Quem criou a Meg?

Perguntado por: José Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

Criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o MEG é uma metodologia para a avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações. Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro de referência para melhoria da produtividade das organizações e competitividade do Brasil.

Como surgiu o Meg?

O Modelo de Excelência da Gestão – MEG, surgiu como consequência de um estudo que buscou identificar o que as empresas de sucesso tinham em comum. Realizado, inicialmente, na década de 80 identificou um conjunto de conceitos comuns a essas empresas.

Quando foi criado o Meg?

Já nos anos 2000 foi lançada a primeira versão do Modelo de Excelência da Gestão – MEG, genuinamente brasileiro.

O que é o MEG da FNQ?

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

O que é Meg 21?

MEG 21 – A EVOLUÇÃO DA GESTÃO

Cada um dos oito Fundamentos da Excelência do MEG trabalha com modernas ferramentas de gestão mundiais, aderentes a todos os negócios. Para conhecer quais ferramentas são aderentes a cada um deles, basta clicar na seta ao lado do Tangram.

NOVA SKIN da MEG e QUEM CRIOU a MEG???

26 questões relacionadas encontradas

Qual a melhor contribuição do MEG para as organizações?

Estimula a competitividade e sustentabilidade

O MEG estimula a empresa a criar e manter métodos de sustentabilidade e competitividade. Para se compreender melhor a competitividade é necessário enxergar uma onda crescente da mesma ao redor do mundo.

Quais são os 13 fundamentos do MEG?

Os 13 fundamentos do MEG
  • 1 – Pensamento sistêmico. ...
  • 2 – Atuação em rede. ...
  • 3 – Aprendizado organizacional. ...
  • 4 – Inovação. ...
  • 5 – Agilidade. ...
  • 6 – Liderança transformadora. ...
  • 7 – Olhar para o futuro. ...
  • 8 – Conhecimento sobre clientes e mercados.

Como funciona o Tangram do MEG?

Os fundamentos do MEG estão dispostos em um diagrama no estilo do Tangram.
...
O modelo segue as bases do ciclo PDCL, sigla que se traduz em quatro etapas:
  • Plan, planejar;
  • Do, fazer;
  • Check, verificar; e.
  • Learn, aprender.

Quais são as principais características do MEG?

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são: – Modelo Sistêmico: Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

O que é Meg tr?

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) visa apoiar a implementação objetiva das condições para o aprimoramento da gestão e dos processos das organizações concedentes e convenentes das transferências da União, focadas em resultados para o cidadão.

Quais são os 8 critérios que dão estrutura ao Meg?

O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

O que é uma pessoa de excelência?

Significado de Excelência

[Gramática] Forma de tratamento conferida a quem pertence ao mais alto nível de uma hierarquia social, que ocupa posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes; abreviada por Ex.

O que é geração de valor para uma empresa?

Basicamente, um negócio gera valor para os acionista quando atinge resultado maior do que só remunerar suas necessidades de curto e longo prazo. Marinho explica que para geração de valor, o gestor precisa: Preocupar-se com a viabilidade dos investimentos e não comprar apenas por comprar.

Qual é o fundamento mais adequado para iniciar a implementação do MEG em uma empresa?

As perguntas mostram que a melhor forma de começar a implementar o MEG é fazer uma autoavaliação. Dessa forma, é possível entender o tamanho do desafio, o que precisa ser melhorado e o que precisa ser fortalecido.

São fundamentos da excelência?

Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que relevam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos internacional, expressos ...

Quais as principais contribuições de Juran e Deming?

Diferentemente de Juran e Feigenbaum, cujas contribuições foram mais instrumentais, relacionadas às práticas de controle da qualidade, Deming contribuiu para mudar a cultura organizacional e os fundamentos administrativos e de gestão de recursos humanos.

O que define gestão por Excelência?

Consiste em desenvolver líderes que representem uma influência positiva para os liderados, com um comportamento ético, inspirador, exemplar e comprometido com a excelência. Quem está à frente da equipe deve ser capaz de engajar os profissionais e fazer com que todos persigam os objetivos da organização.

O que diz o fundamento compromisso com as partes interessadas?

4 - Compromisso com as partes interessadas

Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

O que significa gestão por Excelência?

Nasce, assim, a necessidade de desenvolver a gestão de excelência. O conceito diz respeito à promoção da melhoria contínua dos resultados organizacionais, de forma lógica e sustentável, mantendo a conformidade com padrões comparáveis aos das melhores organizações do mundo.

Como aplicar os 8 fundamentos da gestão de excelência?

8 fundamentos da excelência em gestão
  1. Pensamento sistêmico.
  2. Compromisso com as partes interessadas.
  3. Aprendizado Organizacional e Inovação.
  4. Adaptabilidade.
  5. Liderança transformadora.
  6. Desenvolvimento sustentável.
  7. Orientação por processos.
  8. Geração de valor.

Quais são as dimensões da qualidade total?

O termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética (LONGO, 1996).

Quais são os fundamentos que são colocados em prática por meio dos oito critérios em Fundamentos do Modelo de Excelência da gestão Meg?

Os 8 fundamentos da gestão para a excelência
  • Pensamento sistêmico. ...
  • Compromisso com as partes interessadas. ...
  • Aprendizado organizacional e inovação. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Liderança transformadora. ...
  • Desenvolvimento sustentável. ...
  • Orientação por processos. ...
  • Geração de valor.

Quais são os tipos de departamentalização?

Tipos de Departamentalização
  • 1- Função. ...
  • 2- Produto ou Serviço. ...
  • 3 – Territorial. ...
  • 4 – Cliente. ...
  • 5 – Processo ou Equipamento. ...
  • 7 – Matriz. ...
  • 8 – Mista.

Quais são as ferramentas de gestão da qualidade?

Essas sete ferramentas de gestão da qualidade são: gráfico de controle, folha de verificação, gráfico de Pareto, fluxograma de processo, diagrama de causa e efeito, histograma e diagrama de dispersão.

Quais os fatores que incorporam o serviço de excelência?

Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.
  • Liderança. 1.1 Governança corporativa. ...
  • Estratégias e Planos. 2.1 Formulação das estratégias. ...
  • Clientes. 3.1 Imagem e conhecimento de mercado. ...
  • Sociedade. 4.1 Responsabilidade socioambiental. ...
  • Informações e Conhecimento. ...
  • Pessoas. ...
  • Processos. ...
  • Resultados.

Artigo anterior
O que é um ippon?
Artigo seguinte
O que é uma consultoria interna?