Quem é o sujeito ativo do ICMS?
Perguntado por: Ema Araújo Vaz | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 5/5 (7 avaliações)
O sujeito ativo do ICMS nas operações de aquisição de mercadorias é o Estado onde elas efetivamente serão empregadas, ainda que tenham sido adquiridas por unidade central de empresa para posterior distribuição a unidades estaduais.
Quem é o sujeito passivo do ICMS?
Sujeito passivo – contribuinte e responsável
121, do Código Tributário Nacional (CTN), o sujeito passivo é quem está obrigado ao pagamento do tributo. Assim, tratando-se de ICMS, temos dois sujeitos relacionados ao cumprimento da obrigação: o contribuinte e o responsável.
O que é uma empresa contribuinte de ICMS?
Quando seu cliente vende algo que é tributado pelo ICMS, ele é um contribuinte; Se ele for uma Pessoa Física, provavelmente ele não é um contribuinte; Se o seu cliente for uma Pessoa Jurídica e estiver cadastrado no site do Sintegra, além disso possuir uma Inscrição Estadual ligada ao CNPJ, então ele é contribuinte.
Quem tem ICMS?
Recolhe o ICMS qualquer pessoa ou empresa que empreenda operações de circulação de mercadoria ou serviços. Venda, transferência e transporte, ou seja, tudo o torna sujeito passivo do imposto. Mesmo o microempreendedor individual precisa recolher o imposto.
Quais são as características do ICMS?
Quais as características do ICMS? Em resumo, o ICMS é um imposto com finalidade fiscal, sendo a principal fonte de receita dos Estados. É também um tributo real (e não pessoal) – por incidir sobre coisas, independentemente das características subjetivas do contribuinte.
Sujeitos ativo e passivo, base de cálculo e alíquota do ICMS
Quais são os princípios do ICMS?
Os três Princípios Constitucionais do ICMS: Isenção, Imunidade e Não Incidência. Devido a relação encadeada entre os Três Princípios, se faz necessária a sua abordagem conjunta a seguir.
Como é classificado o ICMS?
O imposto pode ser classificado como normal, seguindo a regra geral do cálculo, que integra o conjunto de impostos do Simples Nacional pago por empresas pelas guias do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), e por microempreendedores individuais por meio do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS); como ICMS de ...
Quais empresas são isentas de ICMS?
Sim. O Micro Empreendedor Individual é um contribuinte isento. Apesar dele não possuir inscrição estadual, ele pode exercer atividade de comércio ou revenda de mercadoria. Prefeituras e ONGs também são considerados contribuintes isentos.
Para quem vai o ICMS?
Em 2018, 80% do valor do ICMS deve ser destinado ao estado de destino do produto, enquanto os 20% restantes ficam com o UF de origem. A partir de 2019 é que o valor do imposto será recolhido integralmente ao local onde a mercadoria foi comprada.
Quando é cobrado ICMS?
Basicamente, o ICMS é o imposto que incide quando um produto ou serviço tributável circula entre cidades, estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas (como quando uma loja de eletrodomésticos vende um micro-ondas para um cliente).
Como saber se sua empresa é contribuinte do ICMS?
Isso é fácil. Acesse o Sintegra, e faça uma pesquisa pelo CNPJ. Se a Empresa estiver cadastrada como contribuinte do ICMS, vai aparecer a Inscrição Estadual.
Quando a empresa não é contribuinte do ICMS?
NÃO CONTRIBUINTE – É a pessoa jurídica ou física que não realiza nenhuma operação de circulação de mercadoria ou prestação de serviço de comunicação e de transporte intermunicipal, interestadual e ao exterior.
O que é tipo de contribuinte?
Tipos de Contribuinte
Pessoa Física: É todo homem que possui direitos e obrigações civis. A pessoa física corresponde à pessoa natural. Para efeito de cadastro/ICMS, o produtor rural é considerado pessoa física. Pessoa Jurídica: Correspondem as empresas, instituições e entidades.
Quem é o sujeito passivo do IPVA?
É o Estado ou Distrito Federal onde se registrar/ licenciar o veículo. O sujeito passivo é o contribuinte do IPVA, ou seja, as pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de veículo automotor, presumindo-se a propriedade no caso daquele cujo nome o veículo está lincenciado na repartição competente.
O que o governo faz com ICMS?
Foto: Jader Paes / Agência ParáOs recursos arrecadados pelo Estado através do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são destinados ao atendimento de demandas sociais e melhoria da prestação de serviços gratuitos, como educação, saúde, segurança pública, além de investimentos em obras por todo o ...
Para que o governo usa o ICMS?
Prestação de serviço no exterior; Serviços de telecomunicação; Transporte entre municípios ou estados brasileiros (bens, pessoas ou valores).
Em qual situação a seguir incide o tributo ICMS?
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é um tributo que incide sobre a movimentação de mercadorias em geral, o que inclui produtos dos mais variados segmentos como eletrodomésticos, alimentos, cosméticos, e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Quais empresas são isentas de inscrição estadual?
Todas as empresas de comércio, indústria, transportes ou prestadoras de serviços de comunicação e energia são obrigadas a possuir Inscrição. Por outro lado, bancos, hospitais e laboratórios, são alguns exemplos de tipos de empresas isentas de inscrição.
Qual é a classificação dos impostos?
Direitos e indiretos. Os impostos diretos são aqueles que o ônus não repercute em terceiros, quem paga é o contribuinte de direito (aquele que pratica o fato gerador). Exemplos: IR, IPTU, IPVA etc. Por outro lado, os indiretos: o ônus repercute em terceiros, quem paga é o contribuinte de fato (o consumidor final).
Quais são as classificações dos tributos?
As principais classificações dos tributos no Brasil são as seguintes: vinculado e não vinculado, direto e indireto, fixo e proporcional, progressivo e regressivo, cumulativo e não cumulativo.
Como saber a classificação tributária do contribuinte?
1. No menu eSocial > Informações do Empregador. Classificação Tributária 01 - Para optantes de Simples Nacional enquadradas em qualquer anexo de Tributação, exceto o IV. Possui GPS código 2003; Código de terceiros 0000.
Quais os princípios que devem nortear os impostos estaduais tais como o ICMS?
Desta forma, se realizam os princípios constitucionalmente exigidos da pessoalidade do imposto, proibição do confisco e igualdade, conforme dispõem os arts. 145, § 1º, 150, II e IV, da Constituição.
São princípios constitucionais aplicados ao ICMS conforme disposto no art 155 da CF?
Assim como acontece com o IPI, o ICMS também atende ao princípio da não cumulatividade (art. 155 , § 2º , I , da CF ).... O princípio da capacidade contributiva não está expresso na Constituição Federal , mas é deduzido dos princípios constitucionais e de dispositivos (art.
Quem é considerado contribuinte?
“Contribuinte é qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior ...
Quais são os tipos de contribuintes da Previdência Social?
- Empregado;
- Empregado doméstico;
- Contribuinte individual;
- Trabalhador avulso;
- Segurado especial;
- Segurados facultativos;
- Aposentado que volta a trabalhar.
Quanto tempo deixar a flor no sol?
Qual é o bairro mais caro de Salvador?