Quem é desquitado da parceira tem o direito da pensão em caso de morte?

Perguntado por: Patrícia Kelly Pinto  |  Última atualização: 16. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Companheira e ex-cônjuge de segurado falecido podem ter direito à pensão. Além do cônjuge de segurado ou segurada falecida, também podem ter direito à pensão por morte ex-marido, ex-esposa, companheiro e companheira. No caso do cônjuge, a dependência é presumida.

Quem é desquitado tem direito a pensão?

- A pensão somente é devida à mulher desquitada quando hou- ver, em seu benefício, condenação iudidal de prestação de alimentos por 1/arte do marido. - Interpretação do Decreto-lei 11. ° 3.347, de 12-6-41.

Quando o casal se separa a esposa tem direito a pensão?

Ela é concedida quando a esposa não consegue garantir o próprio sustento e também não tem parentes em condições de arcar com as despesas. Neste caso, existem grandes chances de você ter direito a receber pensão do ex-marido até conseguir organizar sua vida pessoal e profissional.

Sou separada mas não divorciada tenho direito à pensão por morte?

Meu companheiro(a) não era divorciado, quem receberá a pensão por morte? Só é será direito do atual companheiro(a) receber a pensão por morte como união estável, caso haja o divórcio regularizado e averbado na certidão de casamento! Caso isso não aconteça a justiça entende como concubinato.

Quando a pessoa é separada judicialmente fica viúva?

O falecimento de um dos cônjuges durante o processo de divórcio - ainda pendente por recursos judiciais - torna o cônjuge sobrevivente "viúvo", e não "divorciado".

EX ESPOSO(A) DIVORCIADO(A) TEM DIREITO A PENSÃO POR MORTE? | APÓS A REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

41 questões relacionadas encontradas

Sou separada e meu ex morreu?

Nesse caso, a ex-mulher é considerada como dependente previdenciário e tem direito a receber pensão por morte. Isso porque, o § 1º, do art. 371, da IN 77/2015 equipara a percepção de pensão alimentícia, o recebimento de ajuda econômica ou financeira sob qualquer forma.

Quando a viúva perde o direito à pensão por morte?

Perde o direito à pensão por morte:

VIII - o cônjuge supérstite, o companheiro ou a companheira, sobreviventes, nos casos de: a) casamento; b) união estável;” (g.n.) Aliás, a situação varia bastante de RPPS para RPPS não só em relação a viúvos e viúvas, viu?

Quais os motivos que leva uma viúva perder a pensão do INSS?

Se for comprovada a fraude no casamento ou união estável com o único propósito de receber o benefício da pensão por morte, o viúvo pode perder o direito ao benefício. Caso o viúvo faleça, ele deixará de receber a pensão por morte, o benefício pode ser transferido para outros dependentes elegíveis, se houver.

Quem tem direito a 100% da pensão por morte?

A renda mensal inicial da pensão por morte corresponderá a 100% do valor da aposentadoria que o segurado que faleceu recebia ou daquela a que ele teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.

O que comprova união estável para pensão por morte?

Como comprovar o casamento ou a união estável

Quando o requerente vivia matrimonialmente com o segurado, basta apresentar a certidão de casamento e documentos pessoais do dependente, além da certidão de óbito do segurado.

Quanto tempo depois da separação pode pedir pensão?

Não há um prazo legal para o fim dessa obrigação por parte do ex-marido, mas costuma girar em torno de 2 a 5 anos.

Quem ganha 3 mil paga quanto de pensão?

De acordo com a lei brasileira, a pensão é fixada em um percentual do salário do pai ou mãe responsável pelo pagamento, podendo variar de 30% a 50% do salário líquido. Ou seja, quem ganha 3 mil reais líquidos deverá pagar de 900 a 1500 reais aos seus filhos, dependendo do juiz e das necessidades das crianças.

Quantos por cento a esposa tem direito a pensão?

O Projeto de Lei 420/22 prevê que a pensão alimentícia será de, no mínimo, 30% do salário mínimo vigente – atualmente, esse valor seria de R$ 363,60 –, cabendo ao juiz analisar as exceções.

