Quem é o responsável pela infração?

Perguntado por: Vanessa Bruna Carneiro Guerreiro Domingues  |  Última atualização: 24. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

§ 3º Ao CONDUTOR caberá a responsabilidade pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção do veículo. Importante destacar que a penalidade de multa sempre irá para o proprietário do veículo, mediante o envio de Notificação de Autuação e de Penalidade, mesmo que não era ele o condutor no momento da infração.

Quem são os responsáveis pela infração?

Os condutores sempre serão responsáveis pelas infrações cometidas quando da direção do veículo. Ex. excesso de velocidade; não usar cinto de segurança; falar ao celular; bafômetro, etc. Nesses casos, quando não houver abordagem, será possível a identificação do real condutor infrator.

De quem é a responsabilidade pelas infrações?

§ 3º Ao condutor caberá a responsabilidade pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção do veículo.

Quem é o responsável pela infração de trânsito?

A Resolução 108/99 do CONTRAN estabelece que o proprietário do veículo será sempre responsável pelo pagamento da penalidade de multa, independente da infração cometida, até mesmo quando o condutor for indicado como condutor-infrator nos termos da lei.

Quem faz o auto de infração?

Quando um agente de trânsito visualiza uma infração, o profissional tem a obrigação de lavrar um Auto de Infração. Este é o documento gerador do processo recursal e das penalidades dela decorrentes. No momento em que o condutor é autuado, ele pode ou não assinar um documento de ciência do processo.

QUEM É O RESPONSÁVEL PELA A INFRAÇÃO O CONDUTOR OU O PROPRIETÁRIO?

24 questões relacionadas encontradas

Qual foi o órgão responsável por emitir a notificação da infração?

Segundo o art. 4º da Resolução nº 918/2022, que sucedeu a Resolução n° 619/2016, ambas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a Notificação de Autuação deve ser expedida pelo órgão de trânsito em, no máximo, 30 dias, contados a partir da data de registro da infração.

Como funciona uma infração?

Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do CTB, da legislação complementar ou das Resoluções do CONTRAN, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, além das punições previstas no Capítulo XIX (Crimes de Trânsito).

Quem responde pelas multas de trânsito?

As multas de trânsito, impostos, taxas e demais despesas oriundas da aquisição do veículo são de inteira responsabilidade do proprietário/titular do automóvel, conforme preceitua o art.

Quando o proprietário do veículo não tem habilitação para quem vai a multa?

E quando nenhum possui CNH? Nesses casos, os pontos não terão como ser registrados, mas a punição pecuniária- a multa- vai para o proprietário do veículo.

O que é responsabilidade por infração?

A responsabilidade por infrações está prevista nos artigos 136 a 138 do Código Tributário Nacional (CTN) e significa a sujeição de alguém às consequências da prática de seus atos ou a responsabilidade pelo pagamento de multas, quando se descumpre uma obrigação.

Qual a responsabilidade exclusiva do Detran?

São competências do Detran-SP promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

Quem deve recorrer de uma multa de trânsito o proprietário ou o condutor?

Todo cidadão pode recorrer contra multa, porém, a assinatura do requerimento deve ser do proprietário ou condutor do veículo.

Quem faz defesa de multa?

Para elaborar a defesa da autuação:

Veículo de pessoa física - o procurador do proprietário do veículo. Veículo de pessoa jurídica - o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

O que acontece se eu reconhecer a infração de trânsito?

Quando a infração é confirmada, o pagamento da multa – independentemente do seu valor – não anula a atribuição de pontos na CNH. Os pontos computados na habilitação, por sua vez, podem resultar em um processo administrativo de suspensão do direito de dirigir.

Quais são os tipos de infrações de trânsito?

infração leve – 3 pontos; infração média – 4 pontos; infração grave – 5 pontos; infração gravíssima – 7 pontos.

Quem tem a responsabilidade de pagar as multas de trânsito?

Dessa maneira, quem consta como proprietário atual do veículo será sempre o responsável pelas multas. No entanto, é sabido que imprevistos acontecem. Pode ser que a transferência demore para sair, por exemplo. Nesse caso, você pode tentar negociar com o ex-proprietário para fazer o pagamento da multa.

Como saber se a multa foi para o condutor ou proprietário?

Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Você então deverá selecionar se deseja consultar: infrações por infrator; infrações por veículo.

Sou obrigado a indicar condutor?

PESSOA JURÍDICA – As empresas que são notificadas por infrações devem fazer a indicação do condutor. Quando não há identificação do condutor infrator, o valor da multa originária é multiplicada pelo número de infrações iguais cometidas nos últimos doze meses.

Como provar que não estava no local da multa?

Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.

Qual é a responsabilidade do vendedor de carro?

Fornecer informações verdadeiras sobre o veículo: o vendedor deve fornecer informações honestas e precisas sobre o veículo, incluindo o histórico de manutenção, quaisquer problemas ou defeitos conhecidos e o estado geral do veículo.

Quem paga a multa o comprador ou vendedor?

Se as multas já estavam em situação de dívida ativa no momento da compra, ou seja, já constavam no prontuário, o comprador se tornou automaticamente responsável pelos débitos associados ao veículo no momento da entrega, tendo que arcar com a responsabilidade das infrações cometidas pelo vendedor.

Qual é a diferença entre infração e multa?

A multa nada mais é do que a penalidade para uma infração após um processo administrativo que se inicia com uma autuação. Ou seja, o motorista é, de fato, punido após ter cometido uma infração de trânsito. O valor da multa pode mudar de acordo com a gravidade da infração cometida.

Como fica as multas com a nova lei de trânsito?

A principal mudança é o aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade. A nova lei também torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.

Quais são os 4 tipos de infração?

As infrações podem ser de quatro tipos: médias, leves, graves e gravíssimas, dependendo, sobretudo, dos riscos que oferecem para o infrator e para as demais pessoas que circulam nas vias públicas.

Pode multar sem avisar?

Ou seja, se não houver notificação, o processo administrativo torna-se nulo e nenhuma penalidade poderá ser aplicada ao condutor.

Artigo anterior
Pode tomar relaxante muscular com sertralina?
Artigo seguinte
O que são políticas públicas e exemplos?