Quem bate paga o seguro?

Perguntado por: Márcio Denis Pinho Mendes  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

A legislação diz que quem provocou o acidente é que deve arcar com os danos. Se um carro bater no seu e ele possuir seguro contra terceiros, o Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), será fácil resolver a situação desde que ele assuma a culpa.

Quando o seguro cobra do culpado?

Se você sendo culpado pelo acidente, pagou a franquia do seguro de carro da vítima e mesmo assim foi surpreendido com a seguradora te cobrando, não se assuste. ... Pois, tanto você como a empresa de seguro, possuem o direito de cobrar os prejuízos do causador do acidente.

Quem bate é obrigado a pagar?

Em todos os casos, quem causa o acidente sempre é o responsável por arcar com os custos do reparo do veículo de terceiros.

Quem deve pagar a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos.

Quem bate atrás paga o prejuízo?

Quando ele acontece devido um empurrão, ou seja, o segurado bate no veículo da frente, e todos os carros a frente vão batendo uns nos outros. O culpado pelo engavetamento será o segurado. Nesse caso, a seguradora arcará com as despesas de todos os veículos danificados.

Bebado engraçado bate em carros estacionados.

17 questões relacionadas encontradas

Quem bate atrás que está errado?

Infração – grave; Penalidade – multa. Acontece que, apesar da culpa presumida – já que na maioria das vezes o motorista que bate atrás o fez por não conseguir prever um problema e parar a tempo -, nada impede que o condutor do veículo da frente tenha cometido uma irregularidade capaz de gerar o acidente de trânsito.

O que fazer em caso de colisão traseira?

Nesses caso, é preciso chamar o socorro médico (Bombeiros, pelo telefone 193), solicitar a viatura da polícia e aguardar no local. Depois, o caso deve ser registrado na delegacia. Tal procedimento também deve ser feito mesmo no caso de um carro colidir em um poste ou muro e o motorista se ferir sozinho.

Como funciona o pagamento de franquia de seguro?

A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.

Porque tem que pagar franquia de seguro?

Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia. Mas se o segurado já paga o seguro, por que ele deve pagar por parte do conserto? ... Sendo assim, a franquia tem como objetivo garantir que os segurados tenham mais zelo e cuidado ao conduzir o veículo.

Tem que pagar franquia para terceiros?

Seguro de terceiro paga franquia? Uma dúvida comum aos motoristas é se é necessário pagar uma franquia quando o seguro contra danos a terceiros é acionado. A resposta é categórica: não.

Sou obrigado a pagar carro reserva para caso de batida?

9/10) não há especificação restritiva ao direito de uso de carro reserva. Portanto, faz jus a autora ao carro reserva independentemente de qualquer condição imposta pela ré. Todavia, razão assiste a parte ré quando alega que o direito aos 15 dias para uso do carro reserva deve se dar de forma subsequente.

Sou obrigado a pagar carro reserva em acidente?

1. O DIREITO A UM CARRO RESERVA É DESTINADO APENAS AO SEGURADO, QUANDO ESTE ATUA COMO TAL, AO INVÉS DE SER TERCEIRO EM CONTRATO DE OUTRA PESSOA CAUSADORA DA COLISÃO E, POR COINCIDÊNCIA, SEGURADA PELA MESMA EMPRESA QUE O AUTOR.

Quando o seguro cobre danos a terceiros?

O seguro contra terceiros terá a cobertura desejada pelo segurado. ... Danos corporais ou pessoais: o seguro contra terceiros cobre os danos causados às vítimas em virtude do acidente. Danos corporais, como morte e/ou invalidez, e despesas médicas e hospitalares são cobertos.

Quando a seguradora paga o sinistro?

Ela precisa ser paga sempre que ocorre uma perda parcial. Ou seja, quando os danos ao veículo correspondem a, no máximo, 75% do valor de mercado do auto. Já quando os danos são superiores a 75% do valor do carro, diz-se que houve perda total.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

Qual valor da franquia do seguro?

Franquia é a participação que todo segurado tem nos prejuízos de um acidente que envolva o seguro. Este valor é descontado na indenização que a seguradora paga pra você. Dá uma olhada nesse exemplo que vai ficar bem facinho de entender: você bateu o carro e o conserto vai custar R$ 10 mil.

É possível parcelar a franquia do seguro?

A franquia do seguro é um valor que deve ser pago diretamente para a oficina que consertará o automóvel. ... No entanto, diversas oficinas mecânicas possibilitam que o parcelamento do valor da franquia seja feito em até três vezes. Algumas chegam a aceitar o pagamento dividido em até seis.

Que atitude você dever ter quando as rodas traseiras do veículo Derraparem?

Além disso, você não deve frear e nem tentar endireitar o volante. ... Por outro lado, quando a derrapagem acontecer com os pneus traseiros, você precisa tirar o pé do acelerador, girar o volante na direção para onde a traseira esteja derrapando e apenas acelerar o carro quando as rodas estiverem novamente alinhadas.

Quem escolhe a oficina em caso de colisão?

A oficina quem escolhe é o cliente. ... Independentemente de você ser segurado ou terceiro, é seu direito escolher sua oficina de confiança. (Artigo 6º, II, Lei 8.078/90).

Quanto tempo eu tenho para fazer um boletim de ocorrência?

Mas o prazo máximo para fazer o boletim de ocorrência é de até 6 meses (180 dias) após a data do acidente. Mas o melhor de tudo é fazer com maior antecedência para resolver todas suas pendências.

O que é danos a terceiros?

No seguro de danos a terceiros, estão cobertos os danos materiais e os danos pessoais. Como danos materiais são considerados todos os estragos no veículo. Já os danos pessoais podem ser divididos em dois tipos.

O que é danos morais a terceiro?

A cobertura para terceiros envolve o pagamento de um valor para cobrir danos causados a outras pessoas, sejam eles pessoais ou materiais. Isso inclui a quitação de despesas médicas e que reparo do outro carro envolvido na colisão, por exemplo.

O que o seguro não cobre?

O que o seguro não cobre

O seguro do veículo protege apenas o casco, ou seja, a estrutura geral que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Acessórios - como aparelhos de som e DVD - e equipamentos adicionais - como rodas esportivas e kit Gás Natural Veicular (GNV) - bem como blindagem ficam de fora dessa conta.

Sou obrigada a pagar o guincho?

Quando um carro é apreendido, geralmente é levado a um pátio onde você é obrigado a pagar na hora o guincho é a diária do pátio.

Quando eu tenho direito a carro reserva no seguro?

Quando terei direito ao carro reserva? O uso do carro reserva costuma ser disponibilizado em caso de perda parcial, perda total, roubo ou furto. Ou seja, em todos os sinistros que a sua apólice de seguro cobre. Isso pode variar e precisa, novamente, ser consultado no seu contrato.

Artigo anterior
Qual é o queijo mais saudável?
Artigo seguinte
Quantos quilos de carne o ser humano consegue comer?