Qual a diferença entre separado e desquitado?

As diferenças entre desquite, separação e divórcio vão além do aspecto histórico. O desquite, como mencionado, mantinha o vínculo matrimonial, enquanto a separação encerrava a sociedade conjugal, permitindo a constituição de uma união estável.

Qual a diferença do divorciado para o desquitado?

O DIVORCIO DIRETO PODE SER CONCEDIDO SEM QUE HAJA PREVIA PARTILHA DOS BENS. EM DESQUITE OU INVENTÁRIO, É LEGÍTIMA A COBRANÇA DO CHAMADO IMPOSTO DE REPOSIÇÃO, QUANDO HOUVER DESIGUALDADE NOS VALORES PARTILHADOS. NA AÇÃO DE DESQUITE, OS ALIMENTOS SÃO DEVIDOS DESDE A INICIAL E NÃO DA DATA DA DECISÃO QUE OS CONCEDE.

Qual a diferença de separado para Desquitado?

Enquanto o desquite mantinha o vínculo matrimonial, a separação encerrava a sociedade conjugal, mas permitia a constituição de uma união estável. Por outro lado, o divórcio extingue completamente o casamento e a sociedade conjugal, permitindo que as partes se casem novamente ou estabeleçam uma união estável.

Quais são as novas regras para receber pensão por morte?

Se o segurado falecer com menos de 18 meses de contribuição ou menos de 2 anos de duração de casamento ou união estável, a Pensão Por Morte será paga por apenas 4 meses. Exceção se a morte ocorrer devido a acidente, doença profissional ou de trabalho.

O que mudou na pensão por morte em 2024?

A renda mensal da pensão por morte será equivalente a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria recebida pelo segurado que faleceu, ou daquela a que ele teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescida de cotas de 10% por dependente, até o máximo 100%.

Quando a pensão por morte é vitalícia para esposa?

Quem tem direito à pensão por morte vitalícia? Cônjuges ou companheiros que tiverem 44 anos ou mais podem ter direito à pensão por morte vitalícia desde que o segurado que morreu tenha feito ao menos 18 contribuições ao INSS e se o casamento ou união estável tinha mais de dois anos.

Sou viúva se eu casar eu perco a pensão do meu marido?

Como já foi dito acima, mesmo com um novo casamento, você não perde o direito de receber a pensão por morte. Até porque esse não é um motivo descrito na lei para você perder o benefício. Portanto, quem recebe pensão por morte pode casar novamente, sem maiores problemas.

O que impede de receber pensão por morte?

Cônjuge ou filho com deficiência

Atenção: Ao ser detectado a cessação da invalidez ou afastamento da deficiência, o dependente não terá mais direito à pensão por morte. Além disso, deverá ser respeitado o tempo mínimo de vigência do benefício, conforme a tabela de tempo de duração da pensão por morte.

Sou viúva se casar de novo perco a pensão?

❌ Então, como vimos, via de regra não perde a pensão por morte o viúvo ou viúva que se casa novamente. A Lei de Benefícios não tem previsão do fim de cota individual por esse motivo e a Reforma da Previdência não trouxe mudanças específicas sobre o tema.

Quem tem direito a pensão por morte a esposa ou a companheira?

Além do cônjuge de segurado ou segurada falecida, também podem ter direito à pensão por morte ex-marido, ex-esposa, companheiro e companheira. No caso do cônjuge, a dependência é presumida. Para o companheiro ou companheira, é necessário provar a união estável.

Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para a esposa?

Desse modo, a regra mais geral que podemos apontar é que quando o filho completa 21 anos de idade a pensão “volta para esposa” somente se o óbito aconteceu ANTES de 12 de novembro de 2019. E se acaso o óbito ocorreu depois dessa data, quando o filho completa 21 anos, esse dinheiro não reverte para mais ninguém.

Quais os direitos em uma separação por traição?

Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais. O adultério não afeta a partilha dos bens, que deverá seguir o regime de casamento adotado entre os cônjuges.

Artigo anterior
Quanto ganha uma perita por mês?
Artigo seguinte
Quando devo tomar Benzetacil?