Qual o recurso cabível contra a decisão de impronúncia?

Perguntado por: Margarida Machado de Fonseca  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

O recurso cabível da impronúncia será a apelação, conforme art. 416 CPP. Nas hipóteses taxativas do art. 415 CPP, o juiz presidente proferirá sentença de mérito, absolvendo o acusado em decisão capaz de formar coisa julgada material.

Qual o recurso cabível das decisões de absolvição sumária e impronúncia?

Insta salientar que a decisão de Impronúncia, ou de Absolvição Sumária, poderá ser atacada através do recurso de apelação, conforme previsão expressa do artigo 416 do Código de Processo Penal (BRASIL, PLANALTO, 1941): “Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação”.

Qual o recurso que pode ser interposto contra a decisão desclassificatória?

Tribunal do Júri

O argumento dos defensores dessa posição – que é majoritária – está no fato de caber recurso em sentido estrito contra a decisão desclassificatória ( CPP , 581, II) e, se esse não for interposto, a decisão... Contra esta decisão cabe recurso em sentido estrito.

É cabível apelação da decisão que pronunciar ou impronunciar o réu?

Da decisão de pronúncia cabe recurso em sentido estrito; da impronúncia e da absolvição sumária cabe apelação. D O recurso em sentido estrito é cabível apenas contra a decisão do juiz que concede a ordem de habeas corpus, pois da que a denega tem cabimento outro habeas corpus.

Qual o recurso cabível contra as decisões de pronúncia impronúncia absolvição sumária e desclassificação?

Contra a decisão que desclassifica é cabível recurso em sentido estrito (art. ... Com efeito, antes, contra a sentença de impronúncia ou absolvição sumária, cabia recurso em sentido estrito. Com a mudança, tais decisões passaram a ser atacadas por meio de apelação.

RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO DE PRONÚNCIA E SEUS EFEITOS.

35 questões relacionadas encontradas

Qual o recurso cabível contra absolvição sumária?

Na hipótese de absolvição sumária, o recurso cabível é o de apelação, caso contrário, o juiz designará audiência de instrução e julgamento, providenciando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público, se for o caso, do querelante e do assistente.

É cabível contra a sentença de impronúncia é absolvição sumária no procedimento nos processos de competência do Tribunal do Júri?

É cabível contra a sentença de impronúncia e absolvição sumária no procedimento nos processos de competência do Tribunal do Júri. ... É cabível se de parte da sentença definitiva ou com força de definitiva proferida pelo juiz singular não for previsto recurso em sentido estrito.

É cabível apelação contra a sentença de impronúncia é absolvição sumária?

Segundo o código de processo penal, contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação, já contra a decisão que concluir pela competência do juízo e que pronunciar o réu caberá recurso em sentido estrito.

Quando Cabe recurso de apelação no processo penal?

No nosso sistema legal, a apelação é o recurso cabível da decisão ou sentença do juiz, quando não couber recurso em sentido estrito, dirigido ao Tribunal, objetivando a reforma ou anulação do julgado. Se a decisão é proferida no âmbito de ação penal de competência originária dos Tribunais, não cabe apelação.

O que é sentença de pronúncia e impronúncia?

É a chamada sentença processual que, após análise das provas do processo, declara admissível a acusação a ser desenvolvida em plenário de Júri, por estar provada a existência de um crime doloso contra a vida e ser provável a sua autoria. ...

O que é uma sentença Desclassificatória?

Na sentença desclassificatória, o juiz presidente deverá fundamentadamente apontar porque não existe crime doloso contra a vida, porém, sem sinalizar a capitulação do crime desclassificado, pois nesse caso ele não estaria desclassificando, mas sim julgando.

Qual recurso cabível no Tribunal do Júri?

Pelo Código de Processo Penal, os recursos são: a) em sentido estrito; b) apelação; c) protesto por novo júri; d) embargos; e) revisão; f) recurso extraordinário; g) carta testemunhável; h) habeas corpus. Deve ser mencionado, além dos recursos regimentais, o recurso especial, criado pela Constituição Federal de 1988.

