Qual a importância do bilingüismo método educacional no processo de ensino e aprendizagem de surdos?

Perguntado por: Victória Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Qual a importância da educação bilíngue?

O ensino bilíngue desenvolve concentração, memória, pensamento ágil, criatividade, além de uma bagagem cultural que garante que os futuros profissionais saibam se relacionar de maneira empática e produtiva no ambiente de trabalho.

Qual a importância do bilinguismo na escola?

O bilinguismo na escola é muito importante para a formação do aluno, sobretudo, no contexto atual. O aprendizado do inglês pode contribuir em diversos âmbitos da vida do estudante, inclusive, no mercado de trabalho e na construção de relações e de uma comunicação internacional.

Qual a importância de se destacar a educação bilíngue de surdos da educação especial?

A escola bilíngue é fundamental para a formação e educação do surdo, pois é nela que o surdo se encontra e se sente totalmente incluído, a primeira língua utilizada é a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois é essa a primeira forma de comunicação entre eles.

O que é a proposta bilíngue no processo educacional dos surdos?

A proposta bilíngue, segundo Quadros (1997; p. 32 e 33), consiste em trabalhar todos os conteúdos na língua nativa das crianças surdas, ou seja, LIBRAS, e trabalhar a língua portuguesa em momentos específicos das aulas, com leitura e escrita da língua.

Oralização e Bilinguismo na Educação dos Surdos

42 questões relacionadas encontradas

O que é uma educação bilíngue?

Escola bilíngue, no sentido amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional.

O que é essa proposta bilíngue para os surdos e quais os benefícios que ela apresenta as pessoas surdas considerando um contexto familiar profissional educacional e social?

A proposta bilíngüe possibilita ao leitor surdo fazer uso das duas línguas, escolhendo a qual irá utilizar em cada situação linguística (KUBASKI & MORAES, 2009, p. 15).

Porque a educação bilíngue está no campo da educação especial?

O estudo conclui que a educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.

Por que a educação bilíngue está no campo da educação especial?

Bilinguismo: educação bilíngue

Dentro dessa problemática, surge a proposta de oferecer ambientes de ensino preparados e com outra abordagem: são as escolas bilíngues. Entendendo a diversidade da comunidade surda, adota a ideia de ser o ensino separado também. É uma escola exclusivamente preparada para pessoas surdas.

Quais são as vantagens e desvantagens do bilinguismo para a educação do sujeito surdo?

Cultural: os surdos bilíngues têm acesso a duas culturas diferentes; Conhecimento: quanto mais conhecimento, mais desenvolvido será o raciocínio de uma criança bilíngue; Oportunidade de trabalho: pessoas bilíngues têm mais chances de conseguirem um bom emprego.

Qual a importância de uma educação bilíngue libras português tanto para os alunos surdos quanto para alunos ouvintes?

O bilinguismo tem fundamental importância na vida escolar dos surdos já que a libras e a língua portuguesa serão apresentadas para ele nos espaços sociais e na maioria das situações escolares durante toda sua vida, sendo necessário que as crianças surdas tenham contado com o português escrito da mesma forma que os ...

O que falta para a escola bilíngue?

A escola bilíngue precisa obrigatoriamente seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de cumprir com os eixos curriculares previstos para cada fase de ensino. A diferença em relação às monolíngues é que há uma carga horária significativa dedicada à imersão no segundo idioma.

Qual a importância de ser bilíngue no século 21?

A experiência intelectual da pessoa com dois sistemas linguísticos amplia sua flexibilidade mental e produz um leque superior na formação e expressão de conceitos, pois o cérebro bilíngue está sempre ativo nas duas línguas e o exercício de eleger uma e não a outra fortalece a mente.

Quais as maiores dificuldades da educação bilíngue?

Um dos principais desafios que existem na educação bilíngue no Brasil é a localização de profissionais capacitados e à altura desse tipo de atuação em sala de aula. Isso porque, diferentemente de aulas de inglês em períodos isolados, os professores precisam ter capacidade de ministrar diversos conteúdos, em inglês.

Qual a importância da língua inglesa na atualidade?

Por ser a língua número um, é usada para falar até mesmo com pessoas de outros países que não tem o inglês como idioma principal. Com o inglês podemos atender estrangeiros que vem visitar nosso país e também podemos viajar para fora, sem ter problemas de comunicação com os nativos.

Qual a diferença da educação bilíngue para educação inclusiva?

A inclusão caminha a passos lentos e não satisfaz a todas as necessidades dos sujeitos envolvidos. Neste contexto, a educação bilíngue é uma proposta elaborada pelos próprios sujeitos surdos, que atende suas necessidades, mas, que ainda não se efetivou.

Porque os surdos preferem escolas bilíngues?

Várias pesquisas mostram que os surdos melhor incluídos socialmente são os que estudam nas Escolas Bilíngues, que têm a Língua de Sinais brasileira, sua língua materna, como primeira língua de convívio e instrução, possibilitando o desenvolvimento da competência em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua para ...

O que é uma escola bilíngue?

A partir disso, o que define uma escola bilíngue é ter um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução. O foco do ensino dessas escolas é desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nas duas línguas.

Como deve ser a educação bilíngue de acordo com o Decreto 5626 05?

Art. 5o A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngüe.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Quando surgiu o bilinguismo para surdos?

Estudos apontam que o ensino de inglês para crianças teve início nos anos 80 e, desde então, o número de escolas com esse idioma no currículo só tem aumentado. Na cidade de São Paulo, principalmente, foi a partir da década de 90 que algumas escolas adotaram o inglês como segunda língua em seus programas de ensino.

O que significa a pessoa surda ser bilíngue?

O bilinguismo propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país.

O que é uma abordagem bilíngue?

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. ... Nesta proposta entende-se a Língua sinalizada como materna para o sujeito surdo, devido suas características, por primazia visual, que compensam eficazmente a falta de comunicação, situação imposta pela deficiência auditiva.

Como se dá a educação bilíngue?

Educação bilíngue é o inglês sendo dado dentro da escola. A diferença é que você ensina o idioma integrado às outras matérias, como artes, matemática, geografia e história, com isso, o inglês passa a ser o meio de instrução para desenvolver a matéria e não uma matéria em si.

O que é ser bilíngue?

Que ou quem fala fluentemente duas línguas.

Artigo anterior
O que é um derrame isquêmico?
Artigo seguinte
Pode jogar a água da máquina de lavar nas plantas?