Quem derrotou os gregos?

Perguntado por: Núria Baptista Campos  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

A frota grega evacuou Atenas e os gregos buscaram abrigo para mulheres e crianças na Ilha de Salamina, próxima à Atenas. Enquanto isso, Atenas fora saqueada e incendiada. Foi completamente destruída pelos persas.

Quem conquistou os gregos?

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

Quem derrubou o Império Grego?

Após o enfraquecimento gradual das estruturas do estado grego bizantino e a redução de seu território devido às invasões dos turcos, o Império Bizantino Grego veio finalmente ao fim nas mãos dos otomanos, em 1453, data considerada como o fim do período bizantino.

Quem ganhou a guerra entre gregos e persas?

Sob a liderança de Milcíades, Atenas saiu vitoriosa da guerra após a batalha de Maratona (490 a.C.). A derrota enfraqueceu o Império Persa, que só teve condições de enfrentar os gregos novamente em 480 a.C., quando teve início a segunda Guerra Médica.

Como a Grécia Antiga chegou ao fim?

Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.

A Batalha de Maratona - Gregos vs Persas (Guerras Médicas 2/5) História Antiga

41 questões relacionadas encontradas

Quem foi derrotado pelo gregos na segunda tentativa de dominar a Grécia?

A frota grega evacuou Atenas e os gregos buscaram abrigo para mulheres e crianças na Ilha de Salamina, próxima à Atenas. Enquanto isso, Atenas fora saqueada e incendiada. Foi completamente destruída pelos persas.

Como surgiu a civilização grega?

A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.

Qual foi o principal motivo das guerras grego persas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

Qual foi a causa das guerras médicas?

As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.

Quais foram as consequências das guerras médicas para as cidades gregas?

Principais consequências:

- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Quem eram os helenos no mundo grego?

Os gregos ou helenos (em grego: Έλληνες, transl.: Éllines, "helenos") são uma nação e um grupo étnico que tem habitado a Grécia desde o século XVII a.C.. Atualmente eles são principalmente encontrados na península grega do sudeste da Europa, nas ilhas gregas e em Chipre.

Como os romanos conquistaram os gregos?

A Península Grega ficou sob domínio romano a partir de 146 a.C., com o sul da Grécia sob a vigilância da província Macedônica, anexada por Roma desde 167 a.C.. ... As guerras civis romanas devastaram ainda mais a região, até o imperador Augusto organizar a península como a Província de Acaia em 27 a.C..

Qual era Religião da Antiga Grécia?

Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.

Quem conquistou a Grécia após a guerra do Peloponeso?

A guerra durou aproximadamente 30 anos e foi decisiva para o fim da Era Clássica grega. A guerra foi vencida por Esparta, mas seu domínio sobre a Grécia não durou muito tempo. Os espartanos não conseguiram impedir a invasão dos macedônicos, liderados por Filipe II.

Qual foi o resultado das Guerras Médicas?

Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor. Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..

O que foram as Guerras Médicas e de que maneira elas contribuiu para a construção da hegemonia?

As Guerras Médicas foram os confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.

Quais foram as principais batalhas das Guerras Médicas?

Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.

Quem expulsou os persas da Ásia menor?

Em seguida, Alexandre conseguiu dominar a região onde ficavam as cidades fenícias, conhecida como Levante. A conquista desse território foi possível a partir da vitória na Batalho de Isso, em 333 a.C., que expulsou as tropas persas desse local.

Qual o principal característica do povo persa?

Os persas foram um povo que habitou a região do atual Irã há muito tempo atrás, cerca de 2000 a.C. O planalto iraniano, localizado ao leste da Mesopotâmia, tinha um clima predominantemente seco, sendo as suas terras pouco férteis.

Quando a civilização grega teve início?

A Civilização Grega desenvolveu-se a partir de 800 a.C. e viveu o seu auge no chamado período clássico, entre 500 e 300 a.C.

Como surgiu o sentimento de identidade entre os gregos?

A identidade entre os gregos e para os gregos se configura no contato entre eles próprios e entre os outros, os bárbaros, conceito que por sua vez tem sua historicidade. Para os gregos a noção de barbaroi é inicialmente lingüística, aqueles que não falam grego.

Quais foram os primeiros habitantes da Grécia?

Os primeiros habitantes são conhecidos como Pelasgos e se estabeleceram ali no período do Neolítico. Foram quatro os povos que formaram a civilização grega, e que por isso são considerados povos gregos. Eram povos com culturas bastantes semelhantes, que chegaram à Grécia um depois dos outros.

Quando os gregos se uniam?

No século 5 a.C., Atenas, Esparta e outras cidades independentes — e muito diferentes — se uniram pela primeira vez diante de uma ameaça comum: os persas.

Por que os gregos expandiram seu território?

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (750 e 550 a.C.). ... A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Artigo anterior
Quais as principais profissões que utilizam da probabilidade?
Artigo seguinte
Quanto tempo pode guardar a urina para exame?