Que tipo de ordem judicial pode bloquear o FGTS?

Perguntado por: Erica Violeta Jesus Miranda Borges  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que, em caso de atraso no pagamento de pensão alimentícia judicial, o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do trabalhador pode ser penhorado.

O que pode bloquear meu FGTS?

Assim sendo, em situações de atraso no pagamento da pensão, a pessoa pode ter o saldo do FGTS bloqueado por determinação judicial, que emite uma ordem de pagamento à Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do FGTS.

Pode haver penhora de FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todo trabalhador e só pode ser retirado em algumas situações. ... Em geral, os valores recebidos a título de FGTS pelo trabalhador não podem ser penhorados, com uma única exceção: quando a penhora se destina à quitação de pensão alimentícia.

Quantos dias dura um bloqueio judicial?

Assim que o Juiz determina o bloqueio, é feita uma ordem que dura o dia inteiro (24 horas), mas só naquele dia! Ou seja, se cair dinheiro na sua conta desde manhã, até de noite, durante todo esse período o que cair na sua conta será bloqueado.

Quando acontece bloqueio judicial?

O bloqueio judicial é uma medida imposta pela justiça por conta de um processo judicial, geralmente relacionado a dívidas não pagas ou pela Receita Federal. Esse bloqueio acontece quando a dívida já está consolidada. ... Cumprimento de sentença de um desses processos.

Bloqueio judicial do FGTS, é possível?

45 questões relacionadas encontradas

Como é feito o bloqueio judicial?

Somente um pedido formal no processo judicial pode desbloquear a conta bancária. Por isso, apenas a solicitação formal de desbloqueio perante o juiz tem o poder de tirar o bloqueio. O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores.

Como saber qual processo bloqueio judicial?

Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

Quanto tempo dura o bloqueio judicial Sisbajud?

Elaborado em 06/2021 . Recentemente, após o novo Sisbajud, sistema que bloqueia contas dos devedores, entrar em vigor foi inserida uma ferramenta que permite o bloqueio não apenas em uma data mas por 30 dias seguidos. Essa mudança que torna mais arriscada a penhora de créditos protegidos por lei.

Como consultar bloqueio judicial por CPF?

Para consultar, deve-se digitar o CPF ou o CNPJ da pessoa/empresa que está devendo. No BacenJud, é possível ainda cadastrar uma conta destinada a bloqueio em um Tribunal Superior. Ao acioná-la, o usuário tem acesso a uma base de dados para o informar quando preencher a minuta.

Como tirar dinheiro de conta bloqueada?

O desbloqueio pode ser feito direto na agência, caso o banco em que possui conta seja digital (não possua agências), entre em contato direto com o Serviço de Apoio ao Cliente (SAC) para verificar o procedimento para resgate do valor bloqueado.

Não é possível a penhora do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço FGTS para o pagamento de honorários de sucumbência?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não é possível a penhora do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de honorários de sucumbência ou de qualquer outro tipo de honorário.

É possível a penhora de valores créditos de FGTS para pagamento de prestações alimentícias vencidas?

O Superior Tribunal de Justiça entende ser possível a penhora de conta vinculada do FGTS (e do PIS ) no caso de execução de alimentos.

Quem tem dívida na Caixa pode sacar fundo de garantia?

A resposta é sim. Você pode e deve utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para quitar as suas dívidas. É importante ressaltar que antes de você decidir o destino do seu saldo do FGTS, é válido realizar as contas e verificar quanto está pagando de juros com a dívida em aberto.

Quanto tempo o FGTS fica bloqueado?

Após a liquidação/pagamento antecipado, quanto tempo leva para desbloquear o saldo do FGTS? No caso de pagamento/liquidação da operação antes da data do vencimento, o saldo do FGTS utilizado como garantia será desbloqueado em até 7 dias úteis. O cliente pode acompanhar o desbloqueio por meio do aplicativo do FGTS.

Como consultar um processo pelo CPF?

Como consultar o processo pelo CPF?
  1. Acesse o site de consultas do Tribunal onde tramita o seu processo. ...
  2. Tenha o número de identificação. ...
  3. Qual a etapa do processo. ...
  4. A posição na fila de pagamento. ...
  5. Banco onde o valor será depositado. ...
  6. Evolução anual dos pagamentos. ...
  7. Lista de precatórios pendentes.

Como saber se meu nome está no Bacenjud?

Para consultar no Bacenjud, conforme o BACEN, é necessário um usuário “habilitado por um gerente de segurança da informação (master) indicado por tribunal conveniado com o Banco Central. O master fornece um nome de operador e uma senha de acesso inicial que deve ser alterada no primeiro acesso”.

Como ver bloqueio Renajud?

  1. O usuário escolhe no menu principal a opção "Consultar Restrições - Bloqueios DETRAN/RENAJUD".
  2. O sistema exibe a tela abaixo:
  3. O usuário informa o CHASSI e escolhe logo abaixo a opção de Bloqueios Ativos DETRAN.
  4. Após isso preenche a imagem de verificação e clica no botão CONSULTAR.

Como funciona o bloqueio via Sisbajud?

O Sisbajud permite que sejam feitas ordens de bloqueio em relação a contas de depósitos à vista (contas-correntes), contas de investimento e de poupança, contas depósitos a prazo, aplicações financeiras (renda fixa ou variável) e demais ativos sob a administração e custódia das instituições participantes.

Quanto tempo dura a penhora online?

Para desespero de empresas e alegria de credores, o sistema de bloqueio de ativos financeiros em contas correntes deixa de ser instantâneo para durar 24 horas consecutivas.

Como desbloquear valores Sisbajud?

O pedido será apreciado pela Magistrada, com prioridade. Na hipótese de deferimento do levantamento dos valores, será efetuado o desbloqueio por meio do sistema SISBAJUD, em até 72 horas, caso a verba ainda não tenha sido transferida para conta judicial.

Como descobrir bloqueio judicial em conta corrente?

Assim, se você sofreu bloqueio judicial de conta de forma devida, ou seja, o bloqueio não ocorreu sobre valores impenhoráveis, para revertê-lo é preciso: Entrar em contato com o seu banco para saber os motivos e dados do bloqueio judicial; Procurar um advogado para auxiliá-lo neste processo.

Como consultar processo jurídico?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Como consultar bloqueio judicial no Itaú?

Caso queira saber os dados de seu bloqueio judicial de conta empresarial (número do processo, número da vara, autor, valor) entre em contato com o Atendimento Exclusivo Itaú Empresas (4090 1685 para as capitais, regiões metropolitanas ou chamadas via telefone celular.

O que acontece se eu não pagar uma dívida judicial?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Como deve ser contabilizado bloqueio judicial?

Em geral, o valor da transferência judicial é o mesmo valor do bloqueio e desbloqueio. Como não há lançamento contábil do bloqueio e desbloqueio, o registro contábil ocorre com a saída efetiva do recurso da conta bancária, ou seja, pela transferência judicial.

Artigo anterior
Quem odeia seu irmão está nas trevas?
Artigo seguinte
Quais as partes que compõem a estrutura dos motores CC?