O que é VHS e PCR?

Perguntado por: Margarida Filipa Correia Neto  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede inflamação sistêmica de qualquer causa: infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica, entre outros. A proteína C reativa (PCR) também é inespecífica e mede inflamação sistêmica, mas de caráter agudo.

O que significa VHS alterado?

O valor de hemossedimentação, o VHS, quando está alto pode ser sinal de infecções causadas por vírus ou bactérias, processos inflamatórios, ou situações crônicas como anemia, diabetes, insuficiência renal e cardíaca, ou mesmo gestação.

O que significa PCR e VHS alto?

Nota: VHS elevado com PCR normal provavelmente é falso positivo (excessão clássica: Lúpus Eritematoso Sistêmico). Mais recentemente, um terceiro marcador, a Procalcitonina, tem se destacado como biomarcador de diagnóstico e prognóstico em sepse grave e choque séptico, com maior sensibilidade.

Qual exame substitui o VHS?

Já o FAN é um exame útil na investigação inicial do lúpus e, dependendo do título e do padrão encontrado, pode sim estar relacionado à existência da doença e deve ser considerado junto com outros sinais e sintomas para fechar o diagnóstico.

O que o exame VHS identifica?

O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo.

VHS - Para que serve esse exame?

30 questões relacionadas encontradas

Qual o valor normal de VHS?

De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.

Quais os sintomas da Hemossedimentação alta?

O médico pode solicitar a VHS quando o indivíduo apresenta sintomas que sugerem polimialgia reumática, vasculites sistêmicas ou arterite temporal, como dores de cabeça, dores no pescoço ou no ombro, dor pélvica, anemia, falta de apetite, perda de peso inexplicada e rigidez articular.

Quando o VHS é preocupante?

DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS

Atualmente, o uso da VHS como auxílio diagnóstico está restrito à apenas duas doenças: polimialgia reumática e arterite temporal. Em pacientes com polimialgia reumática, VHS maior que 40mm/h é considerado um critério diagnóstico importante.

Qual exame que detecta inflamação?

Os exames mais utilizados na prática clínica para mensurar atividade inflamatória são a PCR e a VHS. Ambas têm alta sensibilidade, porém pouca especificidade. A queda dos valores de PCR durante o tratamento de uma infecção bacteriana mostra correlação com boa resposta clínica, pois seus níveis variam rapidamente.

Quais são os exames de provas Reumaticas?

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Qual o melhor VHS ou PCR?

A PCR é mais sensível que a VHS, pois, além de elevar mais precocemente, também serve para avaliar risco de doença cardiovascular.

Quando o PCR é preocupante?

Níveis extremamente elevados (PCR > 50 mg/dL) estão ligados à infecções bacterianas em aproximadamente 90% das vezes; A diferenciação entre inflamação e infecção aguda é melhor evidenciada quando os valores estão muito altos.

Para que serve o exame de PCR?

Também chamado de PCR, o teste avalia a concentração sanguínea dessa proteína, produzida pelo fígado. Seus níveis elevados são considerados um indicativo de que o organismo está passando por um processo inflamatório.

O que causa Fibrinogenio alto?

O fibrinogénio é elevado em até dez vezes em resposta à inflamação. É assim alto em um anfitrião das condições como a artrite, a aterosclerose, a parada cardíaca e a insuficiência renal.

Qual o valor normal da Hemossedimentação baixa?

Os valores de referência do exame VHS são diferentes para homens, mulheres ou crianças. Nos homens, o ideal é, em 1h, até 15 mm; em 2h, até 20 mm. Nas mulheres, o resultado ideal é, em 1h, até 20 mm, em 2h, até 25 mm. Nas crianças, o valor do exame de VHS deve ficar entre 3 - 13 mm.

Qual o exame de sangue que detecta infecção?

Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.

Tem algum exame de sangue para saber se o intestino ta inflamado?

Análises de sangue e fezes podem mostrar inflamações no corpo. Embora esses exames não revelem o que está causando a inflamação, servem como um indicador de que o médico precisa realizar outros tipos de exame para identificar a fonte da inflamação.

Como saber se tem infecção no hemograma?

Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas.

Quais as principais causas de alterações na velocidade de Hemossedimentação?

Entre as explicações possíveis, destacam-se a hemodiluição (anemias agudas ou crônicas), o aumento de proteínas de fase aguda (erisipela, doença reumática), a presença de proteínas plasmáticas anormais (mieloma múltiplo), o aumento de imunoglobulinas (processos infecciosos ou inflamatórios) e uma associação desses ...

O que é VSG em 1 hora?

A Velocidade de Sedimentação Globular (VSG) é um dos testes laboratoriais mais freqüentemente prescritos. Pode ser usado como uma prova inespecífica para as reações inflamatórias, acompanhamento do seu desenvolvimento, bem como para monitorar o tratamento.

O que mede a Hemossedimentação?

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede inflamação sistêmica de qualquer causa: infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica, entre outros.

Como saber se o organismo está inflamado?

No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.

O que quer dizer quando o PCR da Positivo?

Geralmente, o PCR é positivo 2 dias antes do início dos sintomas e permanece até 14 dias. Por outro lado, alguns estudos identificam positividade do teste por mais de 20 dias após o início dos sintomas. A recomendação para o diagnóstico da infecção, de acordo com a OMS, é de até 7 dias a partir do início dos sintomas.

O que é PCR no Covid 19?

O PCR-RT é um exame que atua detectando o material genético do vírus. Ele apresenta resultados confiáveis, sendo o exame de escolha para doentes que estejam com sintomas compatíveis com covid-19.

Qual o valor normal do exame de sangue PCR?

No particular, não é necessário pedido médico. Quando fazer: A partir do 14º dia de início dos sintomas ou do contato com alguém infectado. Resultado: Entre 1 e 3 dias úteis, de acordo com o laboratório escolhido. Preço: A partir de R$149,00.

Artigo anterior
Quais são os produtos que o Brasil exporta e importa?
Artigo seguinte
O que é Protandria e Protoginia?