Que examen se hace para diagnosticar lúpus?

Perguntado por: Iara Bianca Miranda Lima  |  Última atualização: 21. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.

Qual o exame de sangue que detecta lúpus?

Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.

Quais são os primeiros sinais do lúpus?

Os principais sintomas do lúpus são:
  • Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
  • Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
  • Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
  • Febre acima de 37,5º C;
  • Cansaço excessivo;
  • Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;

Qual o resultado positivo para lúpus?

Acima de 320, o resultado é considerado positivo.

Como fazer o diagnóstico de lúpus?

Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são:
  1. Exame físico.
  2. Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares.
  3. Hemograma completo.
  4. Radiografia do tórax.
  5. Biópsia renal.
  6. Exame de urina.

Você sabe o que é lúpus? Entenda causas, sintomas e tratamentos

18 questões relacionadas encontradas

O que pode ser confundido com lúpus?

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.

Como é a crise de lúpus?

Muitas pessoas se sentem muito cansadas ou têm dor, erupções na pele, febre, dor de estômago, dor de cabeça ou tonturas imediatamente antes de um surto. O paciente pode perceber que seus sintomas se intensificam depois da exposição ao sol ou depois de um longo dia de trabalho.

Quando desconfiar de lúpus?

O lúpus cutâneo fica restrito à pele. Os sintomas mais comuns são lesões avermelhadas, principalmente, nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, couro cabeludo, colo “V” do decote e nos braços). Em alguns casos, podem evoluir para o lúpus sistêmico.

Como descobrir se a pessoa tem lúpus?

Sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico
  1. Fraqueza;
  2. Febre e mal-estar frequente;
  3. Dores nas articulações;
  4. Rigidez muscular e inchaços;
  5. Vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz;
  6. Muita queda de cabelo.

Quando suspeitar de lúpus?

Pele: lesões, manchas vermelhas ou roxas, sensibilidade à luz. Articulações: dor, rigidez, inchaço. Rins: urina espumosa, inchaço das pernas, pressão alta. Coração: dor no peito, falta de ar, cansaço.

Onde dói quem tem lúpus?

As formas mais comuns são as dores de cabeça tensionais (relacionadas com o estresse físico ou mental). As pessoas com lúpus também podem sofrer enxaquecas que, em alguns casos, são muito intensas e podem indicar atividade do sistema nervoso central.

Onde dói lúpus?

– lesões de pele: as lesões mais características são lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz; – dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; – inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);

Quais os 4 tipos de lúpus?

EXISTEM QUATRO TIPOS DE LÚPUS BEM DEFINIDOS
  1. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) É o mais frequente entre os quatro tipos de lúpus. ...
  2. LÚPUS CUTÂNEO. ...
  3. LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS. ...
  4. LÚPUS NEONATAL.

Quem tem lúpus sente dor nas pernas?

Em pessoas com lúpus, a miosite é menos comum que a artrite, mas também pode ocorrer como parte da atividade da doença. As pessoas com miosite têm fraqueza e dor nos músculos dos braços, pescoço e pernas. A miosite também pode aparecer em uma doença “prima” do lúpus, conhecida como doença mista do tecido conjuntivo.

É possível ter lúpus e não ter sintomas?

Sim, o lúpus pode se manifestar de várias maneiras, muitos pacientes não apresentam qualquer tipo de mancha no rosto e têm lúpus.

O que uma pessoa com lúpus não pode fazer?

O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado; Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

O que leva uma pessoa a ter lúpus?

A causa do lúpus não é totalmente conhecida, mas pode estar associada a fatores ambientais, genéticos, hormonais e infecciosos. A exposição solar excessiva também parece desencadear a doença em pessoas com predisposição genética, além do uso de determinados medicamentos e infecções virais.

O que o lúpus causa na pele?

Um dos fatores desencadeantes de vermelhidão na pele mais importante é a exposição à luz solar. A radiação ultravioleta (UV) que provém do sol ou de outras fontes de luz, não somente favorece o surgimento de erupções na pele, mas também pode ativar surtos de lúpus e afetar outros órgãos.

Quais medicamentos podem causar lúpus?

Muitos fármacos já foram relacionados com a indução de lúpus eritematoso, nomeadamente a procainamida, hidralazina, terbinafina e inibidores da bomba de protões, embora este número tenha sido crescente, particularmente devido à utilização de agentes anti-TNFα no tratamento de doenças autoimunes.

Como saber se estou tendo uma crise de lúpus?

Sintomas do lúpus

Segundo a SBR, a dor nas articulações, com ou sem inchaço, acontece em cerca de 90% dos casos, principalmente nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés. A pele é atingida em 80% dos casos, sendo a mancha avermelhada no rosto o sintoma mais conhecido.

Quais os sintomas mais graves do lúpus?

Alguns dos sinais e sintomas iniciais mais frequentes são: inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.

Qual exame de sangue detecta doença autoimune?

O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).

Quantos anos vive com lúpus?

Hoje em dia com os tratamentos atuais a expectativa de vida dos pacientes com lúpus é igual a da população geral. Mantenha sempre o acompanhamento com seu médico para avaliações periódicas.

O que é lúpus emocional?

É o caso do lúpus, que atinge uma a cada 1.700 mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Com o estado emocional debilitado, os sinais da doença, como lesões na pele, feridas na boca, erupções cutâneas e fadiga tendem a aparecer ou se intensificar.

É possível ter uma vida normal com lúpus?

“Os pacientes com lúpus podem desenvolver arterosclerose, doença inflamatória que pode levar à obstrução das artérias e provocar doenças cardiovasculares”, explica Cristina Lanna. Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal.

Artigo anterior
O que é sinistro SUSEP?
Artigo seguinte
Qual é o agente causador da candidíase?