Que restritivo e explicativo?
Perguntado por: Paulo António de Melo | Última atualização: 10. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (71 avaliações)
Podem ser classificadas como restritiva ou explicativa, dependendo do tipo de informação que agregam ao enunciado. As restritivas não vêm entre vírgulas e são termos essenciais. As explicativas aparecem entre vírgulas e acrescentam informações e qualidades ao termo anterior.
Qual é a diferença entre restritiva e explicativa?
As orações adjetivas restritivas são aquelas que limitam uma parte do todo e não são separadas por pontuação, já as orações adjetivas explicativas são aquelas que modificam um termo, tendo alguma informação a mais sobre ele, são separadas por pontuação, como vírgula, travessão ou parênteses.
O que é uma oração explicativa?
Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.
O que é adjunto restritivo?
adjunto adnominal restritivo é o complemento que restringe um nome. Suponhamos a frase 'Casa de Pedro', - A casa podia ser de Paulo, de João, de Antônio etc., mas dizendo 'casa de Pedro' nós restringimos a palavra casa.
O que é adjetivo restritivo exemplo?
Contrário ao explicativo, o adjetivo restritivo refere-se às características que não são próprias do ser, uma vez que particulariza o significado do substantivo. Homem brasileiro. Aluno carioca. Colher prateada.
Orações Explicativas x Orações Restritivas
O que é adjetiva restritiva exemplos?
Os alunos que falavam alto estavam perturbando a professora.
Diante dessa razão podemos afirmar que se trata de uma oração adjetiva restritiva, que especifica, restringe, o termo ao qual se refere.
Quando é explicativa?
e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Conclusivas : Exprimem conclusão ou consequência referentes á oração anterior. Explicativas : Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior.
Como identificar orações explicativas?
As orações subordinadas adjetivas explicativas são apresentadas entre vírgulas e agregam, por meio de explicação, informações e qualidades a um termo presente na oração principal. Outros tipos de orações subordinadas são: substantivas e adverbiais.
Quando a vírgula é explicativa?
→ Vírgula em elementos explicativos
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.
Que vírgula explicativo?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Porque é explicativa?
Uma explicação expressa um esclarecimento, elucida. Assim, a conjunção porque é explicativa na seguinte frase: Ela sente-se feliz, porque tem um sorriso nos lábios. (Após a palavra porque, explico em que sinal me baseei para concluir que ela se sente feliz).
Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?
Se as orações subordinadas dependem de uma oração principal para terem sentido completo, as orações coordenadas são sintaticamente independentes, ou seja, são orações que, apesar de aparecerem junto a outras orações, continuam tendo sentido completo se aparecerem isoladas.
Quando é conjunção explicativa?
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
É uma conjunção explicativa?
Conjunções coordenativas explicativas estabelecem relação de explicação. As principais conjunções coordenativas explicativas são “porque”, “pois”, “porquanto”.
Que pode ser conjunção explicativa?
As conjunções coordenativas explicativas são: PORQUE, QUE, POIS (QUANDO ANTEPOSTA AO VERBO), PORQUANTO, JÁ QUE, VISTO QUE, UMA VEZ QUE, DADO QUE.
Quais são as frases explicativas?
As frases explicativas são aquelas que, como o nome indica, utilizam conjunções que possuem a função de justificar ou explicar algo que foi dito anteriormente. Exemplos de frases explicativas: Hoje não irei para a aula porque estou me sentindo muito doente. Vou embora, que cansei de esperar na fila do restaurante.
Quais são as orações subordinadas?
Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.
Como saber se é uma oração subordinada substantiva?
Portanto, é fácil identificar esse tipo de oração, que sempre aparece da seguinte forma: sujeito + verbo de ligação + oração subordinada substantiva predicativa. Confira os exemplos para entender: O bom é que a festa será amanhã.
Quais são os 7 adjetivos?
Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.
Tem como saber se estou grávida pelo hemograma?
Quantas placas um inversor suporta?