Qual o principal componente do detergente?

Perguntado por: Inês Moreira de Lima  |  Última atualização: 9. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

Os detergentes podem conter como componente principal o sabão, substâncias tensioativas sintéticas e ou preparações enzimáticas que degradam quimicamente as gorduras e proteínas. As substâncias tensioativas são compostos químicos orgânicos que diminuem a tensão superficial das soluções aquosas.

Qual é a composição do detergente?

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar.

Qual é a principal matéria-prima do detergente?

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

O que contém no detergente?

Detergente. Assim como os sabões, os detergentes sintéticos são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo polar em uma de suas extremidades. Da mesma forma que o sabão, o detergente é um tensoativo - quem dá a ele essas propriedades costumam ser os sais de ácidos sulfônicos.

Qual a formulação do detergente?

Composição química dos detergentes

Os detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.

Qual é a função de cada componente de um detergente?

36 questões relacionadas encontradas

Qual a composição química do sabão e detergente?

Os sabões e detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por uma parte apolar (que é hidrofóbica – hidro = água; fobos = aversão) e uma extremidade polar (hidrófila – hidro = água; filos = amigo).

Qual a composição do detergente de louça?

Composição: Alquil benzeno sulfonado de sódio linear, alquil bezeno sulfonato de trietanolamina, lauril éster sulfato de sódio, sulfato de magnésio, EDTA, formol, corante, perfume sintético de limão e água, Contém tensoativo biodegradável.

Qual é o pH de um detergente?

Detergentes Neutros

Por sua vez, o detergente neutro possui pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Sua grande vantagem é o fato de que ele age diretamente na sujeira, não agredindo ou danificando a superfície a ser limpada.

Qual é a função do ácido sulfônico?

Para que serve o ácido sulfônico? Os ácidos sulfônicos são mais conhecidos pela sua aplicação na obtenção de espumantes, que estão presentes em xampus, detergentes e cremes dentais.

Qual a origem do detergente?

Assim, em 1916, dois químicos alemães, H. Gunther e M. Hetzer, conseguiram desenvolver o primeiro detergente sintético de uso comercial, chamado de Nekal. O nome detergente vem do latim detergere, que significa “limpar”.

Qual é a função do sal no detergente?

O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais facilmente da superfície. Atenção com a chama do fogão após a limpeza: se ela estiver na cor amarelada é porque há restos de sal na boca do fogão.

Pode usar detergente para lavar o rosto?

ent o o detergente não pode ser utilizado no rosto. tudo que tem aqui na composição desse produto.

Qual é a fórmula do detergente Ypê?

Composição: Alquil benzeno sulfonado de sódio linear, alquil bezeno sulfonato de trietanolamina, lauril éster sulfato de sódio, coco amido propil betaína, sulfato de magnésio, EDTA, formol, corante, perfume e água, Contém tensoativo biodegradável.

Qual o nome científico do detergente?

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Quais são as desvantagens do detergente?

Diariamente, produtos de higiene como sabão, detergente e outros usados nas residências e indústrias atingem os sistemas de esgoto e, sem o devido tratamento, acabam indo parar na água dos rios e lagos. Lá, causam diversos impactos nos corpos hídricos e na vida aquática.

O que é espessante para detergente?

São polímeros produzidos a partir do ácido acrílico. Os mais comumente utilizados em detergentes são os Espessante Acrílicos Alcali Solúveis. São produtos ácidos, adicionados na fase ácida e que aumentam a viscosidade do sistema a medida que o pH vai subindo, obtendo-se a maior viscosidade em pH acima de 7,0.

O que é ácido sulfônico é perigoso?

O ácido sulfônico é perigoso? De acordo com o químico, o componente pode ser extremante prejudicial para saúde pois pode afetar, dependendo da concentração, todo o organismo de quem o consumir.

Para que serve o ácido sulfônico no detergente?

Ácido Sulfônico 90% é um tensoativo aniônico amplamente aplicado para fabricação de detergentes líquidos, pós e pastosos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral. Costuma ser o principal ingrediente ativo da formulação. Geralmente utilizado neutralizado com hidróxido de sódio e/ou trietanolamina.

Quais os perigos do ácido sulfônico?

Isso porque o ácido é corrosivo, com capacidade, inclusive, de corroer metais. “Quando concentrado, ele tem uma toxidez muito aguda. Se entra em contato com a pele, se for ingerido ou se cair nos olhos é muito perigoso. Pode acontecer coisas bem graves”, explica Machado.

Qual o melhor tipo de detergente?

Você já deve ter percebido que o melhor detergente para lavar louça é o neutro, porque é excelente na remoção de gordura e sujeira de vários tipos de superfície e é menos nocivo à pele e ao meio ambiente.

Qual detergente é alcalino?

Como exemplo de detergente enzimático alcalino temos o Profisept® EZ MATIC. Sua formulação reúne a ação sinérgica de um potente blend composto de 3 enzimas com agente alcalinizante, proporcionando alto desempenho e segurança na limpeza, de forma ampla e não seletiva.

Qual é o detergente neutro?

  • Argus.
  • Audax.
  • Azulim.
  • Barbarex.
  • Biofossa.
  • Bioz.
  • Borlen.
  • Brilhante.

O que é detergente na química?

Detergente, é uma mistura de substâncias escolhidas para realizar uma determinada função (no caso, remoção de gordura) e sabão é produto de uma base (Hidróxido de sódio) sobre ácidos graxos de origem animal ou vegetal.

Qual a diferença entre o sabão e detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

Qual é a viscosidade do detergente?

No caso do detergente, o padrão de qualidade exige que a sua viscosidade não deva ser menor do que 100 cP (centiPoise).

Artigo anterior
Quem mandou matar Moriá One Piece?
Artigo seguinte
Como acontece um jogo de peteca?