Que médico trata amilase?

Perguntado por: Filipe João Garcia de Guerreiro  |  Última atualização: 19. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Qual médico procurar? Para verificar os níveis de amilase e receber orientação médica adequada, é importante procurar um gastroenterologista. O gastroenterologista é o especialista em doenças do sistema digestivo, incluindo as relacionadas ao pâncreas, fígado, estômago e intestino.

Qual especialista trata amilase?

Essa glândula faz parte do sistema digestivo e, por conta disso, o especialista em pâncreas é o cirurgião do aparelho digestivo.

Quando a amilase é preocupante?

A quantidade normal da presença dessa substância no corpo de um adulto varia entre 20 e 160 unidades/litro. Quando a concentração é superior a essa margem, pode ser sinal de inflamação ou doença no pâncreas. Já quando a concentração é baixa, pode indicar insuficiência pancreática ou doenças graves no fígado.

Qual é o médico que cuida de pancreatite?

O pâncreas é uma glândula importante do sistema digestivo. E, por fazer parte do processo de digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes, as doenças do pâncreas devem ser tratadas por um gastroenterologista.

O que pode causar o aumento da amilase?

Outras causas de aumentos da amilase incluem: pancreatite crônica, parotidites e outras afecções das glândulas salivares, pseudocisto pancreático, abscesso pancreático, cirrose hepática, trauma abdominal, insuficiência renal, apendicite, doenças do trato biliar, queimaduras, obstrução ou infarto intestinal, gravidez, ...

Enzima amilase alta no exame de sangue: o que pode ser? | Pancreatite | Caxumba | Bioquímica Clínica

16 questões relacionadas encontradas

O que comer para baixar a amilase?

Carnes magras, como ovos, peru, peixe e frango sem pele; Legumes cozidos, como abóbora, chuchu, cenoura, beterraba e abobrinha; Frutas cozidas, sem casca e sem bagaço.

O que a amilase faz no corpo?

Amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e glândulas salivares que ajuda na digestão.

Qual exame para saber se o pâncreas está bem?

A maioria dos médicos prefere visualizar o pâncreas com tomografia computadorizada, mas a ressonância magnética também pode ser feita.

O que acontece se não tratar a pancreatite?

Se não for tratada, pode prejudicar o pâncreas e outros órgãos vitais, correndo risco de levar a óbito. Pancreatite crônica: é a inflamação de longa duração. O paciente apresenta periodicamente crises de pancreatite. Geralmente, é necessário tratamento constante para prevenir que a pessoa perca as funções do pâncreas.

O que piora a pancreatite?

Álcool. O álcool causa aproximadamente 30% dos casos de pancreatite aguda. O risco de desenvolver pancreatite aumenta com o aumento da quantidade de álcool consumido (quatro a sete bebidas por dia para homens e três ou mais bebidas por dia para mulheres).

Quanto tempo demora para baixar amilase?

A amilase costuma baixar ao redor do 5º dia e a lipase demora mais, ao redor do 10º dia. Mas os valores desses exames não tem relação com a gravidade da pancreatite. Quando a amilase não normaliza, pode estar formando uma complicação da pancreatite, chamada de pseudocisto.

Qual é a taxa normal de amilase?

Quais são os resultados possíveis para o exame Amilase? Os valores de referência são entre entre 25.00 U/L e 125.00 U/L até 70 anos ou entre 20.00 U/L e 160.00 U/L para maiores de 70 anos. Valores fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico.

Quando solicitar amilase?

Quando o exame é pedido? A amilase no sangue é pedida quando há sintomas de pancreatite, principalmente dor abdominal intensa na parte superior do abdome ou nas costas.

Quais os medicamentos que podem causar pancreatite?

Como consequência do uso de alguns fármacos. Alguns dos medicamentos que causam pancreatite, irritando o órgão, são: azatioprina, furosemida, inibidores da enzima de conversão em angiotensina (ECA), pentamidina, 6-mercaptopurina e medicamentos com sulfa e valproato, por exemplo.

Quando a pancreatite precisa de cirurgia?

Em casos de pancreatite aguda necrosante ou com abscessos pancreáticos, a cirurgia pode ser necessária para remover as áreas necróticas ou drenar os abscessos.

Como é a dor de pâncreas?

Principais sintomas: A inflamação no pâncreas pode ser percebida por meio de alguns sintomas, como por exemplo dor na região superior do abdome e podendo irradiar para as costas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço, perda de peso sem causa aparente, febre e presença de fezes amareladas e com gordura.

Quais são os primeiros sinais de pancreatite?

Dores na região superior do abdômen que irradiam para as costas e pioram após a alimentação; Fezes brancas ou amareladas; Perda de peso; Desnutrição e anemia, uma vez que os nutrientes não são absorvidos pelo intestino corretamente.

Quais os sintomas que o pâncreas não está bem?

Sintomas de problemas no pâncreas
  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

É possível viver com pancreatite?

O paciente com pancreatite crônica, desde que realize um acompanhamento e tome as medicações de forma adequada, além do tratamento da causa da pancreatite (geralmente a abstenção do suo de álcool) pode ter uma vida normal assim como qualquer outro paciente portador de doenças crônicas como os hipertensos e diabéticos ...

Quanto tempo leva para o pâncreas desinflamar?

Um caso leve em geral pode durar uma média de 5-10 dias, existem casos que o paciente pode ficar internado meses.

Qual o melhor remédio para o pâncreas?

Os remédios que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou tramadol para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Nos casos de pancreatite crônica causada por doenças autoimunes, pode ser indicado o uso de corticóides.

O que a pancreatite afeta de imediato?

A pancreatite aguda grave pode causar desidratação e pressão baixa. O coração, pulmões ou rins podem falhar. Se o ocorrer hemorragia no pâncreas, o choque e até mesmo a morte podem se seguir.

Onde a amilase age?

A amilase é uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares. Sua função é ajudar na digestão dos alimentos. O exame de amilase ajuda no diagnóstico de doenças no pâncreas, como a pancreatite, além de problemas que alteram o funcionamento do órgão.

O que pode alterar amilase e lipase?

A amilase e a lipase séricas aumentam no primeiro dia do quadro de pancreatite aguda e voltam ao normal em 3 a 7 dias. A lipase é mais específica para pancreatite, mas ambas as enzimas podem estar elevadas na insuficiência renal e em várias outras afecções abdominais (p.

Quem produz a amilase?

A amilase pancreática é uma enzima produzida pelo pâncreas, que é responsável pela digestão do amido no intestino.

Artigo anterior
Quem emite declaração de importação?
Artigo seguinte
O que é uma pré senha?