O que é clausula abusiva?

Perguntado por: Mélanie Torres  |  Última atualização: 23. Dezember 2021
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

Cláusula Leonina ou cláusula abusiva é aquela em que se estabelece uma relação desproporcional de vantagens e desvantagens entre as partes envolvidas. Geralmente, a cláusula abusiva pode ser observada em contratos.

Quando uma cláusula é abusiva?

Cláusulas abusivas são aquelas que colocam o consumidor em desvantagem nos contratos de consumo. O consumidor que se deparar com uma cláusula abusiva poderá recorrer à Justiça para pleitear sua nulidade, e, consequentemente, livrar-se da obrigação nela prevista.

São nulas as cláusulas contratuais que?

São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

Como anular cláusula de contrato?

Caso esteja em uma situação como essa, você pode entrar em contato com o fornecedor para pedir a alteração, anulação ou revisão dos itens. Vale ressaltar que a anulação ou modificação de uma cláusula não invalida o contrato, exceto quando essa ação gerar um dever excessivo para qualquer uma das partes.

Qual a sanção típica cominada as cláusulas abusivas no código de defesa do consumidor?

De acordo com a lição de Marques[27], “o Código é bastante claro ao definir as sanções das cláusulas abusivas: nulidade de pleno direito – ou nulidade absoluta, na terminologia do Código Civil -, o que significa negar qualquer efeito jurídico à disposição contratual”.

PROTEÇÃO CONTRATUAL: CLÁUSULAS ABUSIVAS - Parte 1 | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 42

32 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

São considerados abusivos a luz do CDC?

Práticas comerciais abusivas e relações de consumo

Compreendemos que toda prática que fere os princípios basilares que regem as relações consumeristas, como a propaganda enganosa, por exemplo, pode ser considerada como abusiva.

Como alterar cláusula de contrato?

É importante ressaltar que, os contratos só podem ser alterados por expressa vontade dos envolvidos, e, por isso, o termo aditivo deve ser assinado por ambas as partes. Além disso, só é possível aditar contratos vigentes. Sendo assim, nos casos em que o contrato já foi extinto é necessário elaborar um novo.

Como anular um documento assinado?

Se o contrato foi assinado, mas houve algum destes fatos, o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo ou a lesão, não se preocupe, nem tudo está perdido. Cabe propor ao Juízo a Ação de Anulação de Negócio Jurídico.

Quando um contrato de trabalho pode ser anulado?

A rescisão contratual ocorre quando uma das partes não cumpre com a sua parcela de responsabilidade na parceria. Logo, o documento pode ser anulado ou cancelado. Em alguns casos, quem descumpriu cláusulas previstas no acordo pode ser penalizado com mais do que apenas o fim da parceria.

São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que estudos disciplinares?

· Pergunta 10 0,5 em 0,5 pontos São nulas de pleno direito, as cláusulas contratuais que: Resposta Selecionada: e. Possibilitam a renúncia do direito à indenização por benfeitorias necessárias.

Em qual hipótese uma cláusula contratual declarada abusiva pode implicar na nulidade do contrato no qual está inserida?

No contrato de consumo, a invalidade parcial do negócio é a regra, mediante nulidade das cláusulas abusivas, sobretudo porque é reconhecido o direito de manutenção do contrato por parte do consumidor.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são as penalidades e sanções das cláusulas abusivas?

As sanções específicas referentes às cláusulas abusivas, que são a nulidade de pleno direito ou nulidade absoluta, podem e devem ser impostas de ofício pelo magistrado, quando este reconhecer a abusividade de tais cláusulas, de forma que não precisa ocorrer o pedido de nulidade por parte do consumidor, ou seja, o ...

São abusivas as cláusulas que obriguem ao consumidor ressarcir os custos de cobrança de sua obrigação?

São válidas as cláusulas que obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrança de sua obrigação se igual direito lhe for conferido contra o fornecedor.

É considerada vantagem exagerada aquela que?

51, § 1º, do CDC, presume-se vantagem exagerada, entre outros casos, a vantagem que: (I) ofende os princípios fundamentais do sistema jurídico a que pertence; (II) restringe direitos ou obrigações fundamentais inerentes à natureza do contrato, de tal modo a ameaçar seu objeto ou o equilíbrio contratual; e (III) se ...

Como editar um documento no sei que já foi assinado?

No SEI depois de um documento assinado e visualizado por outro departamento não é possível alterar o existente, é necessário inserir outro documento (neste caso o formulário de afastamento).

Como cancelar um documento no Clicksign?

Para cancelar um documento, você deve acessá-lo através do Cofre em que ele está guardado. Em seguida, clique em Cancelar documento. Note que só é possível cancelar o documento uma vez que ele não foi assinado por completo.

Como fazer um adendo ao contrato?

A parte mais importante do adendo é listar os termos e partes do contrato original que ele modifica. Escreva coisas do tipo: “O contrato será modificado da seguinte forma”, com a parte escrita antiga e a nova parte escrita lado a lado para que as diferenças sejam óbvias.

Como elaborar um termo aditivo de contrato?

Dicas para realizar um aditivo de contrato corretamente

Portanto, dados pessoas do contratante (seja pessoa física e jurídica), informações sobre a parte acrescentada ao contrato original. Além disso, devem constar o número da cláusula alterada e a indicação das demais que permanecerão intactas.

Como fazer um adendo de um documento?

O adendo ocorre quando um contrato já foi feito, e uma das partes decide acrescentar mais uma cláusula, por exemplo, e esta é um adendo. O adendo é utilizado para as partes não terem que fazer um novo contrato, então é feito apenas uma inclusão de dados e cláusulas, onde ambas as partes devem concordar.

Quais são as práticas abusivas do CDC?

As práticas abusivas são aquelas ações feitas por empresas que violam os direitos e colocam os clientes em situação de desvantagem. Fica caracterizado o abuso em práticas que podem induzir o consumidor ao erro ou engano, quando ele adquire produtos e serviços por pressão ou trapaça.

O que seria uma conduta abusiva do fornecedor?

As práticas abusivas são condutas que fazem acentuar o desequilíbrio já existente entre o fornecedor e consumidor numa relação de consumo. Como normas de ordem pública, não podem ser afastadas pela vontade das partes e objetivam proteger a esfera patrimonial ou não patrimonial do indivíduo.

O que é propaganda enganosa CDC?

Segundo o artigo 37 do CDC, uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando ela traz uma informação falsa que faz com que o possível cliente tenha uma ideia errônea sobre o que está sendo ofertado.

O que significa artigo 51?

Art. 51. Transitada em julgado a sentença condenatória, a multa será executada perante o juiz da execução penal e será considerada dívida de valor, aplicáveis as normas relativas à dívida ativa da Fazenda Pública, inclusive no que concerne às causas interruptivas e suspensivas da prescrição. Modificações no Art.

Artigo anterior
O que beber com whisky?
Artigo seguinte
Quanto ganha um comissario de bordo da tap?