (Heródoto).
Qual era o nome dado aos estrangeiros?
A sociedade em Atenas era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
Qual era a principal atividade econômica da cidade de Atenas?
A economia ateniense na Grécia Antiga era baseada, principalmente, na agricultura e no comércio marítimo. - A agricultura também era muito importante na Atenas Antiga. Uvas e azeitonas eram os destaques da produção agrícola. Porém, também cultivavam o trigo e a cevada.
Qual era a base da economia de Atenas?
A agricultura, de subsistência, era o centro da economia grega, assente na produção de cereais, azeitonas e uvas, encaminhadas para o comércio interno. A produção especializada de Atenas ou de Mileto, o centro produtor de lã, eram casos isolados no panorama desta economia agrícola.
Quem eram os hilotas e em que eles trabalhavam?
Os hilotas (do grego heílotai ou heílotes, “conquistado”, “prisioneiro”) eram os servos de Esparta, indivíduos não cidadãos, presos à terra e propriedade do Estado. Eram, assim, escravos públicos a serviço da comunidade espartana. ... Os hilotas cultivavam a terra dos espartanos e dela tiravam seu sustento.
Como surgiram os hilotas?
Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos. Os espartanos tornaram-se grandes proprietários de terras. ... Mesmo que a relação entre hilotas e espartanos seja de dominação, eles não eram considerados escravos.
Onde moravam os hilotas?
Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.
Qual era o trabalho dos escravos?
Os escravos faziam diferentes trabalhos. A maioria trabalhava em fazendas. Muitos cozinhavam, limpavam, cuidavam de crianças e faziam outros trabalhos caseiros para as famílias a que pertenciam. Outros trabalhavam para que seus donos ganhassem dinheiro.
Quais os trabalhos realizados pelos escravos?
O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividades desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.
Como que viviam os escravos?
Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala. Além disso, eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente.
O que é discriminação de exemplos?
Quais são as principais características do sistema 4x2?