Qual é o segredo da Lua?
Perguntado por: Afonso Ramos de Araújo | Última atualização: 16. September 2024Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)
Por conta de seu grande tamanho, a Lua não orbita a Terra propriamente dita. Na verdade, ambos os corpos giram um em torno do outro, concentrados em um ponto entre os dois (chamado baricentro). Como essa região está localizada na crosta terrestre, temos a ilusão de que o “satélite” nos rodeia.
Quais são os segredos da Lua?
Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.
Qual é a função da Lua?
Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.
Como funciona o lado oculto da lua?
O lado oculto da Lua é a face da superfície lunar que não é observada da Terra, estando sempre oculta a nossos olhos. Da Terra, conseguimos observar em torno de 59% da superfície lunar, e os 41% que não observamos correspondem ao lado oculto desse satélite natural.
Que que existe na Lua?
Um estudo da NASA já sugeriu, em 2011, que a Lua tinha um núcleo sólido rico em ferro coberto por uma camada fluida. Na época, os cientistas estimaram que o centro do satélite tinha um raio de 240 quilômetros, valor próximo às estimativas mais recentes.
Segredos que a NASA não quer que saibamos
É possível viver na Lua?
Uma pesquisa recente descobriu que é possível, embora improvável que a Lua tenha por um período no começo de sua existência mantido condições climáticas capazes de suportar vida orgânica, e talvez até mesmo gerá-la.
Tem ouro na Lua?
Neles, elementos raros por aqui, como ouro, platina e paládio, são abundantes. O que seria atraente minerar na Lua são os chamados metais de terras raras: latânio, escândio, ítrio… Terras raras são elementos necessários para algumas aplicações avançadas, como a produção de baterias de carros elétricos.
O que os astronautas viram no lado escuro da Lua?
Lado oculto da Lua fotografado pela missão Apollo 16. Toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol durante duas semanas, seguida de duas semanas de noite, sendo que o por muitos denominado lado escuro recebe luz durante a fase da lua nova.
Por que a Lua não cai em cima da Terra?
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
O que foi descoberto no lado escuro da Lua?
O lado mais misterioso
De acordo com a Sociedade Planetária Americana, a humanidade viu o lado escuro da Lua pela primeira vez em 1959, graças à sonda soviética Luna 3, que registrou as primeiras imagens da região, revelando um hemisfério cheio de crateras que parecia mais com Mercúrio e a lua Calisto, de Júpiter.
O que aconteceria se não houvesse a Lua?
A massa lunar também influencia o eixo de rotação da Terra. Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra.
Qual é o nome verdadeiro da Lua?
O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou.
Porque a Lua não aparece todas as noites?
Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.
Quanto tempo é um dia na Lua?
Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra.
Qual é a maior curiosidade da Lua?
A teoria mais aceita de como a Lua se formou descreve que ela surgiu de uma grande colisão, ocorrida entre um objeto com tamanho parecido com o de Marte e a Terra. O impacto parece ter acontecido há cerca de 95 milhões de anos, e liberou detritos que se acumularam e formaram o que hoje é nosso satélite natural.
O que segura a Lua no espaço?
A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre. O valor de sua velocidade é suficientemente grande para que ela permaneça em órbita acompanhando a curvatura da Terra.
Por que a Lua tem luz?
A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro. Só conseguimos enxergar a parte iluminada, a parte escura a gente não enxerga.
O que acontece se a Terra parar de girar por 5 segundos?
E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.
O que existe do outro lado da lua?
Simplesmente não há uma face lunar completamente escura o tempo todo. Não existe, portanto, “o lado escuro da Lua”, que acabou se tornando uma expressão comumente usada para se referir – indevidamente – ao lado escondido do satélite.
Por que é possível ver a Lua durante o dia?
De dia, a Lua reflete luz solar suficiente para ser vista a partir da Terra. Mesmo na Lua cheia, podemos vê-la por completo porque ela está em oposição ao Sol, com a Terra no meio, informa o artigo.
É possível ouvir algum som na Lua?
O espaço não tem ar que transmita as ondas e como na Lua não há ar, também não há som, assim os astronautas tinham que utilizar um pequeno rádio para poder comunicar.
Onde tem ouro na Terra?
No nosso planeta, há ouro em tanta abundância que, teoricamente, poderíamos banhar cada porção de terra com uma camada de 50 centímetros de espessura, segundo cálculos recentes.
Por que a Lua não pode se encontrar com o Sol?
Na lua isso não acontece. Isso porque sua inclinação em relação à órbita da Terra ao redor do Sol é mínima, cerca de 1,5°. Esse ângulo baixo garante que a luz solar incida na Lua praticamente de forma perpendicular, fazendo com que a região equatorial receba muito mais luz que os polos.
Tem ouro na Terra?
Você sabia que nos oceanos da Terra tem ouro? Sim! Contudo, todo esse ouro está diluído em bilhões de litros de água. A estimativa é que a cada 100 milhões de toneladas de água do mar do Atlântico e Pacífico exista 1 grama de ouro diluído.
Qual o nome do seguinte ácido HF?
Quanto custa 1 arte para Instagram?