Que tipo de substância e o sabão e o detergente?

Perguntado por: Vera Leticia de Machado  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (6 avaliações)

Diferenças entre o detergente e o sabão
Todos os sabões são biodegradáveis, mas apenas alguns detergentes são; Os detergentes são produzidos apenas em escala industrial; Os detergentes não interagem com nenhum cátion presente na água, mas os sabões interagem com íons como cálcio, magnésio e ferro II.

Que tipo de substância e o sabão?

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.

Qual a classificação do detergente?

A verdade é que existem três tipos de detergentes: detergentes neutros, alcalinos e ácidos. Cada tipo de detergente exerce uma função e tem propriedades diferentes, o que faz com que seja essencial conhecer os diversos detergentes para manter a eficiência da limpeza em qualquer que seja o estabelecimento.

Qual a diferença química entre sabão e detergente?

O sabão e o detergente, apesar de praticamente terem a mesma finalidade, possuem composições químicas diferentes. O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos.

O que é uma substância detergente?

Detergente. Assim como os sabões, os detergentes sintéticos são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo polar em uma de suas extremidades. Da mesma forma que o sabão, o detergente é um tensoativo - quem dá a ele essas propriedades costumam ser os sais de ácidos sulfônicos.

Sabões e detergentes - Curso Química Fácil

20 questões relacionadas encontradas

O que é solução detergente?

Um detergente é uma substância ou mistura de substâncias que, quando em solução aquosa, se utiliza para lavagem de materiais ou tecidos. As substâncias tensioativas são compostos químicos orgânicos que diminuem a tensão superficial das soluções aquosas. ...

Quais os componentes de detergentes?

Elementos presentes no Detergente
  • Sulfonato de alquil benzeno linear 5-12%
  • Sabão 0-4%
  • Silicato de sódio 5-10%
  • Tripolifosfato de sódio 0-30%
  • Zeólita 0-35%
  • Perborato de sódio 10-25%
  • Carboximetilmecelulose 0,5-1,5%
  • Sulfato de sódio /carbonato de sódio.

Qual a estrutura química do sabão?

A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar. Não pare agora... ... Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.

Qual a vantagem de sabão em relação com o detergente?

Já os detergentes têm a vantagem sobre os sabões de que eles nunca reagem com os cátions da água dura e, portanto, realizam a limpeza independentemente da água usada.

Qual a desvantagem do detergente sobre o sabão?

Por exemplo, usar sabão em água dura reduz sua efetividade, no entanto, o detergente resiste aos minerais da água e limpa efetivamente. ... Outra vantagem envolve as opções de detergentes disponíveis, como líquidos ou em pó.

Qual é o pH de um detergente?

Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14). Eles removem todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. Os detergentes neutros possuem pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.

Qual a fórmula química do detergente?

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário.

Qual é o soluto do detergente?

O “detergente” vendido no comércio é, na verdade, uma solução, na qual o detergente é um soluto no estado líquido. O sal de cozinha (NaCℓ) é um soluto sólido.

Qual ingrediente endurece o sabão?

Se colocarmos soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao usado para lavar roupa. Agora, se colocarmos hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comum em produtos de higiene pessoal.

Qual a substância do sabão em pó?

Composição: Alquil benzeno sulfonato de sódio, linear, bentonita sódica, carbonato de sódio, tripolifosfato de sódio, sulfato de sódio, silicato de sódio, 4,4 BIs (2 sulfoesteril bifenil dissódico), pigmento azul 15, enzimas, CMC, perfume e água. Contém: Tensoativo biodegradável.

Como é originado o sabão?

Os sabões são resultado de uma reação química entre a gordura e um álcali, resultando numa gordura de ação detergente. Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso.

Qual a função é melhor utilização do detergente e do sabão para a limpeza mais eficiente das loucas?

Outro diferencial do detergente é que ele tende a produzir mais espuma na lavagem (apesar de esse fator não influenciar na limpeza em si) e, geralmente, consegue remover gorduras e óleos com mais facilidade. Por isso, inclusive, ele é o mais indicado para lavar louças e panelas no dia a dia.

O que acontece com a atuação de um sabão e um detergente frente a uma água ácida e a uma água dura?

As vantagens do detergente devem-se ao fato da forma de atuar em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões em pedra, nesses casos, reduzem sua eficácia até perderem seu poder de limpeza.

É verdade que o sabão é bom quando faz muita espuma?

No caso do sabão, a espuma pode demonstrar que ele está atuando na limpeza. A água dura (cátions de cálcio e, magnésio) impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é anulada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

Qual é o pH de sabão?

Neste sentido, o sabão líquido pode apresentar pH entre 5,5 e 9,5 (ANVISA, 2008).

Quais são as características estruturais do sabão que fazem dele um bom agente de limpeza?

3) Quais são as características estruturais do sabão que fazem dele um bom agente de limpeza? Os sabões e detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por uma parte apolar e uma extremidade polar. ... Dessa forma, os sabões não conseguem remover a sujeira e a gordura.

Qual é a composição química do óleo?

Óleos e gorduras são tipos de lipídios compostos majoritariamente por compostos denominados triacilgliceróis. Estes se enquadram na classe dos glicerídios e provêm da reação entre ácidos graxos (ácidos carboxílicos de cadeia longa) e o glicerol (propano-1,2,3-triol).

Qual a composição do detergente Ypê?

Composição. Tensoativos Aniônicos, Sequestrante, Conservantes, Espessante, Corante, Fragância e Água. Componente Ativo: Linear Alquil Benzeno Sulfonato de Sódio.

Quais os principais reagentes utilizados na produção do detergente?

Sabões e detergentes são constituídos em sua grande maioria por hidróxido de sódio, gorduras animais e vegetais para os sabões e derivados do petróleo para os detergentes, água, e aditivos como: tensoativos, alcalinizantes, hipoclorito de sódio, espessantes, entre outros.

Para que serve os tipos de detergente?

Detergente Neutro – Esse tipo de detergente é o mais utilizado na realização da limpeza do cotidiano em residências. Ademais, ele não agride o piso. Detergente Ácido – O detergente ácido é usado para a limpeza pesada. ... Detergente Alcalino – Em síntese, esse detergente é capaz de remover qualquer tipo de sujeira.

Artigo anterior
São imprescritíveis as ações de ressarcimento envolvendo atos de Improbidade Administrativa?
Artigo seguinte
Para que serve a limpeza espiritual?