Como fazer uma declaração de Vacancia?

Perguntado por: Lia Pinheiro Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Requer VACÂNCIA POR POSSE EM CARGO INACUMULÁVEL, nos termos do Arts. 33, Inciso VIII, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a partir de __/__/_____ (1º dia após o último dia trabalhado), tendo em vista minha posse no órgão ____________ que ocorrerá em __/__/____.

Como Fazer Declaração de Vacancia?

Nome:_______________________________________________________ CPF nº ______________________ Matrícula nº _____________________ Órgão:________________________________________ vem requerer de Vossa Excelência a declaração de VACÂNCIA do cargo __________________________________a partir de ____/____/______, em razão de ...

O que é uma declaração de vacância?

É declarado vago o cargo do servidor por motivo de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulável. Ser servidor público e nos casos de posse em cargo inacumulável, ter sido aprovado em concurso público e nomeado.

Quanto tempo dura a vacância?

É preciso, ainda, ressaltar dois pontos importantes acerca do "pedido de vacância". Primeiramente, a "suspensão" do vínculo com o antigo cargo tem prazo determinado: os três anos do estágio probatório no cargo de destino.

Como funciona a vacância no serviço público?

O que é vacância de cargo público? Todo emprego público pode ser declarado vago por motivo de extinção do vínculo de trabalho ou modificação dessa relação entre os servidores e a Administração Pública. A palavra vacância pode ser entendida como “vago”.

Vacância no concurso público: o que é e como funciona?

22 questões relacionadas encontradas

Como pedir vacância de cargo público?

DOCUMENTAÇÃO
  1. Formulário do SEI – Pedido de vacância;
  2. Cópia do Diário Oficial, constando o ato de nomeação do servidor em novo cargo público.
  3. Certidão negativa patrimonial que deverá solicitada junto ao Setor de patrimônio;

Quem está em estágio Probatorio pode pedir Vacancia?

A servidor não estável pode ser concedida a vacância decorrente de posse em outro cargo inacumulável. Contudo, esse ato não autoriza a recondução, que somente é permitida ao servidor estável, em decorrência de inabilidade em estágio probatório no novo cargo.

Quando posso pedir vacância?

Servidor público estatutário pode solicitar a declaração de vacância do seu cargo ao tomar posse em outro cargo não acumulável, desde que essa hipótese esteja expressamente prevista na legislação estatutária à qual ele se submete como uma das situações que resultam em vacância de cargo.

Quem tem direito a vacância?

Quando o cargo público está vago ou desocupado, fala-se cargo vacante. Em nossa legislação, ocorre a vacância de cargo público nas seguintes hipóteses: exoneração; demissão; promoção; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável; falecimento.

Quando pedir Vacancia?

Quando o órgão no qual o servidor será empossado for da mesma esfera administrativa (Federal), deverá ser elaborada Portaria de Vacância, por motivo de posse em cargo público inacumulável. 4. Nos dois casos, vacância e exoneração deverão constar na portaria que o ato se deu devido à posse em cargo público inacumulável.

Quando devo pedir exoneração de um cargo para assumir outro?

Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público. O que acontece na maioria das vezes é pedir exoneração do cargo atual para tomar posse em outro cargo, para o qual foi aprovado em concurso público.

Como sair de um cargo público para outro?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

O que precisa para pedir exoneração?

Como pedir exoneração de cargo público municipal?
  1. cópia do documento de identificação oficial;
  2. cópia da certidão de casamento ou divórcio, se houver;
  3. cópia do termo de desligamento — que deve ser lavrado na unidade de exercício do funcionário, comprovando a data do seu afastamento;
  4. cópia do último contracheque;

Quanto tempo demora um pedido de exoneração?

Conforme previsto na LC 263/80, o servidor público pede a exoneração, deverá aguardar, em serviço, pelo prazo de 15 dias para que a tenha efetivamente concedida. Mas este prazo pode ser dispensado se não houver prejuízo ao serviço público. Diferentemente ocorre com a exoneração de cargo em comissão.

Como é o processo de exoneração?

Na exoneração, ocorre o desligamento do servidor pela administração pública ou a pedido do próprio funcionário. Então, a exoneração não acontece para punir o servidor público. O mais comum é que a exoneração aconteça nos cargos em comissão ou por pedido do servidor efetivo.

Quem pode ser exonerado?

Os casos mais conhecidos são relacionados à corrupção ativa, corrupção passiva e, ainda, à corrupção ativa em conjunto à passiva. Veja aqui mais detalhes. Com essas práticas, o funcionário também será demitido da administração pública.

Qual a diferença entre vacância e exoneração?

33. No caso da vacância, o servidor mantém o vinculo funcional com o cargo anterior, até o final do estágio probatório do novo cargo. 2) Exoneração? A exoneração, é o desligamento voluntário do servidor ou então a sua dispensa de forma não punitiva.

Quem já é concursado pode fazer outro concurso?

Dúvida recorrente de muitos interessados em prestar concurso público a qual tem uma única resposta: Sim, não há qualquer impedimento para que alguém que já ocupe um cargo público prestar um outro concurso.

Quem é exonerado pode voltar ao cargo?

A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.

Quando é configurado um caso passível de exoneração de ofício?

Para exoneração de ofício: a) Quando não satisfeitas às condições do estágio probatório. b) Quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Como funciona a licença interesse?

O QUE É A licença para tratar de interesses particulares é uma licença não remunerada concedida ao servidor estável, observado o interesse da Administração, pelo prazo de até 3 (três) anos consecutivos.

Quem tem direito a recondução?

Servidor federal estável, submetido a estágio probatório em novo cargo público, tem o direito de ser reconduzido ao cargo ocupado anteriormente, independentemente da esfera administrativa a que pertença o novo cargo.

Como funciona a recondução?

A recondução do servidor público é um processo de readmissão do empregado que, tendo ocupado cargo estável, seja reprovado em estágio probatório de um segundo cargo. Ainda, esse tipo de provimento de cargo público se aplica também em casos no qual o ocupante original de determinada função é reintegrado ao seu posto.

O que é recondução em cargo público?

Recondução é o retorno, à atividade, do(a) servidor(a) estável ao cargo anteriormente ocupado, em decorrência de não aprovação em estágio probatório em outro cargo, desistência do cargo a que estava submetido a estágio probatório ou reintegração do ocupante anterior do cargo.

O que é vedada a recondução?

Significado de Recondução

Prorrogação de um contrato, de um aluguel, de um arrendamento, sem alteração das condições.No serviço público, renovação de nomeação, de contrato, de comissão, de mandato. Reeleição.

Artigo anterior
O que diz a lei 8080?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de jogos mais conhecidos?