Que podem ou pode?

Perguntado por: Miguel Gustavo Teixeira Jesus Soares  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

É correto escrever podem?

Então: "Podem ser coloridos". E "Podem ser crianças".

Que podem ser ou que podem serem?

Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.

Pode ou podem vir?

2. Ele não pode vir agora, pois ainda está limpando a casa! Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Pode haver ou pode a ver?

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

PODE HAVER OU PODEM HAVER

45 questões relacionadas encontradas

Como usar o haver?

Quando o verbo haver é aplicado no sentido de “ter”, ele assume a função de auxiliar e, portanto, pode ser conjugado em todas as pessoas. Já no sentido de “existir” e “ocorrer”, o verbo se torna impessoal. Nesse caso, passa a ser aplicado sem o uso do sujeito, sempre no singular, e não pode ser flexionado.

Deve haver pode haver?

A primeira forma é a correta. “Haver”, com sentido de existir, é impessoal, isto é, fica no singular porque não há um sujeito para que se tenha uma concordância (“há erros”). O mesmo vale para as locuções formadas com “haver”, como “pode haver” e “deve haver” (“pode haver erros”).

Pode no plural?

Podemos e pudemos são formas conjugadas do verbo poder na 1. ª pessoa do plural (nós). Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais.

Pode ir ou podem ir?

Quando usar ir? A palavra ir, forma verbal conjugada no infinitivo impessoal, é usada principalmente em locuções verbais e com verbos causativos e sensitivos, mesmo não formando locução verbal. Eles não podem ir à festa.

Pode vim ou pode vir 2022?

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

Qual o significado de serem?

Acontecer, ocorrer, suceder.

Devem ser pagas ou devem serem pagas?

Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, usada para referir a um mesmo sujeito. Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Pode E pode?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Qual é a regra de concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Pode se é certo?

A forma correta de escrita é pode-se de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com hífen. Pode-se é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo poder – neste caso, no presente do indicativo.

Pode ou podem acontecer?

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

O que significa a palavra poderá?

Significado de Poderá

Poderá vem do verbo poder. O mesmo que: conseguirá, logrará, suportará, aguentará, tolerará, exporá.

Quem poder ou quem puder?

As duas formas são corretas.

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder. ... Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: - Vou acabar de estudar para depois poder sair.

Pode é verbo?

A palavra pode é flexão verbal dos verbos: PODER, PODAR.

Deve haver ou devem haver?

No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal. Logo, o verbo ficará no singular. ... Quando da locução verbal, tanto o verbo haver quanto o verbo fazer exigem que o auxiliar fique na terceira pessoa do singular. Exemplos: Deve haver uma forma de amenizarmos esse problema.

Deve-se haver ou deve haver?

“Devem (deve) haver eleitores que votam conscientemente, mas eu não os conheço”? Antes de mais nada, é conveniente lembrar que o verbo “haver”, com o sentido de “ocorrer” ou de “existir”, é impessoal, isto é, não se flexiona para concordar com um sujeito inexistente.

Deve haver no plural?

Em ambas as frases, o plural dos verbos “poder” e “dever” está errado. Isso porque “haver”, com sentido de “existir” ou “ocorrer”, é um verbo impessoal e não deve ser usado no plural.

Qual o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Artigo anterior
Qual a melhor arma para porte velado?
Artigo seguinte
Qual o consumo de azeite no Brasil?