O que é discurso textual?

Perguntado por: Fábio Maia de Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

Discurso é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto.

O que é um discurso textual?

Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.

Quais são os três tipos de discursos?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens.

O que é discurso no texto narrativo?

Tipos de discurso narrativo

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.

O que é discurso do personagem?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre discurso e narrativa?

Narrativa é uma análise maior sobre determinado problema, que aponta diagnóstico e tratamento. É construída em textos maiores, com argumentações, citações, referências históricas. Discurso é a apresentação curta dessa narrativa em determinado momento.

Quais são os tipos de discursos?

Existem três tipos de discurso: o discurso direto; o discurso indireto; o discurso indireto livre.
...
Passagem do discurso direto para discurso indireto
  • nas pessoas do discurso;
  • nos tempos verbais;
  • na pontuação das frases;
  • nos advérbios e adjuntos adverbiais.

Quais os principais tipos de discursos textuais?

Tipos de discursos textuais
  • Discurso direto. O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
  • Discurso indireto. O narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso indireto livre.

O que é o discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Quais as características do texto discursivo?

Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.

Como se faz um discurso?

Como escrever o discurso de acordo com um objetivo?
  1. Escolha as palavras certas. Ao fazer um discurso, é muito importante que você use as palavras estrategicamente colocadas para conduzir a compreensão de quem escuta. ...
  2. Aponte as palavras de peso maior. ...
  3. Demarque as pausas.

Como fazer um discurso exemplo?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

O que é um discurso indireto exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é o discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

O que é um texto indireto?

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

São gêneros textuais?

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.

O que é discurso direto e indireto com exemplos?

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.

Qual a diferença entre discurso indireto e discurso indireto livre?

O discurso indireto se distingue do discurso indireto livre porque nele ocorre a intervenção do narrador na voz das personagens. No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho.

Quais são os elementos de uma narrativa?

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

O que é o narrador onisciente?

Narrador onisciente

É um narrador em terceira pessoa e tem total conhecimento dos fatos e dos personagens.

Como fazer uma narrativa de ficção?

Os elementos da narrativa ficcional
  1. – Enredo: “enredar” significa “tecer”. ...
  2. – Narrador: é aquele que narra os acontecimentos. ...
  3. – Personagens: São os seres que atuam, que vivem aqueles acontecimentos. ...
  4. – Tempo: é o momento e/ou a época em que os fatos acontecem.

Quais as características do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

São características do discurso indireto?

As principais características do discurso indireto são:
  • É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador;
  • A narração é sempre feita na 3. ...
  • Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor;

Quais as etapas de um discurso?

4 “O discurso retórico possui quatro pilares, correspondentes às etapas de organização do discurso: invenção, disposição, elocução e ação.

Qual a estrutura de um discurso?

A descrição apresenta três passos básicos: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

Artigo anterior
Quantos por cento do CUB e mão de obra?
Artigo seguinte
Como é feita a cirurgia de AVC na cabeça?