O que é discurso filosófico?

Perguntado por: Mariana Loureiro de Nascimento  |  Última atualização: 2. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

O discurso filosófico é também analisado por ser um discurso constituinte (discours constituant), exercido na base de uma enunciação debreada, que opera generalizações através de conceitos, buscando o efeito de verdade.

Quais são os tipos de discurso filosófico?

discurso filosófico-questionador, ▪ discurso sedutor ▪ discurso amoroso ▪ discurso científico ▪ discurso emocional ▪ discurso servil.

O que é um discurso mítico?

Assim, o discurso mitológico inclui uma compreensão do mito como noções antigas de vida, criação de mitos e cosmogênese mitológica, um tipo de consciência historicamente determinado.

Qual a diferença entre discurso filosofico e discurso mítico?

Enquanto a filosofia baseia-se na razão e lógica para embasar os estudos e reflexões sobre a existência humana, o conhecimento, os valores morais e estéticos, e os pensamentos, o mito recorre a esclarecimentos apoiados em crenças e narrativas atreladas aos fenômenos da natureza para compreender a origem das coisas.

O que é mítico na filosofia?

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.

Discurso Filosófico [quase tudo sobre]

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de um discurso filosófico?

O discurso filosófico tem um espírito retórico, dialéctico, utiliza a analogia, mas também a metáfora, sempre que seja necessário expressar idéias. Por outro lado, a filosofia ajusta seu discurso aos princípios da lógica.

Quais são os 3 tipos de discursos?

O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.

Qual é o conceito de discurso?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Qual é a estrutura de um discurso?

Um discurso tem por norma três fases: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em public speaking devem existir mais duas: abertura e impacto final.

Como se faz um discurso?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema;
  2. Cite estatísticas notáveis;
  3. Faça uma pergunta retórica;
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante;
  5. Conte uma história;
  6. Não tenha medo de utilizar o humor;
  7. Cite outra pessoa.

Quais são os 4 discursos?

Os quatro tipos de discurso são:

Poético; Retórico; Dialético; Lógico (Analítico).

O que é um discurso direto exemplos?

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Qual é a diferença entre texto e discurso?

O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...

Quais os principais pensadores do discurso filosófico?

Conheça 5 filósofos que marcaram a História
  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

Qual a diferença entre o discurso filosófico e religioso?

O discurso religioso é o que fala sobre o conceito de algo já pré - existente. O filosófico é aberto. Tenta-se ,através dele,chegar-se ao senso comum.

É correto afirmar que a filosofia surgiu como um discurso?

Sobre o nascimento da filosofia, é correto afirmar que: Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.

Qual é a função do discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Como identificar o discurso indireto?

O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.

Qual é o conceito de discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

O que é retórica e dialética?

Resumidamente, a retórica refere-se a argumentos em discursos, a dialética diz respeito a argumentos em conversações e a lógica relaciona-se ao bom raciocínio tanto em discursos quanto em conversação.

O que é um discurso capitalista?

O discurso capitalista é apresentado como um deslizamento do discurso do mestre, como um discurso que não faz laço social, foraclui a castração. Seu matema evidencia como os dois imperativos de gozo - "produza!" e "consuma!" - operam nesse discurso, e destaca os efeitos que provocam no sujeito consumidor.

Quais são os quatro discursos de Aristóteles?

Visão geral do livro

A essa idéia denomino Teoria dos Quatro Discursos. Pode ser resumida em uma frase: o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).

O que tem que ter em um discurso?

A estrutura de um bom discurso segue a ordem: início, meio e fim. Ou seja, antes de realizar a apresentação, os oradores devem criar tópicos que servem como guia para transmitir a mensagem que desejam.

Quais elementos de um discurso?

A estrutura básica de um discurso inclui a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Artigo anterior
Quais são as novelas antigas?
Artigo seguinte
Quais são os atributos da qualidade?