Quem ama ama alguém ou ama a alguém?

Perguntado por: Matheus Nogueira de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

Amar é verbo transitivo direto, ou seja, que não admite preposição alguma (Quem ama, ama alguém).

Quem ama ama alguém ou a alguém?

Amar é verbo transitivo direto (VTD), ou seja, que não admite preposição alguma (Quem ama, ama alguém). Os pronomes de terceira pessoa que o complementam são o, a, os, as.

O que significa amor intransitivo?

Amar é um verbo transitivo direto só na gramática. ... Na vida, o amor é intransitivo. Ou seja, iniciam e terminam no próprio sujeito. Ser amado não é o objetivo do amor.

Qual o certo eu te amo ou eu lhe amo?

Eu o amo ou eu lhe amo

Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

Qual a regência do verbo gostar?

No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.

Henrique e Juliano - Quem Ama Sempre Entende (DVD Ao vivo em Brasília) [Vídeo Oficial]

42 questões relacionadas encontradas

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

Qual a transitividade do verbo dar?

O verbo dar é bitransitivo, por isso exige dois complementos: um direto e outro indireto regido por preposição. C) O verbo dar é transitivo direto, por isso é regido por um complemento sem preposição.

Quando se usa lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Quando usar te e lhe?

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim. Exemplos: “Eu te amo, és linda”.

Qual o significado de te amo e eu te amo?

O que é Eu te amo:

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

Onde se passa amar verbo intransitivo?

Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade, conta a passagem de uma suposta professora de Alemão à casa da família Sousa – uma família católica, mas cheia de mistérios e contradições. ... Elza muda-se então para a casa, se fazendo passar por professora de alemão.

Qual o enredo de amar verbo intransitivo?

“Amar, Verbo Intransitivo” (1927) é o primeiro romance do escritor Mário de Andrade. Com características marcantes do Modernismo, o livro conta a história de uma mulher alemã, que é contratada como governanta na casa de uma abastada família para executar a iniciação sexual e amorosa de um jovem, filho do contratante.

Porque o verbo amar e transitivo?

--> Amar é verbo transitivo direto (VTD), ou seja, não admite preposição alguma (Quem ama, ama alguém). Os pronomes de terceira pessoa que o complementam são o, a, os, as.

Que a amo ou que a amo?

Os pronomes de terceira pessoa que representam um complemento sem preposição são o, a, os, as. Então, a frase apresentada está adequada ao padrão culto da língua: Amo-a. Seria inadequado dizer “Amo-lhe” ou “Amo ela”. A única maneira adequada à terceira pessoa do singular – ela ou você – é Amo-a.

O que significa a palavra eu te amo?

1. Amo te. Flexão verbal de "amar" acrescido do pronome indicativo de 2ª pessoa "te". Forma de se expressar o amor que uma pessoa sente pela outra.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Pode usar te?

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que se refere o pronome te?

Te e ti são pronomes pessoais do caso oblíquo. Em outras palavras: funcionam como objeto (direto ou indireto), nunca como sujeito.

Que Deus lhe der ou de?

Significado de Dê

substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê). Forma Der. de dar.

Como se escreve Informo lhe?

informo-lhe - Dicionário Online Priberam de Português.

Quando o lhe e objeto indireto?

O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Quais são os complementos do verbo dar?

Segundo a tipologia verbal, o verbo dar1 é transitivo direto e indireto. Seleciona, portanto, dois complementos: um complemento direto e um complemento indireto.

Como podemos classificar o verbo dar?

O verbo dar é um verbo irregular, apresentando alterações no seu radical quando conjugado. Isso acontece, por exemplo, nas conjugações do subjuntivo (que eles deem, se eles dessem, quando eles derem,...).

Qual a classe gramatical de dar?

Significado de Dar

verbo bitransitivo Oferecer alguma coisa a alguém sem pedir nada em troca: deu comida ao mendigo. Ofertar como presente ou retribuição a: deu ao filho um computador.

Artigo anterior
O que é discurso direto na narrativa?
Artigo seguinte
Qual é a primeira linha de defesa quando uma organização está usando uma abordagem de defesa profunda para a segurança de rede?