Que ela ou do que ela?

Perguntado por: Violeta Verónica Borges Paiva Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

Ele viaja mais do que ela./Ele viaja mais que ela. A locução «do que» só se torna a opção recomendável quando o segundo termo contém um verbo, como no seguinte exemplo: 4. Ela trabalha mais do que passeia.

Quando usar dela e de ela?

Quando falamos, tendemos a juntar a preposição "de" com os pronomes "ela" ou "ele". Entretanto, segundo as regras gramaticais, o termo que funciona como sujeito nunca deve ser preposicionado. Ex: Apesar de ela não ter estudado, foi bem na prova.

Quando usa que é do quê?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

O que se refere o termo ela?

Pronome pessoal correspondente à terceira pessoa do singular, usado para designar a pessoa ou aquilo de que se fala (ex.: ele já chegou; o responsável é ele; vou falar com ele). Feminino: ela |é|. Plural: eles |ê|, elas |é|. Feminino: ela |é|.

Tem coisa melhor que ou do que?

Melhor que e melhor do que estão corretas e são sinônimas. As duas formas existem e podem ser usadas. Melhor que e melhor do que têm o mesmo valor e podem ser usadas nos mesmos contextos.

Zé Neto e Cristiano - ELA E ELA - DVD Chaaama

24 questões relacionadas encontradas

Foi ela quem fez ou foi ela que fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Foi ela que ou foi ela quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Foi ele que fez ou quem fez?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

É maior que ou do que?

Actualmente devemos dizer assim: «A é maior do que B». Mas não devemos considerar erro de português dizer-se: «A é mais grande do que B».

É muito mais que ou do que?

Nas comparações, o do é facultativo. Você escolhe. A alternativa é acertar ou acertar: Bibi Ferreira brilhou mais que Marília Pera. Bibi Ferreira brilhou mais do que Marília Pera.

Que ele ou do que ele?

Ele viaja mais do que ela./Ele viaja mais que ela. A locução «do que» só se torna a opção recomendável quando o segundo termo contém um verbo, como no seguinte exemplo: 4. Ela trabalha mais do que passeia.

Qual a função do pronome isso?

Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala.

Que expressão o pronome ele retoma?

O pronome “ele” (l. 14) retoma o antecedente “semelhante recurso” (l. 13), que, por sua vez, remete à expressão “subjugação das tribos miaotse” (l. 11).

O que você acha que significa pronome?

O que é um pronome:

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

É de quê ou de que?

Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que». Por outro lado, «De quê vais falar?» significa, também, «De que assunto vais falar?» ou «Vais falar de que assunto?». De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.

Não tem de quê ou de que?

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Como usar dela?

Significado de Dela

contração Junção da preposição de e do pronome pessoal ela; indica ou substitui o pronome anteriormente mencionado: não gosto quando falam dele. Que se refere ou está na posse da pessoa com quem se fala: esta casa é sua ou dela? Etimologia (origem da palavra dela). Feminino de dele, de + ele.

Qual palavra pode substituir dela?

1 seu, dela, da senhora, de você, dele, do senhor, delas, de vocês, dos senhores, das senhoras, vosso, vossa, vossos, vossas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

É mais forte que eu ou do que eu?

‏‎Português com Pasquale‎‏

“Ela é mais forte do que eu” ou “Ela é mais forte que eu”?. Cara Laís, é rigorosamente indiferente usar “que” ou “do que” nesses casos. Qualquer das formas fecha corretamente a estrutura comparativa. Veja outros exemplos: “Ele dorme mais do que eu” ou “Ele dorme mais que eu”.

O que é o grau comparativo de superioridade?

* Há formas sintéticas para o grau comparativo de superioridade no que se refere aos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”, as quais são representadas por “melhor”, “pior”, “maior” e “menor”. Exemplos: Este procedimento é melhor (do) que o outro. Meu desempenho foi pior (do) que o seu.

Que fez ou quem fez?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Qual a diferença entre Foi e fui?

Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.

Artigo anterior
Quais são os recursos naturais mais utilizados no Brasil?
Artigo seguinte
O que fazer em Saint Moritz no inverno?