Quais são os impostos e taxas?

Perguntado por: Miriam Margarida Neves  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)

Federais: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Estaduais: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Municipais: Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Proprietários de Veículos Automotivos (IPVA).

Quais são as taxas de impostos?

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

O que são as taxas?

A taxa é um tributo que poderá ser instituído pela União, Estados, Distrito Federal e os Municípios, conforme previsto no art. ... A taxa possui um caráter contra prestar, ou seja contra-prestação, pois existe nela um benefício ou vantagem para o contribuinte.

O que são tributos impostos e taxas?

Imposto: é a modalidade de tributo gerada por uma situação independentemente de qualquer atividade do Poder Público e da vontade do contribuinte. ... Taxa: trata-se do tributo vinculado a uma atuação estatal, como a prestação de um serviço público específico ou no exercício do poder de polícia.

Quais são os tipos de impostos que existem?

Os tipos de impostos federais:
  • Cofins (federal)
  • IPI (federal) O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. ...
  • PIS (federal) ...
  • Papesp (federal) ...
  • IRPF (federal) ...
  • IRPJ (federal) ...
  • ITR (federal) ...
  • II (federal)

Impostos, taxas, contribuições e tributos - o que são e para que servem

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os impostos pessoais?

O contrário de um imposto real é um imposto pessoal. 'Pessoal' porque ele incide sobre algo que é inerente ao contribuinte (pessoa), ou seja, sobre a pessoa. O exemplo clássico de um imposto pessoal é o imposto de renda. ... Por exemplo, o imposto de renda (que é pessoal) incide sobre a renda da pessoa.

Qual é a função do imposto?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. ... Mas se você pensar, sem a cobrança de impostos nenhum país no mundo conseguiria devolver serviços e benefícios para população.

Qual a diferença entre tributos impostos e taxas?

Segundo o artigo 16º do CTN, imposto “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. É considerado o tributo mais importante, pois incide independentemente da vontade do contribuinte.

Qual a diferença de tributo imposto e taxa?

A principal diferença entre imposto e taxa é quem está sendo beneficiado ao pagar esses tributos. Ou seja, enquanto o recolhimento dos impostos é feito para manter o Estado funcionando, a realização de pagamentos de taxas será feita somente quando você for o beneficiário direto desse serviço.

Quais as diferenças entre impostos e taxas?

O imposto não é retribuído diretamente a quem paga, nem na mesma proporção, ou seja, é um tributo de caráter unilateral. Já a taxa e tarifa é um tributo de caráter bilateral, a pessoa paga e recebe em troca uma contra prestação.

O que é taxas exemplo?

Também por isso, a taxa apenas é exigida daquela pessoa que se beneficiar de um serviço público específico e divisível. ... Como exemplos temos a taxa de coleta de lixo, a taxa de coleta de esgoto, taxa judiciária, os emolumentos pagos a um cartório, entre outros que se encaixarem nos requisitos apresentados.

O que são taxas e cite um exemplo?

Sobre o conceito de taxa, o mais correto é dizer que é um tributo para a prestação de serviços postos à disposição pelo Estado. Alguns exemplos de taxas são a coleta de lixo e as taxas cobradas para emissão de documentos.

O que são taxas Brainly?

a taxa, que se relaciona diretamente a um serviço prestado, por exemplo, a coleta de lixo, a iluminação das ruas e o trabalho da polícia; a contribuição de melhoria, que pode vir a ser cobrada para fazer face ao custo de obras públicas, como a construção de uma praça pertinho da sua casa.

Quais são os 5 tributos?

Mas, além disso, o que contribui para toda essa complexidade é a quantidade de tipos de tributos que existem no país. Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Quais são os impostos que uma empresa deve pagar?

Saiba agora os 7 principais impostos que sua empresa paga:
  • → Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ...
  • → Programa de Integração Social (PIS/PASEP) ...
  • → Previdência Social (INSS) ...
  • → Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) ...
  • → Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS)

Quais os tipos de taxas existentes no Brasil?

Quais são os tipos de tributos existentes no Brasil? Essas cobranças previstas por lei, são divididas em cinco espécies, de acordo com seu destino. Sendo elas: impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsórios.

Qual a diferença entre tributo imposto taxa e contribuição de melhoria?

Contribuições de melhorias são um tipo de tributo semelhante às taxas, porque costumam ser fixas e estão ligadas a uma contraprestação do governo. A diferença, no entanto, é que elas vão resultar em benefícios ao cidadão, não apenas em um serviço em si.

O que é fazer um tributo?

Tributo é um substantivo masculino que significa imposto, taxa ou contribuição. Em alguns contextos também pode significar o ato de prestar homenagem ou culto a alguém.

Qual a importância dos impostos para a sociedade?

O dinheiro é arrecadado pelo Governo Municipal, Estadual e Federal; e servem para custear os gastos de segurança, educação, cultura, transporte, saúde, pagamentos de salários de funcionários públicos e etc.

Quem determina os impostos?

Segundo a maior parte das legislações modernas, quem determina a incidência de impostos é o estado. Contudo, este, ao cobrar os impostos sobre as organizações e empresas, não determina de que forma este custo deve ser distribuído entre os consumidores.

O que é um imposto pessoal?

Pessoal é o imposto que estabelece diferenças tributárias em função de condições inerentes ao contribuinte.

O que é tributo pessoal?

Pessoais – São aqueles que estabelecem diferenças tributárias em função das condições próprias do contribuinte. Exemplo: Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. Proporcionais – São caracterizados quando os impostos são estabelecidos em percentagem única incidente sobre o valor da matéria tributável .

Quais são os imposto direto e indireto?

Nas empresas, são exemplos de tributos diretos o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Já os tributos indiretos são os famosos ICMS, IPI, ISS, PIS/COFINS, que veremos em detalhes no próximo tópico.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

O que compõe o das?

DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o qual unifica o recolhimento de impostos, repassando cada um deles automaticamente para as contas do estado, do município e da União. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Artigo anterior
Quanto tempo dura o banho de brilho da keraton?
Artigo seguinte
Como calcular 30 meses a partir de uma data no Excel?