Quais as partes que compõem a estrutura dos motores CC?

Perguntado por: Manuel Carlos Pinho de Rocha  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

O motor de corrente contínua é composto por três partes básicas: estator, rotor e comutador.

O que é um motor CC composto?

Um motor CC é composto por um eixo acoplado ao rotor que é a parte girante do motor. Na Figura 1, o estator é composto por um ímã e o comutador tem a função de transferir a energia da fonte de alimentação ao rotor. Na Figura 1 é também é possível observar as partes que compõem um motor CC.

Como se classificam os motores CC?

Motor CC x CA

O motor de corrente contínua faz o controle da velocidade de forma simples, de acordo com a tensão linear aplicada. Já o motor de corrente alternada controla a velocidade e a corrente baseado na frequência da tensão, exigindo um dispositivo variador de frequência.

Quais as principais partes de uma máquina de corrente contínua?

É constituída por:
  • Rotor.
  • Anel comutador.
  • Estator.
  • Escovas.
  • Operando como gerador de corrente contínua;
  • Operando como motor de corrente contínua.

Quais são as três formas de ligação de um motor CC?

São três os modos de ligação: PARALELO (SHUNT), SÉRIE e SÉRIE / PARALELO (COMPOUND).

Instalações Industriais - Aula 03 - Motores CC e CA

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as três principais técnicas para controle de velocidade de máquinas CC?

O controle de velocidade e torque em motores CC com excitação independente pode ser dividido basicamente em: • Controle pela tensão aplicada na armadura (V); Controle pela tensão aplicada no campo (Φ); • Controle por adição de resistência na armadura (Ra). 5.5.1.

Quais os tipos de motores elétricos CC?

Motores de Corrente Contínua: Classificação
  • Motor série. O motor em série possui esta definição pois os enrolamentos do indutor e da armadura são ligados em série, se destacando por conter um alto torque e rápida aceleração. ...
  • Motor paralelo. ...
  • Motor composto. ...
  • Motor de excitação independente.

Quais os componentes de uma máquina elétrica?

Ver também
  • Energia mecânica.
  • Motor elétrico.
  • Motor de corrente alternada.
  • Gerador.
  • Gerador Síncrono.

Quais são as características básicas dos motores AC e DC?

Motores DC: São conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. ... Motores AC: A grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola.

Qual é o princípio de um motor de corrente contínua?

Princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua. Um motor é uma máquina elétrica que converte energia elétrica em energia mecânica. O princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua é que “sempre que um condutor de corrente é colocado num campo magnético, experimenta uma força mecânica”.

Como saber se o motor é CC ou AC?

A diferença mais básica é a fonte de energia. Os motores de corrente alternada são alimentados a partir de corrente alternada (AC), enquanto os motores DC são alimentados a partir de corrente contínua (DC), como baterias, fontes de alimentação CC ou conversor de corrente AC-DC.

Como são classificados os geradores de corrente contínua?

Tipos de geradores Conforme o tipo de ligação entre as bobinas de campo e o induzido: Gerador de CC em série Gerador de CC em paralelo (shunt) Gerador de CC composta (misto). No gerador de CC em paralelo, as bobinas de campo são ligadas em paralelo com o induzido.

Qual a diferença entre um servomotor e um motor CC?

A principal diferença entre um servo motor e os outros motores (tanto de corrente alternada quanto contínua) é que os servos possuem incorporado neles um encoder e um controlador. Ou seja, os servos nada mais são do que motores comuns com controladores e encoder acoplados.

Qual a diferença entre um motor CC é um dínamo?

Em máquinas elétricas, dínamo é um aparelho que gera corrente contínua (CC), convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética.

O que são servomotores CC e para que servem?

O Servomotor é um atuador eletromecânico, que apresenta movimento proporcional a um comando, como dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle eletrônico; que verifica a posição atual para controlar o seu movimento indo para a posição desejada com velocidade monitorada externamente sob feedback ...

Qual é a diferença de funcionamento entre um motor composto cumulativo E o diferencial?

R. No caso do motor composto cumulativo o fluxo criado é a soma dos fluxos dos dois campos, causando uma diminuição de velocidade. No composto diferencial, o fluxo criado é a diferença dos fluxos dos dois campos, causando um aumento de velocidade. ... Porque o motor série possui um torque e velocidade elevada na partida.

Qual a diferença entre motor de corrente contínua e alternada?

A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.

Qual o funcionamento de um motor de corrente alternada?

O motor de corrente alternada funciona através de campos magnéticos e campos elétricos. ... O componente do rotor é constituído por um ímã ou bobina, que é alimentado pela corrente elétrica contínua. Esse rotor gira em alta velocidade, equivalente à frequência da corrente e inversa ao número de polos magnéticos do motor.

Qual é a parte de um motor DC simples que inverte a direção da corrente através da bobina a cada meio ciclo?

O rotor, na ilustração acima, é um ímã permanente que gira entre dois eletroímãs estacionários. Como os eletroímãs são alimentados por corrente alternada, seus pólos invertem suas polaridades conforme o sentido da corrente inverte.

Qual a definição de máquinas elétricas?

Máquina elétrica, como o próprio nome diz, é uma máquina movida a energia elétrica, ou seja, a causa do movimento de sua utilidade fim é a eletricidade, que entra na máquina por um plugue elétrico e faz movimentar um motor elétrico acoplado na máquina.

Quais as partes construtivas de uma máquina elétrica rotativa?

5 MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS

As máquinas elétricas são projetadas e construídas de forma tal a realizarem com a máxima facilidade e eficiência possíveis o processo de conversão. Elas possuem, basicamente duas partes: uma parte fixa chamada de estator e; uma parte móvel, chamada rotor.

Quais os tipos de comandos elétricos?

Podem ser do tipo luminoso ou sonoro, sendo o luminoso o mais utilizado, apresentando como indicadores:
  • vermelho: perigo, condição anormal.
  • amarelo: atenção ou cuidado.
  • verde: máquina liberada para operar.
  • branco: máquina em movimento, operação normal.
  • azul: qualquer função não englobada anteriormente.

Quais são os tipos de motores que existem?

  • Tração animal.
  • Turbinas.
  • Máquina a vapor.
  • Motor de combustão interna.
  • Motor de combustão externa.
  • Motor a ar comprimido.
  • Motor elétrico.
  • Motor híbrido.

Como se controla a velocidade de um motor CC?

O controle de velocidade dos motores CC é de certa forma simples, principalmente quando comparado ao motor de corrente alternada, pois a velocidade é diretamente proporcional à tensão elétrica aplicada no enrolamento de armadura [1].

Como se pode controlar a velocidade de um motor CC?

= Page 9 Equações do Motor CC Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).

Artigo anterior
Que tipo de ordem judicial pode bloquear o FGTS?
Artigo seguinte
Quais os efeitos da radiação no corpo humano?