Quem é o hospedeiro da esquistossomose?

Perguntado por: Sandro Miguel de Domingues  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.

Quem são os hospedeiros do esquistossomose?

A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.

Onde vive a esquistossomose?

A fêmea mede cerca de 1,5 cm de comprimento e o macho cerca de 1 cm. O macho possui um canal onde a fêmea se abriga na época da reprodução, o chamado canal ginecóforo. Na fase parasitária, o esquistossomo vive geralmente nas veias que ligam o intestino ao fígado das pessoas.

Qual hospedeiro das Cercárias?

O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e por meio da eliminação dos ovos do S.

Qual o principal hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni no Brasil?

A esquistossomose mansoni é uma doença infecto parasitária provocada por vermes do gênero Schistosoma, que têm como hospedeiros intermediários caramujos de água doce do gênero Bimphalaria, e que pode evoluir desde formas assintomáticas até formas clínicas extremamente graves.

Esquistossomose, Barriga d'água ou Doença do Caramujo

38 questões relacionadas encontradas

Qual o hospedeiro intermediário e definitivo no ciclo do Schistosoma mansoni?

O homem é o hospedeiro definitivo de maior importância epidemiológica desse platelminto, enquanto caramujos de água doce, do gênero Biomphalaria, são os hospedeiros intermediários. Isso significa que, para completar seu ciclo de vida, o Schistosoma mansoni necessita do caramujo.

Quais são os hospedeiros intermediários?

Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada. Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni.

Qual o hospedeiro intermediário é hospedeiro definitivo da esquistossomose?

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.

O que é uma cercaria?

Significado de Cercária

substantivo feminino [Zoologia] Larva de vermes trematódeos, com forma de girino, produzida no molusco hospedeiro por uma rédia. Mais tarde, solta na água, enquista como metacercária, ou penetra ativamente em um hóspede apropriado definitivo.

Qual é o hospedeiro intermediário da tênia?

saginata é o homem. O hospedeiro intermediário da T. solium é o porco ou o javali, e da T. saginata, o boi.

Onde são encontrados os ovos da esquistossomose?

As esquistossomoses são originárias da África e Ásia. Os ovos de Schistosoma foram encontrados em vísceras de múmias egípcias cuja origem remota 1.250 AC, conforme comprovação de Ruffer, em 1910. Mas também existem relatos de ovos do Schistosoma japonicum em cadáver de cerca de 2.000 anos na China.

Onde ficam fixados os Esquistossomos?

Alternativa “b”. Comumente o Schistosoma mansoni fixa-se nas veias do fígado. Dependendo do grau de infecção, o figado pode aumentar muito de tamanho.

Onde são encontrados os Ovos do esquistossomo?

mansoni põem os ovos na parede de pequenos vasos sanguíneos. Eles permanecem nesse local por cerca de uma semana, até que as larvas, presentes no seu interior, alcancem um determinado estágio de desenvolvimento, quando, finalmente, são liberados juntamente com as fezes, indo contaminar o ambiente.

Qual é o hospedeiro?

Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita pode ou não causar doença no hospedeiro. ... Podemos encontrar três tipos de hospedeiros: Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada.

Quantos hospedeiros esse parasita tem?

Quanto ao número de espécies hospedeiras, um parasita pode ser: Direto: Quando só possui um único hospedeiro; Indireto: Quando possui mais de um hospedeiro.

Quem é o verme causador da ancilostomose?

A ancilostomíase, também chamada de ancilostomose e popularmente conhecida como amarelão, é uma parasitose intestinal que pode ser causada pelo parasita Ancylostoma duodenale ou pelo Necator americanus e que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, como irritação na pele, diarreia e dor na barriga, além poder ...

Como a esquistossomose é transmitida?

A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.

O que é larva cercária?

No corpo do caramujo, cada larva se transforma em milhares de larvas menores (cercárias). As cercárias abandonam depois o caramujo, procurando novamente a água. Estas larvas (cercárias) entram no corpo das pessoas pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entrar na água.

Onde acontece o desenvolvimento do Miracídio?

É no interior desse molusco que o miracídio se desenvolve até a fase de cercária, que é capaz de penetrar na pele de seres humanos e neles se alojar, causando a esquistossomose.

Quais são as formas parasitárias da esquistossomose?

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.

Qual o ciclo biológico da esquistossomose?

O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.

Qual a epidemiologia da esquistossomose?

No Brasil, a esquistossomose é uma doença endêmica de grande importância na saúde pública, com cerca de 43 milhões de pessoas vivendo em áreas de risco de infecção e 7 milhões infectadas.

Quais são respectivamente os hospedeiros definitivo e intermediário do parasita?

Hospedeiro definitivo é o que aloja o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada e o hospedeiro intermediário é aquele que aloja o parasita em sua fase de larvária ou de reprodução assexuada. ... No caso desse parasita, o ser humano é o hospedeiro intermediário.

Qual é o hospedeiro intermediário da cisticercose?

Os hospedeiros intermediários são suínos, coelhos, lebres, gatos, cães, carneiros e bovinos. Os sintomas iniciais são dores de cabeça, convulsões, vômitos. O período de incubação da doença pode variar de 15 dias a muitos anos após a infecção.

Qual é o hospedeiro intermediário da dengue?

( ) O homem é hospedeiro intermediário no ciclo do 'Aedes aegypti'.

Artigo anterior
Qual a finalidade dos resumos?
Artigo seguinte
Como acessar ferramentas administrativas?