Que ou que?

Perguntado por: Sérgio Machado Oliveira  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

Quando se usa o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Que ou que exemplos?

Não recebe acento quando estiver ocupando a função de pronome substantivo e pronome adjetivo. Exemplos: - pronome adjetivo: “Que horas são?”; “Que iniciativa bacana!” - pronome substantivo: “Que eles fizeram com você?”; “Que aconteceu por aqui hoje?”

O quê ou de que?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Em que ou em qual lugar?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Que ou quê? Quando acentuar o "que"

29 questões relacionadas encontradas

Em que ou a qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Onde ou em que frases?

Onde ou aonde só vão ser pronomes relativos quando puder ser substituído na frase por “O lugar em que”. Veja o exemplo: “Aonde ela foi, ninguém gosta de ir” fica “O lugar em que ela foi, ninguém gosta de ir”.

Que você ou de que você?

Embora seja comum a omissão da preposição de, sendo já essa omissão aceita pelos falantes da língua, a preposição de deverá estar presente nessas palavras, segundo as regras da regência verbal e nominal, introduzindo um complemento preposicionado.

Para quê ou para o quê?

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê?

O que que tem acento?

O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. ... Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”. Geralmente significa “algo”, “alguma coisa”.

Que ou qual pergunta?

Os pronomes que, quem, qual e quanto denominam-se pronomes interrogativos, uma vez que são usados para formular uma pergunta (directa ou indirecta). ... Usa-se geralmente como pronome adjectivo, mas nem sempre com o substantivo contíguo. Nas perguntas feitas com o verbo ser, costuma-se empregar o verbo depois de qual.

Está esperando o quê ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê?

O quê separado?

A expressão 'o que' é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e.

O quê início de frase?

Uso do quê Início de frase: indica contrariedade, impaciência, perplexidade, raiva, surpresa, susto, etc. Meio de frase: significa "algo", "alguma coisa". É acompanhado do artigo indefinido "um".

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O que dizer ou o que dizer?

Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
...
Quando usar dizer?
  • Ele pode dizer o que ele quiser dizer porque eu não vou acreditar!
  • Vou dizer a minha opinião para que todos fiquem sabendo!
  • É para dizer a verdade, viu?

E para mim ou para eu?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Que isso o quê?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

É correto usar a palavra Pro?

Pro é na língua portuguesa a contração da preposição “para” e do artigo definido masculino “o”. No entanto, também pode ser interpretado como um prefixo a ser utilizado em diferentes contextos. ... Quando acentuado, o prefixo “pró” assume o sentido de vantagem ou conveniência.

Que você precisa ou de que você precisa?

São Paulo - Essa é uma questão comum e nem sempre muito simples. É por isso que, com certa frequência, faz parte de provas e concursos – pode confundir e levar as pessoas ao erro. A reposta correta é “o livro de que preciso”.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Qual a diferença entre você e você?

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.

Qual a diferença entre onde é aonde exemplos?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.

Onde é aonde norma culta?

Como usar onde e aonde? Onde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir permanência, não havendo indicação de movimento ou deslocação. Aonde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir movimento e direção.

Em que cidade ou em qual cidade?

De acordo com os manuais de estilo, o vocábulo “onde” deve ser obrigatoriamente substituído pelas formas relativas “em que”, “no qual” ou “na qual”, quando não se fizer referência a lugar físico.

Artigo anterior
Quais os tipos de música de carnaval?
Artigo seguinte
Qual é a maior rede de computadores do mundo?