Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom?

Perguntado por: Mauro Gonçalves Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

Os efeitos fisiológicos provenientes do aquecimento tecidual, que podem produzir aumento do fluxo sanguíneo e da atividade metabólica; aumento da extensibilidade do colágeno em estruturas tais como tendões, ligamentos e cápsulas articulares; alívio da dor e diminuição do espasmo muscular [6,11].

Quais as indicações do ultrassom?

O exame de ultrassom é indicado para análises e diagnósticos que evitam complicações, descartam suspeitas ou as confirmam, para seja iniciado o devido tratamento. A evolução dos equipamentos de ultrassom permite a visualização de alterações ainda no começo, possibilitando o tratamento precoce de várias enfermidades.

Qual a função do ultrassom na estética?

Um dos principais usos do ultrassom para estética nas clínicas é a redução dos efeitos da celulite. Elas são formadas pelo remodelamento do colágeno da pele sobre o tecido adiposo.

Quantas vezes na semana pode fazer ultrassom estetico?

É indicado em casos mais avançados de celulite e de gordura localizada, para tratamentos pré e pós-operatórios e para relaxamento da musculatura. Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana.

Quantas sessões de ultrassom para gordura localizada?

São recomendadas de quatro a oito sessões, com intervalo de 15 dias. Importante! Recomenda-se que o tratamento seja associado a uma dieta balanceada e a exercícios regulares. O ideal é ter o ultrassom macrofocado como aliado, não como única solução.

Efeitos térmicos e atérmicos do Ultrassom Terapêutico na Fisioterapia

17 questões relacionadas encontradas

São contra indicações ao uso do ultrassom?

Como em qualquer tratamento, o ultrassom também tem contraindicações, não sendo recomendado para:
  • áreas com sensação de temperatura diminuída e com circulação diminuída;
  • pacientes com insuficiência vascular ou com tromboflebite;
  • regiões dos olhos, dos órgãos reprodutores e da pelve imediatamente após a menstruação;

O que é terapia através do ultrassom e quais são as suas principias contraindicações?

O ultrassom terapêutico deve ser aplicado com muito cuidado em áreas com hipoestesia (diminuição da sensibilidade), pois pode produzir lesões na pele e periósteo , uma vez que o mecanismo de defesa está abolido. Nas áreas com insuficiência vascular pode haver dificuldade de arrefecimento da área pelo sangue .

O que é terapia através do ultrassom?

O ultrassom terapêutico (UST) é um recurso amplamente utilizado na fisioterapia, sendo empregado na reabilitação das mais variadas patologias, tanto nos processos agudos como crônicos. Sua popularização é graças aos seus efeitos benéficos que foram e continuam sendo comprovados.

Qual o melhor ultrassom para fisioterapia?

O uso do ultrassom de 3 MHz é indicado principalmente para a fisioterapia dermatofuncional e procedimentos de estética:
  • gordura localizada e celulite;
  • pós-lipoaspiração e abdominoplastia;
  • tratamento de fibroses.

Quais os tipos de ultrassom na estética?

Quais são os tipos de ultrassom para estética?
  • Lipocavitação focalizada (energia ultrassônica de alta intensidade)
  • Ultracavitação (baixa frequência ultrassom para gordura localizada)
  • Ultrassom com 3MHz (uso estético: sonopulse)

Pode usar ultrassom todo dia?

A quantidade de sessões de fisioterapia variam de acordo com o tipo e grau da lesão, por isso deve ser sempre avaliada pelo próprio fisioterapeuta antes de iniciar o procedimento. No entanto não é recomendado usar o ultrassom diariamente por mais de 20 dias.

Qual intensidade usar no ultrassom?

Intensidades. O ultrassom apresenta doses entre 0,125 w/cm²-5w/cm² (LEUNG, 2004). A intensidade menor trata estruturas mais próximas da pele, enquanto que a intensidade maior trata regiões mais profundas, como lesão óssea.

