Que vírgula explicativo?

Perguntado por: Dinis Soares Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

No período II "que devem ao governo" é oração subordinada adjetiva explicativa, funciona como aposto explicativo e significa que todos os Estados devem ao governo. Orações subordinadas adverbiais: São separadas por vírgula quando estiverem no início ou no meio do período.

Que restritivo e que explicativo?

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.

O que é sentido explicativo?

As explicativas são acessórias. Acrescentam uma qualidade ao antecedente, tornam mais claro o seu sentido, mas não são indispensáveis ao sentido essencial da oração principal. Costumam ser postas entre vírgulas: «o meu pai, que era jardineiro, tratava as flores como suas filhas».

Qual é a oração explicativa?

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

Que pronome relativo explicativo?

Exemplos de pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo, no qual. Vamos analisar um caso de oração subordinada adjetiva: ex: Comprei o carro daquele homem que trabalhava na loja do bairro. Veja que há ali o pronome relativo “que”, o qual retoma o substantivo “homem”.

Uso da Vírgula! Com Prof. Noslen!

43 questões relacionadas encontradas

Como usar o pronome que?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Qual a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O que é explicativas exemplos?

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

O que é uma conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

Quais são as conjunções explicativas?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa

A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

Como se classifica o adjetivo explicativo?

ADJETIVO EXPLICATIVO: exprime características inerentes ao substantivo a que se refere, uma qualidade própria do ser: fogo quente, neve fria, céu azul, etc. Além de serem classificados como explicativos ou restritivos, os adjetivos também podem ser classificados como: SIMPLES ou COMPOSTOS; PRIMITIVOS ou DERIVADOS.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual a diferença entre adjetivo explicativo e restritivo?

Por exemplo, todo homem é mortal, todo fogo é quente, todo leite é branco, então mortal, quente e branco são adjetivos explicativos concernentemente a homem, fogo e leite. Adjetivo restritivo: É o adjetivo que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo.

Que explicativo e restritivo vírgula?

Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. ... Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.

Qual é a diferença entre restringir e explicar?

São classificados como orações subordinadas adjetivas. Quando não possuem vírgulas, são restritivas (como em 1); quando possuem, explicativas (como em 2). Você sabia, todavia, que, por conta dessas vírgulas, o sentido entre elas é bastante diferente? Restringir significa limitar, separar, dividir.

O que é conjunção exemplos em frases?

Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Qual a função do pronome QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Qual a função da palavra desde que?

Além disso, dita palavra é considerada como ato de começar e está falando de tempo, lugar ou ordem. Pode ser uma locução adverbial desde já, a partir deste momento, doravante. Desde que, visto que, uma vez que, vai, desde que assim o desejas.

Qual é a classe gramatical do que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Que ou a qual?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Como substituir o pronome relativo QUE?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

O que pode substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

Artigo anterior
Qual apelido para Matheus?
Artigo seguinte
Qual a origem do chimarrão Onde e quando?