Que significa antiestreptolisina O?
Perguntado por: William Neto | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (3 avaliações)
O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Portanto, ela serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria.
O que significa antiestreptolisina O alto?
Níveis de antiestreptolisina O altos ou crescentes indicam uma infecção estreptocócica recente. Níveis decrescentes indicam uma infecção curada. A antiestreptolisina O não prevê complicações da infecção estreptocócica, nem o tipo ou a gravidade de complicações que venham a ocorrer.
Qual o valor normal da Antiestreptolisina?
Valor de Referência: Até 200,0 U/I mL. Interpretação: A estreptolisina O é uma das toxinas extracelulares liberadas pelo Streptococcus beta-hemolítico do grupo A.
Qual o valor normal do ASLO?
Abaixo de 200 Unidades/ml em adultos; Abaixo de 50 U/ml em crianças menores de 2 anos; Abaixo de 160 U/ml em crianças entre 2-4 anos; Entre 160-300 U/ml em crianças entre 4-12 anos.
O que a bactéria Streptococcus pode causar?
Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.
Qué es la anti estreptolisina o?
Quais os sintomas da bactéria Streptococcus?
Os sintomas são febre, vesículas com fluido (bolhas) na pele, e músculos e pele inchados e dolorosos. Outros tipos de germes também causam fasciite necrotizante. Em casos raros, a infecção invasiva por estreptococos do grupo A ocorre em decorrência das pústulas da catapora.
Como se contrai a bactéria estreptococos?
Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas.
O que é ASLO alto?
A elevação isolada dos títulos da ASLO significa apenas que o paciente teve contato com o estreptococo. Não significa que o paciente teve um episódio de febre reumática.
O que é ASLO positivo?
O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Portanto, ela serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria.
Quando o ASLO dá positivo?
A elevação do ASLO sérico, ou seja, acima de 166 UI/mL a 200 Ul/mL, é indicativa que houve um contato prévio com a bactéria estreptococo beta hemolítico do grupo A, atingindo os seus valores máximos entre quatro a seis semanas.
O que significa um teste de ASO reagente?
Resumindo, se você tem a ASO positiva, quer dizer que você já teve uma infecção de garganta por Estreptococo. Isso não quer dizer que você tenha uma doença reumatológica, a ASO não significa reumatismo!
Como tratar ASLO alto?
A febre reumática tem cura, e o tratamento é feito com o uso de antibióticos, como o Benzetacil, prescritos pelo pediatra, reumatologista ou clínico geral. Já os sintomas de inflamação nas articulações e coração podem ser aliviados com repouso e uso de anti-inflamatórios, como ibuprofeno e prednisona, por exemplo.
Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo?
Não existe um único exame que permita diagnosticar definitivamente o reumatismo no sangue e, por isso, o médico, além de avaliar os sintomas, pode pedir vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo.
Para que serve o exame de prova do látex?
O teste de fator reumatoide (FR) é utilizado principalmente para diagnosticar artrite reumatoide (AR) e auxiliar a diferenciá-la de outras formas de artrite ou outras doenças/estados clínicos que provocam sintomas semelhantes.
Como saber se tem bactéria na garganta?
- Dor de garganta intensa;
- Dificuldade para engolir;
- Febre alta;
- Calafrios;
- Pontos brancos na garganta (pus);
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Inchaço das amígdalas.
Em que situações é solicitado o exame ASLO para o paciente?
O exame ASLO serve para identificar a presença de uma toxina produzida pela bactéria Streptococcus pyogenes e, por isso, é normalmente indicado quando a pessoa apresenta sintomas recorrentes de faringite, como vermelhidão e inchaço na garganta, dificuldade para engolir, mal estar geral e febre, por exemplo, pois assim ...
Para que serve o exame de fator reumatóide?
O teste de fator reumatoide (FR) é utilizado principalmente para diagnosticar artrite reumatoide (AR) e auxiliar a diferenciá-la de outras formas de artrite ou outras doenças/estados clínicos que provocam sintomas semelhantes.
O que é reumatismo no sangue tem cura?
A febre reumática ou reumatismo no sangue, como é conhecida popularmente, é uma doença que ataca articulações, coração e sistema nervoso, inflamando-os. A causa é uma infecção de garganta pela bactéria estreptococo beta-hemolítico que não recebeu tratamento ou foi mal curada.
Qual exame detecta febre reumática?
Os principais exames na avaliação do paciente com suspeita de FR são eletrocardiograma, ecocardiograma, exames que indicam infecção estreptocócica recente (ASLO, cultura de orofaringe e pesquisa de antígeno) e as provas de atividade inflamatória (VHS e PCR).
Como se pega Streptococcus na gestação?
A transmissão da bactéria se dá habitualmente após a rotura da bolsa ou durante a passagem do bebê pelo canal vaginal. As complicações derivadas da infecção neonatal podem ocorrer precocemente, nas primeiras horas de vida do bebê, ou tardiamente, somente semanas depois do parto.
O que causa a bactéria Streptococcus na gravidez?
A infecção bacteriana pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal – quando o pequeno está passando pela vagina da mãe, região onde vivem os estreptococos do grupo B. Os sintomas que indicam que o bebê foi infectado são febre, choro constante, recusa alimentar e muito sono.
Como evitar Streptococcus na gravidez?
Por outro lado, para evitar a contaminação ao bebê, esta que costuma acontecer no momento do parto normal, a gestante deve realizar o exame anal e vaginal durante a 35ª e a 37ª semana gestacional.
Qual o antibiótico para combater o Streptococcus?
Diversos antimicrobianos mostram alguma atividade anti-estreptocócica, mas a penicilina é, sem dúvida, a melhor droga bactericida para todos os estreptococos do grupo A. Administrada durante 10 dias, pelo menos, na maior parte dos casos, determina a eliminação dos estreptococos.
Qual exame detecta Streptococcus?
O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.
Como evitar uma explosão de gás?
Como realizar o acolhimento na educação infantil?