Que falta faz ou que falta fazem?

Perguntado por: Sérgio Coelho de Figueiredo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.

Que o faz ou que o fazem?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Devem fazer ou deve fazer?

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

É ele que faz ou é ele quem faz?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Fazem 7 anos ou faz 7 anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

FAZ ou FAZEM? Não erre nunca mais! | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

24 questões relacionadas encontradas

Faz 8 anos ou fazem?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Quantos anos fazem ou faz?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Foi ele que fez ou quem fez?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.

Deviam fazer ou devia fazer?

As locuções verbais, que possuem o verbo fazer com o mesmo sentido de tempo transcorrido, também seguirão a mesma regra na concordância dos verbos auxiliares, ou seja, não devem variar. Veja: Já devia fazer dez anos que não via o mar. Vai fazer onze anos que me formei.

Devem ou deve?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

Deve plural?

Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular.

Como se escreve fazem ou faz?

Significado de Faziam

Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.

Que faz ou que faça?

Quando você se dirigir a uma pessoa como "você" (equivale à terceira pessoa do singular), fica assim: - "faça" (afirmativa) ou "não faça" (negativa) Quando você se dirigir a uma pessoa como "tu" (equivale à segunda pessoa do singular, fica assim: - "faz", "faze" (afirmativa) ou "não faças" (negativa) Conjugação ...

O que significa fazem?

Significado de Fazem

Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Sou eu que ou sou eu quem?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Foi fulano quem fez ou que fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Que fez ou quem fez?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Qual a diferença entre Foi e fui?

Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.

Faz 6 anos ou fazem 6 anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Faz cinco anos ou fazem cinco anos?

A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular.

Artigo anterior
Qual a diferença entre os pilares de concreto armado moldados in loco e os Pré-moldados?
Artigo seguinte
Como fazer uma transferência com o IBAN?