Quem é responsável pelo controle da dengue?

Perguntado por: Constança Jesus Lopes  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Um parceiro importante no controle da dengue é o Agente de Controle de Endemias (ACE), também denominado de Agente de Vigilância Ambiental, de Zoonoses, entre outros. Este profissional é responsável pela eliminação de criadouros de difícil acesso, como caixas d'água, ou pelo uso de larvicidas (biológicos ou químicos).

Quem cuida do controle da dengue?

A mobilização da população para eliminar os criadouros do mosquito é fundamental para prevenir e controlar a dengue. Esta mobilização é parte importante do trabalho do Agente Comunitário de Saúde.

De quem é a responsabilidade de combater a dengue?

É certo, também, que a responsabilidade pelo combate ao mosquito é de todos, ou seja, dos órgãos públicos e da população de um modo geral. Em que pese a responsabilidade seja solidária, a dengue gera um grande problema de saúde pública que, por sua vez, é responsabilidade exclusiva do Estado.

Qual secretaria cuida da dengue?

Dengue - Secretaria da Saúde - Governo do Estado de São Paulo.

Como as autoridades de saúde atuam no controle da dengue?

- Notificar os casos suspeitos de dengue, informando a equipe da Unidade Básica de Saúde; - Encaminhar ao setor competente a ficha de notificação da dengue, conforme a estratégia local; - Participar de reuniões com autoridades e a comunidade.

Dengue - Atribuições do Agente Comunitária de Saúde e do Agente de Combate a Endemias

39 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da população e dos órgãos governamentais no combate à dengue?

O papel do agente é fundamental para o combate, assim como o da população em receber os profissionais durante as visitas, para identificação de possíveis criadouros. Recolher o lixo e virar os pratos de plantas são considerados controles eficazes de remoção do foco.

Como a Vigilância epidemiológica atua na dengue?

A vigilância epidemiológica da dengue no PNCD está baseada em quatro subcomponentes: • Vigilância de casos; • Vigilância laboratorial; • Vigilância em áreas de fronteira; • Vigilância entomológica. O objetivo desse subcomponente é a detecção em momento oportuno dos casos e orientar as medidas de controle apropriadas.

Para quem denunciar dengue?

Solicitação somente via Disk Dengue: 0800-195-565, 4365-3349 / 4367-3306 / 4368-8153.

Onde ligar para denunciar dengue?

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): telefone 0800-771-0963), Whatsapp (11) 40595892 e e-mail ccz@diadema.sp.gov.br.

Onde denunciar risco de dengue?

Acesse a ferramenta em http://www.saude.sp.gov.br. O internauta será direcionado para uma página com um mapa onde poderá registrar o endereço de potenciais criadouros do Aedes. Basta clicar no botão "Denunciar foco", no menu lateral à direita da página.

Por que o Ministério da saúde tem que se preocupar com a dengue?

O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Quais são as medidas de controle da dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...

Qual vigilância é responsável pelo controle de doenças como dengue e Zika em um município?

Além das ações de rotina, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que a prefeitura realiza, ações de conscientização, prevenção e preparação para a sazonalidade da Dengue na Cidade.

Quem trabalha com dengue?

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são responsáveis pelas ações de prevenção e controle da dengue.

Qual é a fase mais perigosa da dengue?

Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser a fase mais perigosa da dengue.

Quais as ações realizadas pela equipe de vigilância em saúde frente ao caso de dengue?

A vigilância epidemiológica da dengue no Estado tem como objetivo evitar o surgimento de infecções em áreas livres de circulação, detectar precocemente a transmissão e a ocorrência de casos e epidemias, reduzir a letalidade das formas graves da doença e monitorar os sorotipos virais em circulação.

Como fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária?

pelo telefone 156: Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC da Prefeitura).

Como proceder em caso de dengue?

Paracetamol e dipirona são indicados

Ambos podem ser usados com segurança e ajudam a amenizar as dores e mal-estar provocados pela dengue.

O que fazer em caso de suspeita de dengue?

Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica. SER DERROTADO POR UM MOSQUITO.

Quando procurar atendimento dengue?

Quando procurar atendimento? Caso tenha febre e mais dois dos sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima imediatamente.

Como denunciar dengue em Juiz de Fora?

Através do aplicativo, a denúncia é feita via preenchimento de formulário, com o fornecimento de informações como o CEP, endereço e demais locais de referência, além do telefone de contato e e-mail para recebimento de atualizações.

Quem é responsável pela vigilância epidemiológica?

4º O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é da responsabilidade institucional do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios Federais.

Quais são as três fases da dengue?

Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

Quem realiza a vigilância epidemiológica?

As instituições envolvidas na vigilância epidemiológica estadual são os laboratórios centrais de saúde pública, as secretarias estaduais e municipais de saúde e as unidades de saúde como um todo.

Qual é o objetivo do Programa Nacional de Controle da dengue?

Os objetivos do PNCD são: 1) Reduzir a infestação pelo Aedes aegypti; 2) Reduzir a incidência da dengue; 3) Reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue.

Artigo anterior
O que mede o Condutivimetro?
Artigo seguinte
Qual o valor para emitir uma ART?