Quanto tempo usar o ultrassom?

Como se trata de ondas vibracionais de alta intensidade, a duração do procedimento não deve exceder 15 minutos, sendo recomendado entre 3 a 5 minutos. Adicionalmente, para se determinar o tempo de tratamento deve-se considerar a área efetiva de radiação, também conhecida como ERA.

Qual a diferença entre o ultrassom de 1MHz e 3MHz?

O ultrassom possui duas frequências: 1MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos mais profundos, e 3MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos superficiais.

O que significa W cm2?

É a energia / segundo a cada cm² de uma superfície perpendicular à emissão das ondas. É Calculada em W/ cm² • Intensidade: 0,01 - 3,0 W/ cm². É a energia total que se produz por segundo, medida em watts.

Que tipo de onda é o ultrassom?

São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano. O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc.

Qual tipo de eletroterapia do ultrassom?

Ultrassom

O aparelho de ultrassom utilizado na eletroterapia é capaz de emitir ondas sonoras que fornecem vibrações mecânicas que favorecem a regeneração dos tecidos afetados, pela estimulação do fluxo de sangue e aumento do metabolismo.

O que é a Sonoforese?

Fonoforese ou sonoforese é um termo que descreve a habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele. Trata-se de uma eficiente alternativa de transporte de substâncias além da utilização medicamentosa via oral, ou injeções intradérmicas.

Pode aplicar ultrassom em epífise de crescimento?

Em vista dos resultados aqui obtidos, parece possível afirmar que o ultra-som pulsado a 20%, utilizado em doses terapêuticas até 2w/cm2 , poderá ser utilizado próximo às epífises de crescimen- to ósseo em crianças - não ocor- rendo o mesmo com o ultra-som contínuo com intensidade entre 1 e 2w/cm2 .

Qual o melhor ultrassom para estética?

Qual os melhores aparelhos de ultrassom na estética?
  • Ultraplace: o único ultrassom estacionário do Brasil, o mais moderno e eficiente.
  • Sonofocus: ultrassom de alta potência, conhecido como “lipo sem cortes”
  • Microfocado HIFU Herus: o melhor ultrassom para flacidez de pele é o Herus, lifting e rejuvenescimento.

Quais os tipos de exames de ultrassonografia?

Os tipos de ultrassom, são:
  • Ultrassom das mamas. ...
  • Ultrassom pélvico e o transvaginal. ...
  • Ultrassom do abdome superior. ...
  • Ultrassom da tireoide. ...
  • Ultrassonografia obstétrica e ultrassom obstétrica com doppler colorido. ...
  • Ultrassom em 3D e 4D.

Qual a diferença de ultrassom e cavitação?

Ultrassom de baixa frequência e baixa intensidade, quando a emissão das ondas sonoras deste aparelho não são focalizadas; Caracteriza-se pelo ultrassom convencional, porém com intensidade maior e frequências em kHz mais baixas (JPC,2008). A cavitação é a criação de bolhas com gás, tendo dimensões de micrômetros.

Qual a diferença do ultrassom e da lipocavitação?

Qual é a diferença entre Ultracavitação e Lipocavitação? Nenhuma. A diferença é apenas nominal. Trata-se do efeito de cavitação das células por meio de um Ultrassom Cavitacional.

O que é cavitação em estética?

Para que serve a cavitação? Na área da medicina estética é um tratamento essencialmente utilizado para perda de gordura localizada sendo indolor. A tecnologia de cavitação, está indicada para o tratamento de gordura localizada, perda de volume (medidas indesejadas) e Lipodistrofia (celulite).

Qual o nome da ultrassom para ver o bebê?

O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para identificar a idade gestacional, avaliar crescimento e vitalidade do bebê, além de detectar gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de eventuais malformações fetais.

Artigo anterior
O que são células inflamatórias?
Artigo seguinte
Como saber o AWB da encomenda?