Quem é Erê na Umbanda?

Perguntado por: Luna Benedita Paiva de Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

Na Umbanda, acredita-se que Erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos Orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles são vistos como entidades intermediárias que conectam o Orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação.

Quem são os Erês na Umbanda?

Erês na Umbanda

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento.

Como saber se vc tem um Erê?

O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.

Quem incorpora Erê?

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda.

Qual é a função do Erê?

Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá.

ERÊS NA UMBANDA

27 questões relacionadas encontradas

O que pedir para Erês?

Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Como chamar o Erê de uma pessoa?

São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento. Umbanda, Candomblé e Quimbanda: Veja as diferenças e semelhanças!

Como surgiram os Erês?

Os ERES são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Por esse motivo, os ERES passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e, nos grandes sacrifícios dedicados à deusa, também recebem oferendas.

Qual a diferença entre Ibeji e Erê?

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Como incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Como saber de quem sou filho na Umbanda?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Quais doces Os Erês gostam?

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...

Quem foi o Erê Joãozinho?

Joãozinho é um menino que viveu mais de uma encarnação como garoto negro no Brasil das senzalas. Muitas vezes ele parece o Negrinho do Pastoreio, em outras, ele é o próprio Saci Pererê! Ele é esperto, cheio de lábia, tem resposta pra tudo e não pensa duas vezes para perguntar alguma coisa.

Quem é o pai de Ibeji?

O Nascimento dos Ibejis

Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô. Ao dar a luz as crianças, ela os repudiou, os abandonando nas águas de um rio.

Quem é Ibejis na Igreja Católica?

Considerados mártires, os irmãos gêmeos têm uma data especial tanto na Igreja Católica quanto no Candomblé e na Umbanda – religiões de matriz africana. As celebrações, nessas religiões, envolvem, tradicionalmente, distribuição de doces, para compartilhar a alegria do nascimento dos gêmeos.

Quem é São Cosme e Damião na Umbanda?

No Candomblé e na Umbanda, as figuras de Cosme e Damião são cultuadas e comemoradas no dia 27 de setembro, que teria sido a data em que os irmão foram mortos. Para a Igreja Católica, a memória celebrada é no dia 26 de setembro.

Qual a diferença entre Erê e Exu Mirim?

Exú mirim significa erês, ibejis, crianças que atua na banda da esquerda, que manifesta em terreiro ou tenda de umbanda sagrada, com o intuito de elevação.

Como cumprimentar Erê?

Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa. Em algumas casa a saudação continua com os quatro dedos tocando simultaneamente o lado direito e esquerdo da cabeça, na região acima das orelhas e em seguida espalmando-os em direção ao alto.

Como fazer um pedido aos Erês?

Passo a passo:

Com duas latas de refrigerante, deposite a sua oferenda em um parquinho de crianças ou em um jardim florido; Em seguida, acenda uma vela rosa e outra azul e coloque-as ao lado de cada prato de doce; Para finalizar, faça o seu pedido aos Erês e, quando ele for atendido, faça outra oferenda para agradecer.

Quem é Mariazinha da praia?

A Mariazinha que trabalha neste terreiro, nasceu em Pernambuco,em 1892 e desencarnou em 1900. Viveu apenas 8 anos. Seus pais eram pescadores e viviam na praia. Ela era uma menina alegre que adorava brincar no mar e na areia.

Qual a história de Iemanjá?

Ela é filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos. O rio que representa Iemanjá e sua história, é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria. Iemanjá é a padroeira dos pescadores. Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar.

O que é eres?

O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância, pois é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do Orixá do recém-iniciado.

Quais doces para festa de Cosme e Damião?

8 receitas de doces e guloseimas para celebrar São Cosme e Damião
  • Pipoca caramelizada. Um dos principais petiscos a ser distribuído em homenagem aos irmãos gêmeos é a pipoca. ...
  • Pé de moleque. ...
  • Cocada cremosa. ...
  • Marshmallows. ...
  • Brownie de chocolate. ...
  • Paçoca. ...
  • Maçã do amor. ...
  • Bala de coco.

Quais são os doces de Cosme e Damião?

Doces para preparar para o dia de São Cosme e Damião
  • Gilnature/iStock. Maria-mole. ...
  • RHJ/iStock. Goiabada. ...
  • colnihko/iStock. Pipoca doce. ...
  • Gilnature/iStock. Cocada. ...
  • Reprodução/Nestlé Cocadinhas de colher. ...
  • PRABHASROY/iStock. Pé de moleque. ...
  • Merrimon/iStock. Pé de moça. ...
  • JR Slompo/iStock. Doce de abóbora.

O que os Erês comem?

As crianças de Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas... Os Erês do Candomblé além desses, comem frangos e outras comidas ritualisticas como o Caruru, etc… Isso não quer dizer que uma Criança de Umbanda não poderá comer Caruru, por exemplo. Com Criança tudo pode acontecer.

Artigo anterior
Qual a finalidade do car?
Artigo seguinte
Onde posso ver o número da minha identidade?