Qual o fundamento para a decisão que desclassifica o crime?

“A decisão que desclassifica o crime, proferida por juiz singular, tem força de definitiva e, salvo disposição especial em contrário, é atacável por meio de recurso de apelação (art. 593, II, CPP).”

Qual a diferença entre absolvição sumária e impronúncia?

No tocante aos elementos integrantes do crime, a impronúncia é sentença que só incide sobre o fato típico, enquanto que a absolvição sumária é decisão sobre todos os fatores constitutivos do crime: o juiz declara provado o fato típico, mas absolve o réu, ou por ausência de antijuridicidade, ou por ausência de ...

Qual a natureza jurídica da decisão de impronúncia?

Qual a natureza jurídica da impronúncia? É uma decisão interlocutória mista terminativa. Apensar de decisão interlocutória, o recurso cabível á a apelação, haja vista que a lógica recursal do processo penal não é a mesma do processo civil.

Quais as hipóteses de cabimento do recurso de apelação?

O recurso de apelação poderá ser interposto contra sentenças que são proferidas durante o processo de conhecimento, de execução ou então em tutela de urgência, não importando o tipo de processo ou mesmo procedimento que se trate, afinal, a apelação e cabível em qualquer espécie de procedimento, seja ele comum ou ...

Para que serve a apelação criminal?

A apelação criminal é uma medida que busca contestar a sentença de condenação ou absolvição. Assim, é possível solicitá-la sempre que um juiz tomar uma decisão definitiva na primeira instância. ... Então, em um processo criminal, a decisão do juiz pode pender tanto para a condenação quanto para a absolvição.

Quais são os recursos cabíveis na área criminal?

593 , INCISO I DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL , O RECURSO CABÍVEL CONTRA A SENTENÇA CONDENATÓRIA CRIMINAL É A APELAÇÃO : ART. ... CONFORME ANÁLISE DO CASO CONCRETO, NÃO HÁ DÚVIDA OBJETIVA A RESPALDAR A INTERPOSIÇÃO INCORRETA DE RECURSO CONTRA A SENTENÇA CONDENATÓRIA.

O que é a absolvição sumária?

Trata-se de decisão judicial competente para reconhecer que a acusação ou queixa prestada contra alguém é considerada improcedente. Há, ainda, a absolvição sumária que ocorre quando o juiz absolve o réu no início do processo instaurado para apuração de crimes dolosos praticados contra a vida.

Qual o recurso cabível contra a sentença?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante.

É cabível recurso de apelação contra decisão que tenha absolvido sumariamente o réu?

Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária cabe apelação. Da sentença que absolver sumariamente o acusado, deverá o juiz recorrer de ofício ao tribunal de justiça.

É cabível a absolvição sumária no procedimento do júri?

É o que a lei chama de absolvição sumária (também prevista no procedimento do Júri, art. ... 397 que após a resposta preliminar “o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar: “I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; (art. 23 do Código Penal).

Quando cabe impronúncia?

A impronúncia é uma decisão em que o Juiz, diante da ausência de provas quanto à materialidade ou indícios suficientes de autoria ou de participação, nega seguimento à ação penal, encerrando o juízo de formação da culpa.

O que é a impronúncia no procedimento do Tribunal do Júri e qual a sua natureza jurídica?

A impronúncia é a decisão por meio da qual o juiz conclui que não há provas da materialidade do fato ou da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação para levar o acusado a julgamento perante o Tribunal do Júri (Art. 414, CPP).

É cabível condenação sumária no processo penal?

No processo penal é possível que o acusado seja absolvido sumariamente da acusação com fundamento no artigo 397, incisos I a IV do Código de Processo Penal; também existe a hipótese de absolvição sumária do artigo 415 incisos I a IV, na hipótese de processos de competência do Tribunal do Juri e, por fim, a do artigo ...

Artigo anterior
Qual o correto 20h ou 20hs?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura um eletroencefalograma?