Quem deve se alongar?

Perguntado por: Santiago Jaime de Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.

Quando se deve alongar?

Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.

Quando não devo alongar?

Não se deve alongar:

√ Antes de dormir e depois de acordar. √ Para ganhar flexibilidade a longo prazo. √ Se você for realizar algum tipo de exercício que exige força (alongamentos estáticos). √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular.

É preciso se alongar?

O alongamento ajuda a relaxar os músculos, melhora a postura e a circulação sanguínea, além de aliviar as dores musculares. Por isso, é preciso alongar-se diariamente, não apenas depois dos treinos. Realizar alongamentos rápidos ao longo do dia, além de relaxar o estresse muscular, é uma forma de se energizar.

Por que é bom se alongar?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Mitos e verdades da atividade física: é preciso alongar antes e depois do treino

24 questões relacionadas encontradas

Por que se alongar faz bem?

Exercício amplia os movimentos, diminui dores e até previne lesões. Uma pessoa que passa muito tempo sentada durante o dia e faz pouca ou nenhuma atividade física precisa se alongar. Esticar os músculos ajuda a aumentar a flexibilidade e a consciência corporal.

O que pode prejudicar o alongamento?

O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.

Quais os riscos de não se alongar corretamente?

Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.

Quais os perigos do alongamento?

O alongamento de cílios pode provocar outros problemas para a saúde ocular. Quando há a colagem fio a fio, a pessoa pode ter alguns incômodos como: olheiras, ardência, coceira e vermelhidão nos olhos. Em alguns casos, problemas mais graves podem ocorrer, como você vê na sequência.

É melhor alongar antes ou depois do treino?

O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas sim em outro momento do dia ou da semana, para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.

É necessário alongar antes ou depois do treino?

Portanto, você pode abusar do alongamento, contanto que seja preferencialmente feito após ou não no mesmo momento da atividade física. ... Fazer o alongamento logo depois do exercício pode ter um efeito positivo no relaxamento muscular e ainda pode ajudar a diminuir a dor muscular tardia relacionado ao exercício.

Pode fazer alongamento todos os dias?

Sim! Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.

O que é errado no alongamento?

Sustentar o movimento por muito tempo

Sobrecarregar as fibras musculares por mais de 1 minuto pode comprometer sua performance. “O certo, de acordo com o American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos, é manter o alongamento do músculo por aproximadamente 25 segundos”, esclarece Eduardo.

Quantas vezes no dia uma pessoa pode se alongar?

O médico acredita que o alongamento é indicado ao menos uma vez ao dia. “Mas se a pessoa fica horas sentada na mesma posição deve fazer de duas a três vezes ao dia.”

É perigoso fazer cílios Fio-a-fio?

Apesar da promessa tentadora, o procedimento pode colocar em perigo não só a beleza, mas também a saúde os olhos de quem opta pelo tratamento. É um procedimento que apresenta riscos como trauma, infecção da pálpebra ou córnea, além de reação alérgica à cola ou perda permanente ou temporária dos cílios.

Quais as consequências de não alongar antes de uma atividade física?

A pessoa que malha e não se alonga fica muito rígida e contraída. Esse efeito, conhecido como “muscle-bound” — ou “músculo preso”, em uma tradução livre — ocorre porque os treinos com pesos deixam os músculos tensionados, além de os encurtarem.

O que pode causar numa pessoa se não fizer o alongamento e o aquecimento antes de qualquer atividade física?

Se a pessoa sentir dores nas articulações e, mesmo assim, continuar insistindo na prática das atividades, poderá sofrer problemas mais sérios, como danos nas cartilagens articulares e sinovites (inflamação da membrana sinovial), entre outros.

Por que alongar o músculo dói?

Eles são terminações nervosas para a detecção de estresse mecânico, estímulos químicos e térmicos (os quais detectados acima de determinados níveis podem causar lesões).

É normal a unha ficar dolorida depois do alongamento?

Os sintomas devem melhorar depois de alguns meses de tratamento. Se esse sintoma aparecer após esmaltação em gel ou unhas artificiais, isso pode acontecer por conta do lixamento excessivo para a fixação dessas substâncias.

Porque se alongar todos os dias?

Melhora na postura, aumento da flexibilidade, alívio de dores, prevenção de lesões, melhora na circulação e até mesmo diminuição do.

Porque não fazer alongar antes do treino?

A ciência comprova o papel do alongamento dinâmico para desenvolvimento da flexibilidade. Mas cuidado: como dissemos, os estudos já comprovaram que alongar imediatamente antes do treino reduz a produção de força e pode, na hora da musculação, agravar o estresse do músculo, então esteja ciente disso.

Pode fazer alongamento com dor?

No entanto, se o paciente tiver dor irradiando para a parte de trás de suas pernas de um nervo inflamado (radiculopatia), o alongamento pode não ser uma boa ideia”, alerta o médico.

Quantas vezes por semana se deve fazer alongamento?

* O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de um profissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida.

Quantas vezes por semana devemos alongar?

Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamento, yoga, tai-chi) para todos os principais grupos musculares e tendões – pescoço, ombros, tórax, tronco, coluna lombar, quadris, pernas e tornozelos – pelo menos duas a três vezes por semana.

É bom alongar depois do treino?

E depois do treino: alongar ajuda na recuperação? A resposta é sim também. O alongamento pós-corrida ajuda a relaxar os músculos tensos.

Artigo anterior
Quanto ganha um topógrafo na Bahia?
Artigo seguinte
Como estimular a socialização do bebê?